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Home GB

COROLLA CROSS, O NOVISSIMO SUVE MÉDIO DA TOYOTA

AGRADOU NAS PRIMEIRAS IMPRESSÕES AO DIRIGIR, MOSTRANDO QUE CHEGA COM VONTADE DE CONQUISTAR O MERCADO

identicon por Gerson Borini
11/03/2021
em GB, Lançamentos
Foto de abertura: divulgalção Toyota; demais fotos: autor, exceto quando especificado

Foto de abertura: divulgalção Toyota; demais fotos: autor, exceto quando especificado





Toyota apresenta o suve derivado do sedã médio mais vendido no Brasil, e para isso manteve o nome Corolla e adicionou o sobrenome Cross. Não espere um suve com capacidade fora de estrada como o sufixo sugere, para isso a Toyota tem o RAV4 (importado do Japão) e SW4 (importado da Argentina). A Toyota define o seu novo modelo como urbano e robusto, e na primeira olhada parece maior que o sedã, mas não é. O comprimento total é 4.460 mm contra 4.630 mm do sedã.

Comparativo com as linhas externas do Corolla sedã (Foto: capturada da apresentação online)

Utilizando a mesma plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) do sedã, tem o entre-eixos encurtado para 2.640 mm, contra 2.700 mm, e utiliza suspensão traseira com eixo de torção, enquanto o sedã adotou a configuração de multibraço em 2020. A impressão de maior tamanho e robustez vem da maior largura total (1.825 mm contra 1.780 mm do sedã) e dos para-lamas dianteiros e traseiros alargados E obviamente no crescimento na altura, pois são 1.620 mm contra 1.455 mm. Curiosamente o peso em ordem de marcha do novo suve é similar ao sedã, variando de 1.400 kg a 1.450 kg, dependendo da configuração.

Segundo os engenheiros da Toyota, a opção por suspensão traseira com eixo de torção foi para favorecer maior volume de bagagem no porta-malas. Com isso o volume atingido é de 440 litros, com 450 kg de carga útil. O novo Corolla Cross ainda tem capacidade de 400 kg de reboque sem freio ou 700 kg em dispositivos com freio.

Estepe do tipo temporário está abaixo do tampão do porta-malas; encosto dos bancos bipartidos têm proporção 60:40

Perfil do consumidor e versões

Com este novo produto a Toyota pretende atingir os consumidores de perfil familiar, 55% homens e 45% mulheres, com mais de 30 anos de idade e que busquem conforto e qualidade, e estão dentro do perfil de pessoas bem informadas.

São quatro versões que começam a ser comercializadas dia 25 de próximo. São duas com motorização flex e duas com propulsão hibrida (flex + elétrica), todas com câmbio automático. São as mesmas motorizações disponíveis no sedã, porém com nomenclatura diferenciada.

A esquerda a versão XRX Hybrid e a direita, o XRE a combustão

XR é a nova designação que faz alusão a X = cross (cruzamento), e R de recreacional, que é o propósito principal da criação dos suves.

XR por R$ 139.990 é a versão de entrada com motor flex 2,0 Dynamic Force e câmbio automático Direct Shift CVT de 10 marchas, sete bolsas infláveis, rodas de 17”, ar-condicionado digital, sensor de estacionamento traseiro, barras longitudinais no teto, farol de neblina em LED, multimídia de 8”, alarme, retrovisor com rebatimento elétrico e saída de ar climatizado e porta USB para o banco traseiro.

XRE por R$ 149.990 é a versão mais completa com motor flex e tem adicionalmente: rodas de 18”, bancos de couro com descansa-braço na traseira, chave presencial com partida por botão, controle de velocidade de cruzeiro, borboletas atrás do volante para troca de marcha, faróis em LED e sensor de chuva.

XRV Hybrid por R$ 172.990 traz o motor 1.8-l flex de 101 cv acoplado ao motor elétrico de 72 cv, e adicionalmente ao conteúdo das versões flex traz: Toyota Safety Sense, que consiste de alerta de ponto cego nos retrovisores, alerta de tráfego traseiro transversal, sensor de obstáculos dianteiro e molduras cromadas nas janelas.

