• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

SITUAÇÃO PREJUDICA O AUTOMOBILISMO REGIONAL E CONTRATO AFETA ATÉ PROVAS INTERNACIONAIS

identicon por Wagner Gonzalez
19/01/2021
em Conversa de Pista, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto: McLaren

Foto: McLaren







Tal qual o calendário 2021 da F-1, a etapa brasileira do campeonato mundial da categoria ocupará tris meses e meio do calendário oficial do Autódromo de Interlagos e continua ganhando ares conturbados. Após o vereador Rubinho Nunes (Patriotas) questionar o contrato firmado entre a empresa MC Brazil Motorsport Holding Ltda, vazou a informação de que provas de caráter internacional com mais de cinco pilotos estrangeiros só poderão ser realizadas em Interlagos (foto de abertura)  com anuência dessa empresa. Em princípio, isso afeta o ainda inédito TCR South America, campeonato de carros de turismo que deverá ter uma de suas três etapas brasileiras no circuito paulistano.

A renovação do acordo entre a prefeitura de São Paulo, a Liberty Media e a MC Brazil Motorsport segue o formato aplicado nas negociações que garantem a realização de Grandes Prêmios de Fórmula 1 ao redor do mundo. É certo que o contrato com cada país tem variantes cabíveis a cada caso: é difícil imaginar que as a autorização para realizar corridas internacionais proposta para Interlagos seja exigida no acordo que garante o GP da Grã-Bretanha, em Silverstone. No que toca ao Brasil o tema não é novidade: quando a F-Indy experimentou um dos seus períodos de expansão mais duradouros, as tentativas de realizar uma etapa em Interlagos foram aniquiladas.

O que torna o tema mais intrigante e aberto a conjecturas das mais diversas são as cláusulas contratuais que exigem segredo em torno desses contratos: afinal, trata-se de negócios envolvendo altas somas, interesses políticos e uma boa dose de decisões pouco claras. Uma dessas decisões é o tempo que o autódromo de Interlagos fica fechado para receber adequações e reformas para receber a F-1: de acordo com a edição de 10/12/2020 do Diário Oficial do Município, o autódromo está reservado à F-1 dos dias 25 de agosto a 14 de dezembro, algo incongruente com o que acontece em outras pistas. Nesse período está incluída a realização do Festival Lollapalooza (25/8 a 22/9) e um de quatro “eventos estratégicos”, no caso para os dias 17, 18 e 19 de dezembro.

Certamente tal cronograma leva em consideração a tradição brasileira de tratar obras públicas com descaso e a prática de superfaturamento que explora soluções raramente adequadas e apropriadas para o fim a que se destinam, caso do encurtamento do traçado paulistano e as instalações do paddock. Evidente que serviços de manutenção são necessários e incluem pequenas obras, porém é difícil encontrar um autódromo que foi tão reformado quanto Interlagos e continua apresentando soluções longe do que seria ideal para o fim a que se destina. Pior: em nenhum outro a sua finalidade principal — uso por atividades de esporte a motor — é tão cerceada.

Contratações na F-1

Dinamarquês Frederik Vesti é nova aposta da academia de pilotos da Mercedes (Foto: Prema)

No plano internacional, a FIA anunciou a contratação de Tim Goss, ex-diretor técnico da McLaren, para trabalhar na elaboração e refinamento do regulamento técnico que entrará em vigor em 2022. Em paralelo, a Mercedes anunciou a inclusão do dinamarquês Frederik Vesti para sua academia de pilotos e a Williams confirmou o israelense Roy Nissany no posto de piloto de testes; Nissany também já foi escalado para participar de um dia dos três que compõem o período de testes de pré-temporada.

Roy Nissany continua como piloto de testes da Williams por mais uma temporada (Williams

WG

A coluna “”Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor

 

 

Siga-nos no Instagram

 







Tags: Autódromo de InterlagosCampeonato Mundial de F-1Frederik VestiGP de São PauloRoy NissanyTim Gloss
Próximo
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17