• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    NOVO KIA SPORTAGE 2023: IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    JEEP GLADIATOR, UMA CHEGADA IMPORTANTE E BEM-VINDA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    PORSCHE MACAN GTS, UM SUVE PARA CHAMAR DE SEU (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

NEM TODA MUDANÇA É PARA PIOR

identicon por Nora Gonzalez
14/04/2021
em NG, Visão Feminina
FOTO: zug.net.brBruno Rocha/ Fotoarena

FOTO: zug.net.brBruno Rocha/ Fotoarena







Sempre prezei pela precisão das palavras e neste caso minha implicância começa com o nome: Código de Trânsito Brasileiro. Como assim? O código é que é brasileiro, deveria ser Código Brasileiro de Trânsito, mas suspeito que o nome deve ter sido dado por alguma dessas pessoas que fazem os títulos nos sites de notícias e montam verdadeiros quebra-cabeças e deixam ao sabor dos leitores a ordenação das palavras. Coisas como: “Usina de energia antiga é implodida”. Peraí, o que é velha, a usina ou a energia?. Ou “Nove celulares de Adriano da Nóbrega tinham plano de fuga, ameaças e mais”. Imaginem, caros leitores, em vez de “A fuga das galinhas” uma cena de celulares em fuga. E o quê dizer de “Paulo Ricardo perde o direito de cantar músicas do RPM na Justiça”? quer dizer que na Justiça não pode, mas sim na rua, na Assembleia Legislativa ou em shows? E por aí vai.

No próprio CTB falta clareza em vários artigos. Mas vou hoje focar em algumas das mudanças que, diga-se de passagem, me surpreenderam favoravelmente. Tenho algumas críticas a outros pontos (que existem), mas nesta coluna vou falar apenas nas positivas. Apenas por uma questão de espaço e de método. Não, a Norinha não virou Poliana — ainda é a mesma pessoa crítica de sempre.

Algumas novidades são bem-vindas (Foto: canal7tv.com.br)

• nova gradação para perda da Carteira de Habilitação Nacional (CNH) – podemos discutir se a redação poderia ter sido melhor ou se poderia abranger outros tipos de infração mas, no geral, é importante que haja aceleradores para perda da permissão para dirigir. Não acho que acumular pontos por estacionar sem pagar a Zona Azul seja o mesmo que acumular pontos por dirigir na contramão — mesmo que o total seja igual. O perigo representado por uma infração é muitíssimo maior do que pela outra. Aliás, como já disse aqui, acho que algumas infrações poderiam ser apenas de multa, sem pontos na carteira, pois não colocam em risco outras pessoas, mas apenas o bolso do poder público. Ótimo que alguns tipos de infração levem mais rapidamente à perda da CNH — desde que, claro, haja fiscalização, pois o que mais se vê são pessoas dirigindo sem habilitação alguma.

Perda da CNH pode ser mais rápida (Foto: agenciabrasil.ebc.com.br)

• licenciamento só depois de cumprir o recall do carro — perfeito. É absurdo que circulem carros com problemas de segurança já detectados e que podem ser resolvidos gratuitamente. Quase sempre são casos do mais puro desleixo por parte dos proprietários, misturado com preguiça. Novamente, caímos no problema da falta de fiscalização, mas o princípio, em si, está correto. Eu acrescentaria obrigar o infrator a ouvir música sertaneja as 24 horas do dia durante um mês, mas aí é a Nora má falando.

• faróis acessos só em algumas circunstâncias — essa é uma que jamais entendi. Se a questão do uso das luzes é segurança para evitar colisões frontais, qual a necessidade de acender farol em rodovias de várias pistas, com canteiro central? Não faz sentido ou o argumento que levou a adotar essa medida não é esse. Jamais consegui uma explicação a esse respeito. Em compensação, agora é obrigatório acender os faróis quando há cerração ou neblina — algo que é tão óbvio que nem deveria ser obrigatório, mas acaba sendo.

• cadeirinhas – mais um ponto positivo. Estabelecer critérios apenas por idade não é correto como, aliás, já perceberam muitíssimos outros países que usam a altura como parâmetro. Agora crianças de 1,45 metro de até 10 anos devem usar o dispositivo de retenção por lei. Uma criança pode ter a idade para não andar na cadeirinha, mas não a altura, e o cinto de segurança pode não ser eficiente para o tamanho da pessoinha. Claro que esta que vos escreve passou por pouco. Fiquei feliz em não precisar andar numa cadeirinha pois seria algo deveras patético. Bem, há um certo exagero meu no “passou por pouco”, não é assim tão “pouco”, mas o fato de eu ser prejudicada verticalmente sempre me faz suar frio quando vejo legislação deste tipo.

•  Fim da prisão alternativa aos condutores condenados por homicídio culposo — agora não se pode substituir a prisão por penas alternativas aos condutores que, sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas, causarem morte ou lesão corporal. Até agora, a lei enquadrava como homicídio culposo quem cometia homicídio ou lesão corporal grave ou gravíssima dirigindo sob efeito do álcool ou substância psicoativa. Agora, é prisão mesmo. Novamente, vamos ver os desdobramentos e, como se trata de Brasil, as exceções e os recursos legais e pareceres de juízes. A norma parece clara, mas no Brasil tudo que diga respeito a leis passa longe de ser cristalino e sempre admite interpretações. Mas, novamente, é louvável que quem mata por estar drogado ou bêbado seja punido com algo mais do que pagar cestas básicas. Pessoalmente teria incluído trabalho obrigatório durante um ano, de pelo menos 20 horas semanais, em centro de reabilitação ou mesmo no Instituto Médico Legal   0151 mas, novamente, aqui é a Nora má falando.

Mudando de assunto: ainda faltam vários dias para a próxima corrida de F-1, mas uma coisa já gostei nesta temporada: a volta da Aston Martin é uma esperança de mais competitividade e, especialmente, a pintura de seus carros. Por momentos lembram os Mercedes, mas o verde escuro ficou sensacional. Em tempos de excesso de cores e de informação nos bólidos, a elegância se destaca. Realmente chiques, como corresponde à marca.

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusive responsabilidade de sua autora.

 





Tags: CNHCTBInfraçõesTrânsito
Anterior

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

Próximo

MUSEU DA MERCEDES-BENZ MOSTRA RADARES DE VELOCIDADE

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MUSEU DA MERCEDES-BENZ MOSTRA RADARES DE VELOCIDADE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

09/08/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

FORD, NOVOS RUMOS PARA O CAMPO DE PROVAS DE TATUÍ

11/08/2022
Meu 911 RS (Foto: acervo do autor)

ENSINAR – E APRENDER – NAS PISTAS AMERICANAS – PARTE 2 (FINAL)

11/08/2022
Toyota Corolla - Fotos: divulgação

OS CARROS MAIS VENDIDOS DE CADA MARCA NA HISTÓRIA

11/08/2022
Foto: Divulgação Jeep

PICAPE GLADIATOR SEM RIVAIS NAS TRILHAS MAIS DIFÍCEIS

10/08/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In