A espanhola Cupra, antes denominada Seat Sport, tornou-se em 2018 submarca da Seat para comercialização de veículos de caráter esportivo. Prepara para 2024 seu modelo Tavascan, um suve 100% elétrico baseado na arquitetura de carros desse tipo de propulsão do Grupo Volkswagen. Foi totalmente desenvolvido em Barcelona.
Essa arquitetura prevê alcance na faixa de 500 quilômetros, mas o comunicado não informa o ciclo de apuração, se o antigo NEDC, sabidamente otimista,. ou o novo e mais realista WLTP. O conceito da arquitetura é o de produzir uma base que sirva para diferentes tipos de carroceria dentro das empresas do Grupo que atuem nesse segmento, vale dizer: Volkswagen, Audi, Seat, Cupra e Škoda.
No Salão de Frankfurt de 2019 surgia o conceito Cupra Tavascan Electric (foto de abertura). Agora ele está em vias de se tornar o segundo carro elétrico da marca, após o Born, que começa a ser comercializado ainda nesse ano de 2021.
Como é o objetivo esportivo da Cupra, o Tavascan é a visão do carro elétrico de alto desempenho. De olho em novos mercados, a marca vai começar sua operação na Austrália em 2022, focando no mercado da Ásia.
Outro segmento a ser explorado, desta feita pela Seat, é o de carros elétricos urbanos. Os planos são para entregar anualmente ao mercado, a partir de 2025, até 500 mil desses veículos. A empresa aposta que dessa forma irá transformar a indústria automobilística da Espanha, tornando-a mais competitiva frente às de outros países.
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O empenho para eletrificação das marcas Seat e Cupra tomou corpo em 2020, mesmo com a queda de vendas em razão da pandemia. Espanha, Reino Unido e Itália foram os países mais afetados.
A Cupra vai colocar no mercado nesse ano de 2021 o Cupra Formentor e-Hybrid e o Cupra Born, este 100% elétrico, como já citado. Ambas as empresas vislumbram boa participação no mercado mundial, cada uma com sua filosofia de modelos, em que pesem as dificuldades econômicas.
AB