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Home Matérias Aviões

E O REI DOS ARES MORREU…

identicon por Daniel Araújo
26/04/2021
em Aviões, DA
Foto: hangar67.com

Foto: hangar67.com





A Textron Aviation, proprietária das marcas Beechcraft e Cessna, anunciou recentemente o fim da produção do seu clássico, o Beech King Air, o primeiro de uma linhagem de aeronaves que se tornou referência de aeronave executiva com motores turbo hélice.

Beech Queen Air 65-80 (Foto: hangar67.com)

O modelo King Air 65-90, primogênito de uma linhagem de aeronaves, surgiu como conceito em 1961, sendo anunciado oficialmente em 1963.

Era uma evolução do modelo 65-80 Queen Air, este equipado com motores a pistão Lycoming IGSO-540, 6 cilindros e 8,9-L, dotados de compressor mecânico (algo corriqueiro nos anos 30/40 ,mas incomum na aviação geral contemporânea) e 380 hp a 3.400 rpm, com redução para a hélice.

Basicamente, a empresa pegou um Beech Queen Air 65-80 e equipou com motores então recém-lançados Pratt & Whitney PT6A-6 de 550 shp sendo 500 shp contínuos. Embora sua fuselagem fosse a mesma do Queen Air, ela foi modificada para suportar a pressurização feita por um compressor Roots na nacele esquerda. As asas, todavia, eram as mesmas do Queen Air. 

O resto é história: o bimotor da Beechcraft se tornou um sucesso de vendas, teve sua fuselagem alongada (modelo 100) e serviu de base para a familia Super King Air 200/250/260/300/350/360, versões maiores, mais equipadas e de maior capacidade e desempenho surgidos a partir do King Air básico, a versão 65-90.

Da família 90, o King Air original permaneceu em produção ininterrupta a despeito de alguns de seus irmãos (como a família 100) ter sido tirada de produção há algum tempo, sobrevivendo aos concorrentes que nasceram depois e findaram a produção, em sua maioria na década de 1980 com a crise da aviação geral. Eram seus concorrentes o Rockwell Turbo Commander, Mitsubishi MU-2, Piper Cheyenne e os Cessnas 425 e 441, concorrentes estes, muitas vezes com mais superlativos do que o próprio King Air, mas sem o peso da tradição da marca Beechcraft.

Entretant,o o King Air original passou a concorrer com os  monomotores turbo-hélices de alto desempenho como o Socata-TBM, Pilatus PC-12 além do próprio Piper M500 e M600, aeronaves de mesma capacidade e operação simplificada, além de menos dispendiosas de se manter.

O modelo que se encontrava em produção era o C90-GTx equipado com winglets e painel totalmente digital (o glass cockpit), representando nos últimos 10 anos, apenas uma pequena parte das vendas da família de bimotores da marca.

Vale a menção de que a família Super King Air, todavia, permanece em produção, tendo sido lançado recentemente o Super King Air 360ER, versão de mais alto desempenho, apta a voar  até 35 mil pés, com autonomia de mais de 3.000 km e concorrer com os chamados light jets (jatos executivos leves) em termos de desempenho e consumo.

A famÍia Super King Air continua em produção, com atributos racionais para concorrer diretamente com os jatos executivos leves (Foto: contatoradar.com.br)
FICHA TÉCNICA     
KING AIR C-90-1 (1974) C-90GTx (2010)
Motor Pratt & Whitney PT6-21 Pratt & Whitney PT6-135
Potência (shp – potencia no eixo) 550 550
Velocidade de cruzeiro (km/h) 401 503
Alcance máximo (km) 1.554 2.331
Peso vazio (kg) 2.617 3.271
Peso máximo de decolagem (kg) 4.381 4.760
Teto de serviço (m) 8.564 9.144
Comprimento (m) 10,82 10,82
Envergadura (m) 15,33 16,35
Tanques de combustível (L) 1.453 n.d.

DA







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