• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

JAGUAR E-TYPE COMEMORA 60 ANOS

identicon por Augusto Botelho
15/03/2021
em AB, Notícias
Fotos: divulgação  Jaguar

Fotos: divulgação Jaguar





Um dos carros mais bonitos de todos os tempos, o Jaguar E-Type comemora 60 anos hoje (15). Apresentado no Salão de Genebra de 1961, terá 12 unidades comercializadas em comemoração à data. São seis cupês e seis conversíveis que integram a série especial E-Type 60 Edition e serão vendidos aos pares, um cupê e um conversível, para apenas seis felizardos compradores.

Os cupês são pintados na cor cinza e os conversíveis em verde, que remetem às cores Gunmetal Grey e British Racing Green (BRG), respectivamente, dos dois E-Type que viajaram de Coventry, na Inglaterra, até Genebra, na Suíça, em março de 1961, maneira de chegarem na mostra a tempo. Na ocasião, um E-Type Coupé, com a famosa placa 9600HP, saiu da Inglaterra em direção a Suíça, fazendo o percurso na maior velocidade que conseguia alcançar para cada trecho, pois deixou a fábrica após o horário estabelecido. Chegou em tempo para a abertura do Salão. O sucesso foi tão grande que outro E-Type, agora um Roadster com as placas 77RW, viajou durante a noite seguinte para estar no Salão de manhã cedo. O objetivo era estarem disponíveis para as primeiras impressões da imprensa especializada e importadores/concessionários, como na foto do abertura, em que o importador belga Jacques de Clippel se prepara para dirigir o 77RW

O E-Type Roadster com seus três limpadores de para-brisa

O E-Type foi produzido entre 1961 e 1974, desenhado por Malcom Sayer, engenheiro aeronáutico e especialista em aerodinâmica. O estilo foi inspirado pelo modelo D-Type, que venceu as 24 Horas de Le Mans por três anos consecutivos, de 1955 a 1957. Os E-Type Series 1 (1961-1968) e 2 (1968-1971) utilizavam três limpadores de para-brisa. Os Serie 3 (1971-1974) passaram aos convencionais dois.

Inspiração aeronáutica criou um ícone entre os automóveis

A Jaguar Classic restaurou e recriou os carros com motor XK de 6 cilindros em linha, 3,8 litros, 265 cv e câmbio manual de cinco  marchas (quatro originalmente). Receberam ignição eletrônica e sistema de arrefecimento melhorado, com ventilador elétrico, para atender às condições de uso no trânsito moderno. O detalhe é que, externamente, o aspecto do radiador é exatamente igual ao dos carros daquela época.

O painel tem instrumentação completa

Cada uma das 12 unidades tem uma placa no console central com o mapa entre Coventry e Genebra. Foram gravadas manualmente por um artista inglês, que levou mais de 100 horas para finalizar cada uma delas. Placas e emblemas comemorativos foram criadas para essa edição especial e estão sutilmente instaladas. Um toque de modernidade é o Jaguar Classic Infotainment System com navegação por satélite e conectividade por Bluetooth, mas com visual correto para a época do veículo.

O motor é uma obra de arte. Os pneus são os Pirelli Cinturato CA67 da época, bastante conhecidos no Brasil, porém de fabricação atual pela Pirelli Classic na sua fábrica da Turquia

A Jaguar Land Rover Classic restaura carros dessas duas marcas, trazendo-os de volta às condições de quando saíram da linha de montagem. Também faz recriações de modelos históricos da Jaguar, conhecidos como Continuation Cars.

AB







Próximo
Foto: barrett-jacson.com

FIAT 850 SPIDER E O ESPÍRITO DA COISA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17