Em sua segunda geração o GLA 200 chega renovado trazendo um desenho mais esportivo e ampliando o espaço interno. O modelo será comercializado apenas na versão AMG Line, que não traz a mecânica apimentada que a conhecida sigla sugere, mas brinda o suve com detalhes especialmente preparados pelos designers da marca alemã.
Esta versão já está disponível nas concessionárias por R$ 325.900.
O modelo está maior em altura, largura e entre-eixos, gerando um maior espaço interno para os ocupantes. A iluminação é totalmente em LED na dianteira e na traseira, sendo esta última com divisão em duas partes. As rodas de 20” têm desenho exclusivo da AMG e acomodam pneus 235/45R20.
Motor 4-cilindros turbocarregado a gasolina montado transversalmente tem 1,3-l de cilindrada, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável, bloco e cabeçote em alumínio, entrega 163 cv a 5.500 rpm e 25 m·kgf de torque máximo entre 1.620 e 4.000 rpm. Acoplado ao câmbio robotizado de dupla embreagem de 7 marchas, deixa o suve com saúde para acelerar os 1.485 kg de peso em ordem de marcha de 0-100 km/h em 8,7 segundos, e atingir a velocidade máxima de 210 km/h.
O consumo de combustível não foi declarado pelo fabricante nesta sessão online, porém com o recurso de desativação de dois cilindros deste motor de injeção direta deve surpreender, principalmente no uso rodoviário, onde o sistema é mais vantajoso.
Espaço e conforto interno parece generoso e vem acompanhado de boa capacidade do porta-malas que pode variar de 435 litros, com todos os bancos em sua posição normal, até 1.430 litros com os encostos dos bancos traseiros totalmente rebatidos.
O pacote tecnológico é bem recheado e favorecido por toda eletrônica embarcada de sensores e radares. O quadro de instrumento segue o padrão MBUX — Mercedes-Benz User Experience já visto em outros modelos da linha. Tem várias opções de configuração para agradar a todo tipo de motorista.
A central multimídia de 12,5” está posicionada ao centro e a tela é uma continuidade do MBUX, permitindo espelhamento de celulares através de Android Auto e Apple CarPlay, porém não ficou claro se é necessário cabo, visto que o veículo vem equipado com carregador de celular por indução (sem fio).
Dentre os sistemas de auxílio ao motorista apresentado pode-se destacar o assistente ativo de estacionamento, monitoramento de pressão dos pneus, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, assistente de permanência em faixa e configuração dos parâmetros de condução (direção, motor e câmbio), além do alerta de ponto cego nos retrovisores externos. O assistente ativo de distância detecta tráfego parado à frente e permite a parada total do veículo. O assistente de frenagem evita colisão ou diminui os danos, tendo a capacidade de detectar pedestres e ciclistas.
Novidade é o assistente de desembarque, que ao estacionar mantem os radares e sensores ativos e emite alerta sonoro e visual se algum veículo estiver em trajetória de risco ao ocupante que desembarca
O conforto interno é complementado pelo acesso com chave presencial que permite abrir o porta-malas através de movimento dos pés sob o para-choque traseiro, câmera de ré, bancos dianteiros revestidos em couro e com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital e automático com duas zonas de conforto.
Curiosidade é a função lava-rápido, onde o carro é preparado para utilização em sistemas automáticos de lavagem. Os espelhos retrovisores são rebatidos, as janelas e teto solar são fechados, o sensor de chuva fica inoperante, os alertas de estacionamento são desativados e o sistema de climatização da cabine é comutado para recirculação de ar. Após 8 segundos a imagem frontal da câmera é ativada para auxiliar o motorista dirigir no lava-rápido. Essas funções são desativadas automaticamente ao atingir 20 km/h.
O segmento de suves no Brasil e no mundo segue crescendo. Em 2020 a Mercedes-Benz reporta 40% de suas vendas nesse segmento. Com o novo GLA 200 AMG Line a marca passa a ter a maior linha de suve premium no mercado brasileiro, totalizando oito modelos (GLB, GLC, GLC Coupé, GLE, GLE Coupé, GLS e G). É um abecedário completo de G´s.
