• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Matérias Antigomobilismo

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

Renato Bellote por Renato Bellote
16/04/2021
em Antigomobilismo, GDB
Foto: autor

Foto: autor

Saudações a todos! Inicialmente peço desculpas pelo intervalo entre as nossas matérias. A última foi publicada no mês de dezembro do ano passado. Em janeiro tive um descolamento de retina e e precisei me ausentar durante algum tempo. Por essa razão fiquei um mês sem dirigir e também foi essencial para recuperação evitar muita leitura nesse período.

Mas estamos de volta. E hoje eu trago pra vocês uma história muito interessante e recheada de ótimos momentos, tanto nas ruas quanto nas pistas. A Dacon teve uma trajetória muito interessante no mundo automobilístico brasileiro E sempre será lembrada de uma maneira bastante especial por todos aqueles que gostam de automóveis e bom gosto.

Um capítulo interessante dessa trajetória bem sucedida ocorreu nas pistas de corrida. Os KG com mecânica Porsche, utilizando o famoso motor com quatro comandos de válvulas, estabeleceram recordes e também escreveram seu nome entre os grandes campeões da época. Vale lembrar que temos aqui no AE uma matéria falando sobre o Porsche 356 e seu icônico motor four cam.

Mas quero salientar algo especial nessa história toda. Vou falar sobre o Passat, o modelo médio lançado pela Volkswagen no Brasil em 1974 e que, sem dúvida nenhuma, foi um grande divisor de águas na trajetória da marca no mercado nacional. 

Naquela época ocorreu algo curioso em relação à publicidade. Até então todos os modelos da marca alemã vendidos por aqui — e mesmo na Europa — traziam a já conhecida mecânica boxer arrefecida a ar. Sem dúvida nenhuma um conjunto muito bem acertado que sempre se caracterizou pela resistência e durabilidade.

A publicidade, por sua vez, exaltava justamente essas boas características em detrimento aos modelos da concorrência, arrefecidos a água, que sempre tinham algum tipo de problema, seja no trânsito ou na subida de serra. O Passat chegou para mudar essa ideia.

Voltando à Dacon, que já fazia projetos muito interessantes com base em Fusca e Karmann-Ghia, a novidade passou a ser uma boa opção no catálogo da empresa. A partir daquele momento os clientes poderiam diversos tipos de customização, seja na cor, estilo ou na parte mecânica. Inclusive eles desenvolveram uma versão station wagon que chegou a ser testada por revistas especializadas.

No último ano tive oportunidade de andar em três modelos diferentes. E quando digo diferentes me refiro também a tipos de carroceria exclusivas, algo que a marca fazia muito bem, era bem caro e, sem dúvida nenhuma, se tornou um sonho de consumo da molecada naquela época.

YouTube Video

 

Começamos falando da versão 180 T que trazia um estilo diferente paro mercado nacional. Na Europa preparadoras como a Baur são bem conhecidas nesse sentido, com o desenho de carroceria que lembrar um Targa com teto de lona na parte traseira. 

Nesse exemplar, em especial, vale a pena reparar o estado de conservação e também no capricho do interior, no detalhe dos bancos que eram feitos sob medida pela Dacon, volante do Passat TS e as rodas de 13 polegadas. 

YouTube Video

 

O segundo modelo já mostra uma evolução da fase dos faróis quadrados do Passat, lançados em 1983 após o facelift. Nesse sentido houve também uma mudança de nomenclatura das versões, que passaram a ser chamadas de Dacon 821, 822 e 823. Prestem especial atenção para o desenho das rodas que também seguem o estilo phone dial.

O 821 foi o modelo de maior sucesso no período. Ele caiu no gosto do público consumidor que buscava algo diferente e podia pagar alto preço por isso. Nessa carroceria modificada se destaca o desenho da coluna B (cenrtal), assim como a parte traseira com as lanternas do Brasília. A versão foi a escolha de vários jogadores de futebol na época, incluindo Renato Gaúcho.

YouTube Video

 

Para fechar a nossa matéria um exemplar totalmente original que recebia a customização com acessórios Dacon. Esse é um deles de 1979 que traz quase tudo que era disponível no catálogo. Para-choques com polainas, rodas exclusivas, limpador de para-brisa traseiro, muito raro, e a frente inspirada no Scirocco.

Internamente também temos muito bom gosto. Os bancos, já citados, conseguem mesclar estilo esportivo com bastante conforto. Já o sistema de áudio merece atenção com o toca-fitas Pioneer KP 500 e o clássico equalizador. A cereja no bolo fica por conta do console da tradicional Zune.

Na próxima coluna falarei de mais uma mosca branca: o Escort GPS feito pela Souza Ramos. Ele tinha como base a versão XR3 ou Ghia e, sem dúvida nenhuma, fez muita gente sonhar na década de 80. Até lá!

GDB







Tags: DaconPassat DaconPassat Dacon 180T
Próximo
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17