• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

O LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 FAZ 50 ANOS

identicon por Augusto Botelho
12/03/2021
em AB, Notícias
Fotos: divulgação Lamborghini

Fotos: divulgação Lamborghini





Em 11 de março de 1971 surgia o Lamborghini Countach LP 500, com suas exóticas portas pivotadas junto à base do para-brisa. O desenho era assinado por Marcello Gandini, diretor de estilo da Carrozzeria Bertone. A fábrica da Lamborghini está situada em Sant’Agata Bolognese, no norte da Itália e foi fundada em maio de 1963 por Ferruccio Lamborghini.

Notar que todos os acessos têm o mesmo ângulo de abertura: elegância

Foi no Salão de Genebra, na Suíça, que o carro na chamativa cor amarela tornou-se a sensação da mostra daquele ano. A opção por mostrar o novo modelo no estande da Bertone foi motivada porque, no espaço destinado ao estande da Lamborghini havia outra atração, o Miura SV. O Miura foi produzido entre 1966 e 1973, num total de 764 unidades.

Após Genebra, o LP 500 apareceu em todas as revistas e jornais do mundo. O nome LP significa que o motor V-12 ficava em posição longitudinal traseira (Longitudinale Posteriore). O motor do LP 500 era 4.971 cm³, mas o Countach que entrou em produção em 1974, modelo LP 400, tinha motor de 3,9 litros. As versões posteriores tinham motores de 4,8 e 5,2 litros. Outra diferença era o chassi, que no LP 500 era em plataforma e nos modelos de produção, era tubular.

O LP 400 era visivelmente diferente do LP 500; nas laterais as tomadas de ar são do tipo Naca, que se caracteriza pela eficiência em captação de ar sem perturbar seu fluxo, por isso de amplo uso nos aviões

As tomadas de ar para o motor, na lateral, perderam o desenho de guelras de tubarão do LP 500, assim como muitos outros detalhes foram aperfeiçoados durante os três anos de testes. O Countach ficou em produção até 1990, com 1.983 unidades saídas da linha de montagem.

Em 1998 a Lamborghini passou ao controle da Audi AG e, portanto, faz parte do Grupo Volkswagen.

AB







Próximo

POR QUE TANTAS MARCAS DE CARRO ESTÃO MUDANDO O LOGOTIPO?

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17