GB
FICHA TÉCNICA MERCEDES-BENZ GLA 200 AMG LINE | ||
MOTOR | ||
Designação | M282 | |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase admissão e escapamento, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção direta, gasolina | |
Diâmetro x curso (mm) | 72,2 x 81,4 | |
Cilindrada (cm³) | 1.332 | |
Taxa de compressão (:1) | n.d. | |
Potência máxima (cv/rpm) | 163/5.500 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 25/1.620-4.000 | |
Comprimento da biela (mm( | n.d. | |
Relação r/l | n.d. | |
TRANSMISSÃO | ||
Câmbio | Transeixo dianteiro, câmbio robotizado de 7 marchas a frente e ré, dupla embreagem em banho de óleo, tração dianteira | |
Relações das marchas (:1) | n.d. | |
Relações de diferencial (:1) | n.d. | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, duplo braço sobreposto, mola helicoidal, amortecedores pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e barra antirrolagem | |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado com batente de suspensão em poliuretano e barra antirrolagem | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,8 | |
Relação de direção média (:1) | n.d. | |
N° de voltas entre batentes | n.d. | |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo, com bomba de vácuo auxiliar | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d.. | |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. | |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio | |
Pneus | 235/45R20 | |
Estepe | n.d. | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.485 | |
Carga máxima | n.d. | |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d. | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 | |
Área frontal (calculada, m²) | 2,36 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,66 | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.410 | |
Largura sem/com espelhos | 1.834/2.020 | |
Altura | 1.611 | |
Distância entre eixos | 2.729 | |
Bitola dianteira/traseira | n.d. | |
Distância mínima do solo | n.d. | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 435-1.430 | |
Tanque de combustível | 45 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s) | 8,7 | |
Velocidade máxima (km/h) | 210 | |
CONSUMO INMETRO/PBEV | ||
Cidade (km/l) | n.d. | |
Estrada (km/l) | n.d. | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª (km/h) | n.d. | |
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) | n.d. | |
Rotação à vel. máxima (rpm) | n.d. | |
GARANTIA | ||
Garantia total (tempo) | Três anos |
EQUIPAMENTOS MERCEDES-BENZ GLA 200 AMG LINE |
INTERIOR – CONFORTO / COMODIDADE |
Ar-condicionado de duas zonas |
Assistente de saída em aclives |
Bancos dianteiros com 6 ajustes elétricos |
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção |
Carregador de celular compatível por indução |
Chave com controle remoto de abertura/fechamento sem chave das portas e porta-malas |
Computador de bordo |
Controle adaptativo de velocidade de cruzeiro |
Controle elétrico de vidros um-toque para baixar e subir com antiesmagamento |
Direção eletroassistida |
Entrada USB na primeira e segunda fileiras |
Faróis com acendimento automático por sensor crepuscular |
Modo de condução SPORT, COMFORT e ECO |
Multimídia 10,25″ com espelhamento Android Apple CarPlay |
Pacote AMG Line (pedais cromados, molduras em fibra de carbono, volante com base achatada e tapetes AMG) |
Painel de instrumentos LCD |
Partida do motor por botão |
Porta-copos na porta |
Porta-óculos |
Rebatimento elétrico dos retrovisores externos |
Retrovisores com controle interno elétrico |
Saída de ar-condicionado para segunda fileira |
Segunda fileira de bancos 60:40 rebatíveis |
Segunda fileira de bancos com apoio de braço |
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro |
Teto solar panorâmico |
Volante multifuncional revestido em couro multifuncional, ajuste manual altura e distância |
INTERIOR – BANCOS |
Acabamento interior na cor preta |
Bancos em couro |
Console central frontal com descansa-braço |
Para-sol com espelho para motorista e passageiro dianteiro |
EXTERIOR |
Antena tubarão |
Faróis de LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) em LED |
Pacote AMG Line |
Rack no teto |
Rodas de liga leve 20″ |
Saídas de escapamento cromadas |
ITENS DE SEGURANÇA |
ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem |
Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave |
Alças de teto na primeira e segunda fileira de bancos |
Assistente de desembarque |
Assistente de permanência em faixa |
Assistente de ponto cego |
Assistente ativo de distância |
Assistente ativo de estacionamento |
Auxílio de manobra evasiva |
Aviso de cinto desatado (motorista e passageiro dianteiro) |
Aviso sonoro para excesso de velocidade, ajustável manualmente |
Bolsas infláveis frontais laterais e de cortina |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Frenagem autônoma de emergência |
Função acionamento automático dos freios nas paradas |
Imobilizador de motor |
Limpador de para-brisa automático (sensor de chuva) |
Monitor de ponto cego |
Sistema de monitoramento de pressão nos pneus com leitura das pressões |
Travas de segurança para crianças nas portas traseiras |