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NOVA RAM 1500 É APRESENTADA

MOTOR HEMI V-8 DE 5,7 LITROS E 400 cv LEVA A PICAPE DE 0-100 km/h EM 6,4 SEGUNDOS

identicon por Gerson Borini
11/12/2020
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação FCA

Fotos: divulgação FCA





Em mais uma sessão on-line através do canal do YouTube, a FCA apresentou a nova Ram 1500 Rebel. Chega para ser a primeira picape premium no Brasil, e será também a picape mais potente e mais rápida vendida por aqui, com a vantagem de poder ser conduzida por motoristas portadores da CNH categoria B. Importado da fábrica da FCA em Sterling Heights no estado de Michigan, EUA, a pré-venda das primeiras 100 unidades iniciou-se neste 10 de dezembro e preço público sugerido a partir de R$ 399.990 (ver detalhe no final).

O conteúdo tecnológico também é destaque pois além de ter um pacote dos mais recheados, traz opções que até o momento não haviam sido oferecidos em picapes no mercado local. O mesmo pode ser visto pelo lado segurança, onde vários avanços da indústria automobilística mundial estão presentes na nova Ram 1500 Rebel.

Além da boa altura de rodagem, nota-se o compartimento de carga na lateral da caçamba e a tampa da caçamba com divisão assimétrica

Embaixo do capô encontra-se o motor HEMI V-8 de 5,7 litros a gasolina que entrega 400 cv de potência máxima e 56,7 m·kgf de torque máximo, capaz de acelerar a grande de 2,5 toneladas de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Incorpora o sistema de desativação automática de 4 cilindros para reduzir consumo. O câmbio automático epicíclico de 8 marchas TorqueFlite tem sistema de gerenciamento eletrônico de última geração com mais de 40 mapas para otimizar as trocas de marcha de acordo com a necessidade momentânea de condução.

 

O sistema de tração é dotado da caixa de transferência da BorgWarner tendo os modos 4×2, 4×4 normal e 4×4 reduzida. Tanto a tração quanto o câmbio são comandados eletronicamente através do acionamento no painel ao lado da central multimídia, sendo o do câmbio um seletor rotativo. Tudo isso se traduz em uma capacidade de tração de até 5.062 kg, a segunda maior no Brasil, ficando atrás apenas da Ram 2500 com capacidade de 7.861 kg. A carga útil é de 610 kg.

Não foi informado consumo de combustível na apresentação, mas dados oficiais divulgado pela FCA informam cidade 5,3 km/l, estrada, 6,6 km/l. O tanque é de 87 litros.

 

Já que estamos falando de picape, a caçamba tem que ser um ponto de atenção redobrada nas avaliações, e pelo que foi apresentado, a inovação começa pela tampa da caçamba em alumínio. É possível abri-la de duas maneiras, tanto para os lados, pois é assimetricamente dividida (lado esquerdo é maior que o direito), quanto ter a abertura convencional para baixo com amortecimento e auxílio na subida. Isso mesmo, as duas opções na mesma tampa, combinação da solução aplicada na Toro com a comumente utilizada nas picapes.

 

Quanto à sua capacidade para o fora-de-estrada, somente quando o nosso editor de 4×4, Luís Fernando Carqueijo, conseguir nos levar a lugares inóspitos poderemos atestar sua virtude off-road. A picape vem equipada com controle de descida, suspensão elevada em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio, pneus de uso misto Falken 275/65R18, e os afamados amortecedores especiais Bilstein com reservatório remoto, que associados à suspensão traseira por eixo rígido com molas helicoidais com braços de controle de localização, não deve passar vergonha nas trilhas.

Nas paredes da caçamba foram alojados compartimentos com capacidade de até 103,4 litros de volume de cada lado, com abertura para o lado externo. Dentro desses compartimentos há iluminação e no lado esquerdo, tomada de 115 volts.

Caixa localizada na lateral da caçamba, com iluminação, é muito útil para pequenos objetos, e tem tomada de 115 V

Em termos de materiais nobres a Ram 1500 Rebel destaca-se por utilizar um chassi construído em 98% por aços de alta resistência. Já na cabine e caçamba a porcentagem é de 54%. Vários componentes foram convertidos para alumínio, como capô, tampa da caçamba, suportes do motor, seção central do eixo dianteiro e braços da suspensão dianteira e de direção.