XRX Hybrid por R$ 179.990 é o topo de toda gama e adicionalmente traz: ar condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajuste elétrico, teto solar, roda 18” com desenho exclusivo e interior na cor bege.

Posicionamento de versões e preços (Foto: capturada da apresentação online)

Com sete cores disponíveis, a Toyota projeta vender 3.500 unidades por mês no Brasil sendo 70% com motorização flex e 30% hibrida, distribuídos em 5% no XR, 65% no XRE, 5% no XRV e 25% de XRX. Desde a fábrica em Sorocaba, SP o modelo será exportado para 22 países da América Latina, com volume inicial para exportação de 14 mil unidades este ano. A conferir!

Sete cores disponíveis e saindo do branco, preto e prata – Foto: capturada da apresentação online

E para celebrar este importante lançamento há uma edição limitada a 1.200 unidades chamada “Special Edition”, baseada no topo de gama XRX Hybrid com adicional de R$ 3.900, e será acrescida de soleira nas portas, tapete bandeja no porta-malas, estribo lateral e carregador de celular por indução (sem fio), equipamentos que fazem parte da extensa lista de acessórios apresentados juntamente com o novo modelo.

Nota-se o maior número de frisos cromados na versão XRX Hybrid à direita na foto

O sistema Toyota Safety Sense presente nas versões híbridas é composto de farol alto automático, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. assistente pré-colisão com detecção de pedestres e ciclistas, e assistente de permanência em faixa, que além de alertar faz pequenas correções.

 

Motorizações idênticas ao sedã

O motor Dynamic Force 2,0 flex de quatro cilindros em linha, 16 válvulas com duplo comando de válvulas acionado por corrente e variação de tempo de abertura na admissão produz 169/177 cv a 6.600 e o torque máximo de 21,4 m·kgf é obtido a 4.400 rpm.

Falta cobertura plástica do motor para dar maior beleza e diminuir o nível de ruído interno

O câmbio direct shift CVT de 10 marchas incorpora o recurso de par de engrenagens para a 1ª marcha, permitindo arrancadas mais eficientes. E as borboletas atrás do volante na versão XRE deixam o motorista com domínio do câmbio no modo manual.

As primeiras impressões ao dirigir dentro da pista de teste da fábrica da Toyota em Sorocaba, SP, onde o suve já está sendo produzido, mostraram uma boa aceleração. Calculo algo em torno de 10 segundos (a Toyota não informa dados de desempenho), e o nível de ruído geral também é bom. Somente acima de 5.000 rpm nota-se um aumento do ruído de motor para dentro da cabine, mas não chega a ser incômodo.

O desempenho da versão XRE é mais empolgante que no XRX Hybrid

O que me incomodou foi ver o arranjo do compartimento do motor. Fica clara a falta da capa do motor para redução de custo do projeto, visto que os pontos de fixação na tampa de válvulas estão ali. Talvez a adoção da capa com revestimento acústico pudesse minimizar o ruído em altas rotações. A versão XRE vem desprovida de revestimento fonoabsorvente no interior do capô do motor, o que poderia contribuir nessa resposta acústica, e só foi visto no XRX Hybrid.

A versão híbrida traz o motor flex a combustão com ciclo Atkinson de quatro cilindros e 1,8-l, 16 válvulas que entrega 98/101 cv a 5.200 rpm e 14,5 m·kgf de torque máximo a 3.600 rpm. Esse motor está associado a dois motores-geradores elétricos (MG1 e MG2) que produzem a potência de 72 cv e 16,6 m·kgf de torque. Sabemos que a potência total não é a soma dos motores, e sim uma combinação de torque e potência que depende do gerenciamento do funcionamento, que neste caso está em torno de 122 cv e 16,6 m·kgf (similar ao dado divulgado para o Corolla sedã).

