Em busca de uma imagem mais dinâmica e provas com mais ultrapassagens, a Stock Car (foto de abertura) anunciou o aumento de 18 para 24 provas no calendário deste ano, consequência de um novo formato de provas, pontuação extra para a volta mais rápida e paradas obrigatórias no boxe na primeira corrida. De acordo com Fernando Julianelli, presidente da Vicar:
“Analisamos cada detalhe do regulamento em conjunto com a novo formato de transmissão de TV e chegamos a um pacote muito interessante, promovendo o tempo todo grandes disputas e consequentemente um show ainda mais interessante para os fãs.”
As 10 etapas desta temporada terão uma corrida de 25 minutos e outra de 20’, com grid da última formado com a inversão de posições para os 10 primeiros para a prova recém-finda, operação que preencherá parte do intervalo de 20 minutos entre ambas. A pontuação para essas provas segue igual: 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando a um ponto para o 20º classificado. Com duração mais curta, a prova complementar dará 24 pontos ao vencedor, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto. A pole position passa a valer dois pontos extras e a volta mais rápida da prova, um ponto.
Outras novidades incluem lastro do primeiro ao sexto colocado, sendo 30 quilogramas para o primeiro e 25, 20, 25, 10 e cinco quilogramas do segundo até o sexto. A parada obrigatória no boxe deverá ser feita na primeira corrida e os descartes de resultados passaram de três para quatro durante o ano, o que ajuda a amenizar imprevistos em uma temporada que terá 20 largadas, O sistema de Fan Push, quando torcedores escolhem seis pilotos para ter uma carga extra de “push to pass”, segue inalterado. A temporada tem início previsto para o fim de semana de 25/4 em Londrina (PR).
WG