Interior é bem sofisticado e fica bem iluminado com o teto solar panorâmico; interior com detalhes em vermelho é uma opção

O interior é luxuoso, confortável e espaçoso. O teto solar panorâmico é exclusividade na categoria. Os bancos, painéis de porta e painel de instrumentos tem revestimento em couro com costuras aparentes, formando bonito desenho. Todos os bancos e o volante são dotados de aquecimento, item praticamente dispensável para um país tropical. Gostei da opção de regulagem elétrica da distância dos pedais, pois ajuda muito a encontrar a melhor posição de dirigir.

 

Para acomodar melhor os passageiros do banco traseiro o assoalho é plano e a criatividade dos engenheiros da FCA posicionou dois porta-objetos com tampa no assoalho. A FCA anuncia que a cabine possui um total de 150 litros de porta-objetos em seu interior, e até um laptop de 15” pode ser acomodado dentro do console central dianteiro. Um show de versatilidade complementado por 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido.

Em termos de segurança ativa e passiva, a Ram 1500 Rebel conta com seis bolsas de ar infláveis (frontal, lateral e cortina), assistente de partida em aclives, controle de estabilidade e tração, freio a disco nas quatro rodas (dianteiros Ø 378 mm e traseiros, Ø 376 mm) com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem.

Frente da picape será inconfundível pelo espelho retrovisor

Para conforto e auxílio ao motorista a picape está equipada com sistema semiautônomo de estacionamento, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e animais, assistente de permanência em faixa e controle de oscilação de reboque.

Isso é uma picape ou um avião? Tudo fica à frente e com fácil acesso

A tecnologia e conectividade está presente na central multimídia UCONNECT de 12” instalada verticalmente no centro do painel que possui navegação por GPS embutida, sistema de som premium da Harman Kadron, câmera 360 graus, comando do ar-condicionado de duas zonas, compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay, porém não ficou claro se a conexão é através de cabo. O carregamento de celular por indução está disponível, o que justificaria ter a conexão sem fio. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico. E a lista se completa com toda iluminação externa utilizando tecnologia de LED, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial, tela TFT de 7” no quadro de instrumentos, head-up display (dados projetados no para-brisa), entre outros, que segundo a FCA passam de 100 itens disponíveis. A conferir!

 

Externamente não tem muito a ser descrito, apenas olhar as fotos e saborear-se com a beleza da picape que chega ao nosso mercado. São cinco opções de cor: branco Bright, cinza Maximum Steel, prata Billet, preto Diamond e vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto.

Se o preço da picape não cabe no bolso de qualquer um, o tamanho da picape, 5.929 mm de comprimento e 2.084 mm de largura, também trará limitações para estacionar nas vagas cada dia mais apertadas de condomínios e centros comerciais. Os 3.568 mm de entre-eixos não ajudam muito na hora das manobras: 14,1 m de diâmetro mínimo de curva. Mas certamente trará alegria àqueles que adotam o estilo picapeiro premium para se locomover.

Preços

Nível 1 – Assistente de estacionamento, frenagem autônoma de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, sistema de som com 9 alto-falantes e rodas 18″ em prata acetinado – R$ 399.990

Nível 2 – Tampa traseira bipartida, retrovisor digital, sistema de som premium com cancelamento de ruídos, head-up display, rodas 18″ em preto – R$ 419.990.

GB

(Atualizada em 11/12/20 às 12h30, correção da carga útil, o correto é 1.053 kg)
(Atualizada em 11/12/20 às 13h15 correção do tipo de molas traseiras, que é helicoidal)
(Atualizada em 11/12/20 às 20h20, correção da carga útil, era 1.053 kg, o correto é 610 kg)
(Atualizada em 11/12/20 às 20h20, consumo de combustível urbano era 8,5 km/l e rodoviário 9,3 km/l, o correto é 5,3 e 6,6 km/l, respectivamente)

 

 







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Foto: youtube.com

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