Cofre do motor do XRX Hybrid também requer mais atenção ao visual

A aceleração do Corolla Cross hibrido não é tão vigorosa quanto a da versão flex, assim como já observado no sedã híbrido, mas a retomada de velocidade e aquelas acelerações curtas em percursos urbanos, deixam o carro mais esperto. Estimo que o 0-100 km/h desta versão não esteja abaixo de 12 segundos, mas essa pseudolerdeza é recompensada pelo menor ruído a bordo e pelo menor consumo de combustível.

A Toyota homologou junto ao Inmetro consumo de 11,5/8,0 km/l no ciclo urbano e 12,8/9,0 km/l no rodoviário para a versão flex, enquanto o hibrido está homologado em 17,0/11,8 km/l na cidade e 13,9/9,6 em estrada. Na rápida avaliação não foi possível comprovar esses números, que certamente serão confirmados quando tivermos o carro para o teste padrão AE.

Assim como temos visto em vários veículos, o tanque de combustível do Corolla Cross tem capacidade limitada de 47 litros nas versões flex e 36 litros na híbrida. Essa limitação normalmente acontece para manter o veículo dentro de uma classe de massa menor para testes de emissões. E no caso da versão híbrida tem que haver espaço para acomodar a bateria de níquel-metal hidreto (Ni-MH) sob o assento do banco traseiro, dividindo assim o espaço com o tanque de combustível.

Bateria está posicionada sob o assento do banco traseiro (Foto: capturada da apresentação online)

A versão híbrida permite apenas alguns quilômetros em modo totalmente elétrico, e dependendo da carga do pedal do acelerador o motor a combustão é acionado instantaneamente. E esta versão tem a desvantagem de não permitir o carregamento da bateria através de carregadores externos, ou seja, não é plug-in. Enquanto a garantia do veículo é de 5 anos sem limite de quilometragem, para os componentes do sistema híbrido a garantia é estendida para 8 anos, também sem limite de quilometragem para pessoas físicas e com limite de 100 mil km para pessoas jurídicas.

Na vista lateral os para-lamas protuberantes já chamam atenção

Desenho externo

Como todo suve médio, o Corolla Cross será outro que irá chamar muita atenção por onde passar, primeiramente por sua grande dianteira em formato trapezoidal. A versão híbrida é diferenciada pela moldura cromada e o emblema-logotipo Toyota com moldura azul. Na versão a combustão a grade se destaca pelo preto brilhante. Os faróis halógenos na versão de entrada e a LED nas demais complementam o desenho frontal, com faróis de neblina em LED para todos.

Molduras nas caixas de roda e para-choque em duas cores deram maior destaque as linhas do carro

Na vista lateral o destaque fica para os volumes proeminentes dos para-lamas e a moldura plástica que acompanha todo bordo inferior, inclusive circundando as caixas de rodas. Apenas a versão XRX híbrida apresenta moldura cromada nos vidros laterais, e todos utilizam maçanetas na cor da carroceria. As barras longitudinais no teto elevam o perfil do veículo.

Lanterna envolvente acentua o tamanho do suve

As lanternas traseiras são envolventes e possuem segundo elemento funcional na tampa do porta-malas. Um defletor superior alonga o teto e os vincos no para-choque traseiro bicolor realçam a aparência robusta do carro.

Todas as versões são equipadas com rodas de liga leve, sendo a XR com 17” com acabamento prata e pneus 215/60R17 e nas demais 18” com acabamento cinza escuro e diamantada com pneus 225/50R18. Apenas a versão XRX Hybrid tem acabamento em preto e diamantada.

 

Interior espaçoso

O desenho e acabamento é muito similar ao sedã com linhas horizontais e central multimídia Toyota Play de 8” em montagem flutuante no centro do painel. Logo abaixo encontra-se o controle do ar-condicionado digital com o benefício da saída de ar climatizado para a traseira através da extensão do console central em todas as versões. Apenas no XRX Hybrid tem opção de duas zonas de ajuste de temperatura.

 

No console central há espaço para carregador de celular por indução (sem fio), mas esse é um dos 37 itens de acessórios anunciados pela Toyota, não sendo fornecido como equipamento de série em nenhuma versão.

