• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Análises

GOSTO ALEMÃO

identicon por Carlos Meccia
09/01/2021
em Análises, Casos, Clássicos, CM, História, Opinião, Tecnologia
Imagem: uol.com.br

Imagem: uol.com.br





Foi num fim de semana, nos idos de 1974, que fomos passar na praia, em Bertioga, litoral sul de São Paulo, e ficamos hospedados no Hotel Balsa, que eu não sei se ainda existe, ao lado do Sesc. Viajamos no nosso Corcel laranja Mandarim, todo pomposo, ainda com cheiro de carro novo.

Forte São João na praia de Bertioga

A Bete, minha esposa, adorava o Corcel, bonito, econômico, com boa dirigibilidade e excelente dinâmica das suspensões em conforto e estabilidade. A queixa era a posição de dirigir muito baixa, prejudicando a visão frontal. Baixinha, ela ficava afundada no banco que, na época, não tinha regulagem de altura.

Corcel 1973 propaganda da época

E foi quando aconteceu um amor à primeira vista: um casal chegou para se hospedar no hotel com um Brasília vermelho, que chamou a atenção da Bete. Ficava me perguntando, você viu que carro pequeno lindinho? E eu respondia, é Volkswagen, projetado e construído no Brasil, na fábrica em São Bernardo do Campo.

Com grande área envidraçada e bancos mais altos, permitia acomodar a Bete com todo conforto em sua posição de dirigir. Encurtando a história, a Bete se tornou proprietária de um Brasília azul comprado na tradicional revenda VW Marcas Famosas. Lembro-me que o modelo já incorporava a dupla carburação como item opcional, resultando em bom desempenho no tráfego urbano de São Paulo.

O Brasília, projeto de Márcio Piancastelli, já falecido, mostra claramente a alma do artista em suas linhas absolutas.

E não ficou por aí. O gosto alemão da Bete nos fez conviver com outros dois Brasílias, um verde Pampa e outro, marrom Saveiro, este último com interior monocromático, modelo 1979. Na realidade os veículos VW eram simples de manutenção e duráveis também, mantendo bom valor de revenda, o que ajudava nos negócios, mantendo as finanças equilibradas.

O último gosto alemão da Bete foi um VW Voyage 1982 azul marinho, que substituiu o Brasília guerreiro.  Na realidade o Voyage podia ser considerado um Audi com emblema Volkswagen. Sendo sincero, este veículo fez meu coração oval ficar mais arredondado.

Voyage marcou época (Foto: divulgação VW)

Como eu trabalhava na Ford e utilizava veículos da marca, não me importava em dividir a garagem. Minha vida de engenheiro era facilitada por ter veículos  Ford disponíveis por uma noite e nos fins de semana, parte do meu trabalho de análise e identificação de problemas incluindo os de qualidade e potenciais defeitos de campo.

E em 1984 a Ford lançou no Brasil o Escort, produto mundial de primeira linha, marcando o início de um sistema veicular, moderno e eficiente, levando em conta a resistência ao ar, a economia de combustível, a segurança e a estabilidade direcional.

Linda propaganda do Escort

E a Bete voltou para o Oval Azul, dirigindo um Escort Ghia novinho em folha, equipado com faróis de longo alcance e rodas trevo do Escort XR3. Fiquei feliz que o Oval se manteve durante bons anos na garagem de nossa casa, sem concorrência.

Mas, como tudo que é bom dura pouco, chegou um novo concorrente para o Oval, um Renault Twingo modelo 1994, francês de boa cepa, que caiu no gosto da Bete e, por tabela, da nossa única filha Adriana.  E nossa garagem voltou a dividir espaço com a concorrência, com este francês de qualidade, que conservo até hoje, original de fabrica, pintura, estofamento e mecânica, impecáveis.

Aqui entre nós, quem projetou o Twingo esqueceu a fórmula ou, no caso, a Anne Asensio, que deixou a Renault e foi para a GM. O Twingo nasceu muito além de seu tempo, em 1993, e ainda é atual.

Detalhe do Twingo da Bete

 

Renault Twingo, imagem de boas recordações

Conservo o “meu pequeno Twingo” como homenagem à minha querida esposa Bete que certamente está em companhia dos anjos no Céu.

CM







Próximo
Foto: m.youtube.com

DEZ “MÁGICAS” NO AUTOMÓVEL DEVIDAMENTE ESCLARECIDAS...

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17