A cooperação entre a Mercedes-Benz e a Siemens irá resultar em enorme avanço tecnológico na indústria automobilística. Na fábrica situada em Berlim, as empresas estão desenvolvendo um método de produção flexível, eficiente e sustentável, com custos reduzidos. O inovador processo digital, após os testes em Berlim, será gradativamente estendido às outras unidades da Mercedes-Benz em Stuttgart e depois pelo resto do mundo.
Ali são produzidos motores e demais componentes mecânicos, os primeiros itens beneficiados pela futura implantação tecnológica. A fábrica, denominada Berlin-Marienfelde, é a mais antiga do grupo na produção de motores. A Siemens será responsável pela automação e pelas soluções de software dessa transformação digital, unindo o mundo físico ao mundo virtual. Projeto e fabricação serão levados a um novo patamar, segundo o comunicado conjunto das duas empresas alemãs.
A parceria conta com o apoio das autoridades de Berlim, que vislumbram a transformação da cidade num polo de tecnologia aplicada à indústria de fabricação de automóveis, num primeiro momento, e ampliável para outros ramos industriais, com a criação de empregos e desenvolvimento digital.
AB