Entre as versões com motor a combustão e híbrida há diferenças no quadro de instrumentos e na alavanca de câmbio, com o atrativo da versão XRE em trazer as borboletas atrás do volante para troca de marchas em modo manual. O volante é revestido em couro e tem ótima empunhadura, assim como permite ajuste de altura e distância, facilitando a leitura dos instrumentos e ajudando a encontrar a melhor posição de dirigir.

Facilidade de visualizar o quadro de instrumentos e leitura facilitada pelo localização tradicional do conta-giros à esquerda

Nestes primeiros quilômetros com o carro foi possível notar o bom conforto dos bancos dianteiros, assim como bom espaço para as pernas e cabeça no banco traseiro. Não acredito que cause qualquer desconforto em viagens mais longas.

 

Gostei da facilidade de entrar e sair no veículo, tanto na dianteira quanto na traseira, pois o sistema de fechamento das portas e a largura da caixa do assoalho estão bem desenhados. O mesmo acontece com a visibilidade, onde as colunas dianteiras são delgadas e os retrovisores foram posicionados de forma a não obstruir o centro das curvas.

Para aqueles que estão cansados do pretinho básico no revestimento interno, o XRX Hybrid tem bancos, laterais de porta e painel de instrumento revestido parcialmente na cor bege. As demais versões seguem o interior escuro, inclusive com teto escuro, mas todos têm o conforto visual da faixa degradê no para-brisa.

 

Equilíbrio dinâmico

A pista de testes da fábrica de Sorocaba tem uma reta de piso liso e um trecho de paralelepípedos e uma famosa lombada, onde foi possível notar que o ruído de rodagem do veículo não é dos melhores do segmento, mas não chega a ser incômodo de todo. Já o balanço da carroceria é bem controlado e a resposta de direção ao fazer algumas mudanças de faixa abruptas, similar ao teste do alce, o suve mostra resposta firme e precisão na direção.

 

O sistema de direção com assistência elétrica tem ótima calibração de esforço e de centragem, e impressiona a capacidade de manobra com diâmetro de giro de 10,4 metros.

Cockpit do XRX Hybrid tem quadro de instrumentos digital e ar condicionado de duas zonas de conforto

Mesmo não sendo um veículo desenvolvido para uso fora de estrada, o ângulo de entrada de 21 graus permite passar por lombadas, valetas e depressões, além de eventos suaves de fora de estrada, sem maiores preocupações.

Freio a disco nas quatro rodas, com ventilados na dianteira, equipam todas as versões e tem boa modulação de pedal na relação força no pedal x desaceleração. O freio de estacionamento é acionado por de pedal junto ao pé da coluna dianteira. Acredito que para um suve deste valor o acionamento eletromecânico seria bem-vindo. Pelo menor fica mais espaço no console central para acomodar o porta-objetos.

Tradicional foto AE na pista de teste da Toyota em Sorocaba, SP

Mercado

O segmento de suve médio (“C”) não é o mais promissor para o Brasil na atual situação econômica, onde os preços dos carros têm sido puxados para cima devido a constante valorização do dólar. Há pressão também pela escassez global de peças que começa a afetar várias fábricas, local e mundialmente. Mas, só por ser suve já é um bom negócio, visto que esse segmento vem crescendo anualmente à taxa de 20~25% nos últimos anos.

 

Dentro do segmento “C“ o Jeep Compass lidera o mercado com folga, e a migração de consumidores de sedã para suve roubou clientes do Corolla para o Compass nos últimos meses/anos. Estava mais do que na hora de aparecer um concorrente à altura para enfrentá-lo e provocar aquele crescimento que é instigado pela concorrência. As outras marcas, que tentaram roubar essa fatia de mercado do Compass, até agora não fizeram nem cócegas nos números de vendas do Compass. Vamos acompanhar o estrago que o Corolla Cross irá fazer. Ou não.

GB

(Atualizada em 21/09/21 às 16h30, correção da descrição da suspensão traseira na ficha técnica; estava como multibraço, mas o correto é eixo de torção)

 

FICHA TÉCNICA TOYOTA COROLLA CROSS 2022
Híbrido 2,0 Dynamic Force
MOTOR A COMBUSTÃO XRV XRX XR XRE
Designação 2ZR-FXB M20A-FKB
Descrição Dianteiro, transv, 4 cil. em linha, injeção no duto, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão por polia hidráulica, 4 válvulas por cilindro, ciclo Atkinson, flex Dianteiro, transv, 4 cil. em linha, injeção no duto e direta, duplo comando de válvulas orrente, variador de fase na admissão  e escapamento por motor de passo, 4 válvulas por cilindro, ciclo Atkinson, flex
Diâmetro x curso (mm) 80,5 x 88,3 80,5 x 97,6
Cilindrada (cm³) 1.798 1.985
Taxa de compressão (:1) 13 13
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 98/101/5.200 169/177/6.600
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 14,5/3.600 21,4/4.400
MOTORES ELÉTRICOS
Tipo Corrente alternada, síncrono, MG1 e MG2 n.a
Potência máxima (cv) 72 n.a
Torque máximo (m·kgf/rpm) 16,6 n.a
Potência máxima combinada(cv) 122 n.a
Torque máxima combinado (m·kgf/rpm) n.d n.a
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo Níquel metal-hidreto n.a
Tensão (V) 201,6 n.a
Capacidade (kW·h) 1,31 n.a
TRANSMISSÃO
Conexão motor-câmbio Conversor de torque
Câmbio Transeixo híbrido, modos Normal, Eco, Power e EV; tração dianteira Automático CVT com par de engrenagem de 1ª mais 9 marchas virtuais, trocas manuais sequenciais pele alavanca seletora e borboletas (exceto GLi), tração dianteira
Relações das marchas máx. e mín. (:1) n.d. n.d
Relações de diferencial (:1) n.d. n.d
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira eletroassistida, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,4
Relação de direção média (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2,8
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal
Assistência A vácuo por bomba A vácuo do motor
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/nd.
Traseiros (Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem de emergência
De estacionamento Mecânico por pedal, ação nas rodas traseiras
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6,5JJx18 Liga de alumínio 6,0JX17 Liga de alumínio 6,5JX18
Pneus 225/50R18 215/60R17 225/50R18
Estepe 155/70R17 (temporário, 80 km/h)
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.450 1.400 1.420
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) n.d.
Área frontal calculada  (m²) 2,36
Área frontal corrigida (m²) n.d.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.460
Largura sem/com espelhos 1.825/n.d
Altura 1.620
Distância entre eixos 2.640
Bitola dianteira/traseira n.d/n.d
Distância mínima do solo 161
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 440
Tanque de combustível 36 47
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) n.d. n.d..
Velocidade máxima (km/h) n.d. n.d..
Velocidade em modo EV (km/h) n.d. n.a..
CONSUMO INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 17,0/11,8 11,5/8,0
Estrada (km/l, G/A) 13,9/9,6 12,8/9,0
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha (km/h) n.d. n.d. n.d. n.d.
Rotação em 6ª a 120 km/h (rpm) n.d. n.d. n.d. n.d.
Rotação à vel. máxima (marcha/rpm) n.d. n.d. n.d. n.d.
GARANTIA
Garantia (anos) Cinco
Garantia do sistema híbrido, inclusive bateria (anos) Oito n.a.
n.d não disponível    n.a. não aplicável
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS TOYOTA COROLLA CROSS 2022
VERSÃO Híbrido 2,0 Dynamic Force
XRV XRX XR XRE
ESTILO
Acabamento interno com partes revestidas de couro** bege • – – –
Acabamento interno com partes revestidas de couro** preto – • • •
Acabamento preto-piano na grade inferior dianteira – – • •
Acabamento com friso cromado na grade dianteira • – – –
Difusores de ar com acabamento na cor prata • • • –
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo • • • •
Maçanetas internas com acbamento na cor prata • • • •
Repetidoras de seta nos espelhos • • • •
Painel de instrumentos Tela TFT de 7″ digital e colorido Dois indicadores analógicos com tela de TFT de 4,2″ digital e colorido
CONFORTO E COMODIDADE
Acionamento elétrico dos vidros um-toque para subir/descer • • • •
Ajuste manual do volante em altura e distância • • • •
Ar-condicionado automático bizona com sistema S-Flow • – – –
Ar-condicionado automático com filtro antipólen e ar quente – • • •
Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação ou altura com distância • – – –
Banco do motorista com regulagem para seis ajustes: altura, distância e inclinação – • • •
Banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes: distância e inclinação • • • •
Banco traseiro bipartido e rebatível 60:40 (somente encosto) • • • •
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos • • – •
Borboletas para troca de marchas no volante – – – •
Chave com comandos integrados: abertura, travamento das portas e alarme – – • –
Chave presencial (Smart Entry) com comandos integrados:abertura, travamento das portas e alarme • • – •
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 4,2” de alta resolução) – – • •
Computador de bordo com visor multifunção (tela TFT de 7,0” de alta resolução) • • – –
Conexão USB abaixo do painel central (Info + carregamento) • • • •
Controle automático de velocidade de cruzeiro – • – •
Controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo • – – –
Direção eletroassistida indexada à velocidade • • • •
Entrada de 12 V e USB no decansa-braço (carregamento) • • • •
Espelho retrovisor interno eletrocrômico • • – •
Espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao trancar o veículo • • • •
Faróis com acendimento automático • • • •
Faróis com ajuste de altura • • • •
Faróis de lâmpadas halógenas – – • –
Faróis de LED alto e baixo • • – •
Iluminação no porta-luvas e porta-malas • • • •
Indicador de direção econômica no painel de instrumentos Hybrid system Eco driving
Lanternas traseiras inteiramente em LED • • • •
Luz de leitura individual para motorista e passageiro dianteiro • • • •
Luz de rodagem diurna (DRL) • • • •
Modo de seleção de condução Power/Sport • Power • Sport
Painel de instrumentos com tecnologia Optitron® • • • •
Para-sóis com espelho e luz • • • •
Porta-objetos na lateral das 4 portas • • • •
Porta-revistas e tablets no dorrso dos encostos dos bancos dianteiros • • • •
Relógio digital no TFT colorido e na tela do multimídia • • • •
Sistema de destravamento/travamento das portas por sensores na chave • • • –
Sistema de partida por botão (sem chave) • • – •
Teto solar elétrico de vidro basculante e deslizante • – – –
Volante com controles de áudio e computador de bordo. • • • •
SEGURANÇA
Acendimento automático das luzes de alerta em frenagens de emergência • • • •
Alarme perimétrico e volumétrico • • • •
Alerta de mudança de faixa • • – –
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem manual de altura • • • •
Assistente de partida em aclives • • • •
Assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática. • • – –
Aviso de faróis ligados com o carro estacionado • • • •
Aviso de portas e porta-malas malfechados • • • •
Aviso sonoro e luminoso de cintos desatados (todos) • • • •
Barras anti-invasivas nas portas • • • •
Bolsa inflável para os joelhos do motorista • • • •
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina • • • •
Câmera de ré com linhas de distância com projeção na central multimídia • • • •
Cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força • • • •
Cintos de segurança traseiros de três pontos • • • •
Controle de estabilidade e tração • • • •
Desembaçador do vidro traseiro • • • •
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior • • • •
Faróis de neblina de LED • • • •
Farol alto automático • • – –
Imobilizador por código eletrônico na chave • • • •
Jogo de tapetes dianteiros e traseiros em carpete • • • •
Luz traseira de neblina • • • •
Sensor de chuva • • – –
Trava para crianças nas portas traseiras • • • •
Travamento automático de portas a partir de 20 km/h • • • •
ÁUDIO
Antena barbatana tubarão no teto • • • •
Quatro alto-falantes e dois tweeters • • • •
Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela tátil de 8″, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto, Apple CarPlay, SDL • • • •
TSS = Toyota Safety Sense
**Algumas partes são revestidas em couro e/ou materiais sintéticos






Tags: Corolla CrossCrossGBGerson BoriniToyotaToyota Corolla Cross
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