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Home GB

NOVA FIAT TORO 2022 É APRESENTADA

MOTOR 4-CILINDROS 1,3-L TURBO FLEX DA NOVA FAMILIA GSE É O DESTAQUE

identicon por Gerson Borini
24/04/2021
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação Fiat

Fotos: divulgação Fiat







Quando a Fiat lançou a picape média Toro em 2016 foi inaugurado um novo subsegmento, o “C”, entre as picapes “B” que tinham 60% do mercado e as picapes “D” que participavam com 40%. Atualmente o subsegmento “C” representa 25% do mercado de picapes médias. Entre 2015 e 2021 o segmento de picapes (B+C+D) teve crescimento de quase 5 pontos percentuais no mercado total de veículos, passando de 12% para 16,9%, e isso mostra o interesse crescente por veículos desse tipo em nosso mercado.

Versão Ultra fica com o destaque de acabamentos escurecidos e trazendo um visual mais esportivo

Não é fácil para nenhum fabricante fazer alterações nos seus produtos quando estão liderando o mercado. O risco de ver a margem de liderança alterada é grande, mas por outro lado, se não fizer uma atualização, a concorrência, que nunca está parada, pode surpreender a qualquer momento. No caso da Fiat Toro, que hoje detém 85% de participação no subsegmento “C”, pode se sentir ameaçada por novos produtos da GM, com reformulação da Montana derivada da plataforma GEM do Onix/Tracker, ou da VW com alguma novidade na Saveiro ou Tarok derivada do T-Cross, e até mesmo da Hyundai Santa Cruz que foi recentemente apresentada nos EUA. Nesses primeiros cinco anos de produção a Fiat Toro evoluiu apenas com a criação de modelos mais sofisticados, como as versões Ranch em 2018 e a Ultra em 2019. Portanto é chegada a hora de apresentar uma evolução.

A versão de entrada, Endurance, tem uma caracterização básica com poucos elementos pintados de cinza ou cromado

Em função da pandemia e das restrições de circulação e eventos, a Fiat não pôde proporcionar um test drive para os jornalistas, sendo assim esta apresentação de produto foi feita online e em breve receberemos o veículo para avaliação completa.

Novo motor

A principal novidade que a nova Fiat Toro 2022 apresenta é o novo motor T270, originário da nova família GSE (clique aqui para mais detalhes). Trata-se de um motor quatro cilindros em linha, montado transversalmente, 1,3-l turbocarregado, flex com injeção direta, 4 válvulas por cilindro com comando acionado por corrente, que traz o novo sistema MultiAir III de abertura e fechamento de válvulas — sistema eletro-hidráulico que permite o controle totalmente flexível da duração e de levantamento das válvulas de admissão. Entrega 180/185 cv a 5.750 rpm e 27,5 m·.kgf a 1.750 rpm, já chegando com o título do motor flex de maior torque em produção no Brasil na atualidade, e dando um grande salto do antigo motor E,torQ 1,8-l que entrega 135/139 cv.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Com este novo motor a Fiat oferece apenas câmbio automático epicíclico de 6 marchas, que passa a ter o controle de neutro, que coloca o câmbio em N automaticamente nas paradas de trânsito. O recurso serve para eliminar vibrações, ruídos e reduzir consumo de combustível. Apenas tração dianteira é oferecida , mas ao ser questionada sobre a disponibilidade da tração 4×4 nessa configuração de motor ficou a percepção de que é algo nos planos das áreas de produto e engenharia do fabricante. Quanto ao câmbio manual, nenhum jornalista perguntou, pois todos  já sabemos a resposta: não será disponível.

A Fiat divulga desempenho de 0-100 km/h de 10,7/10,6 segundos e velocidade máxima de 200/202 km/h, e os números de consumo homologados junto ao Inmetro são de 9,7/6,6 km/l no ciclo urbano e 10,7/7,9 km/l no rodoviários. Surpreende, pois os números são ligeiramente inferiores à motorização 1,8-l que no ciclo rodoviário registra 11,1/8 km/l, enquanto que no urbano são um pouco melhores, 9/6,3 km/l do 1,8-l. Afasta-se, assim, do conceito de ser um motor bem mais econômico e eficiente que nos foi passado na apresentação da família GSE turbo.

O arranjo do compartimento do motor com a cobertura plástica ficou elegante

O antigo motor flex E.torQ 1,8-l seguirá em produção na versão de entrada, a Endurance, apenas com câmbio automático de 6 marchas, e apesar de a Fiat não anunciar, a tendência é ser descontinuado em breve, pois não faria sentido manter duas versões flex em produção por muito tempo.

Completando a lista de motores da nova Fiat Toro, o motor turbodiesel 2,0 de 170 cv e 35,7 m·kgf segue sendo oferecido em todas as versões, sem nenhuma alteração, e é o motor exclusivo para as versões topo de gama, Ranch e Ultra, com o conhecido câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. Não seria surpresa se em breve aparecesser uma versão Ultra com motor flex e tração 4×4.

A versão Volcano tem detalhes em cromado e pintura cinza

Desenho frontal renovado

Externamente a grande alteração está na parte frontal, onde aparece uma diferenciação nas grades, dando melhor identificação para cada versão. O novo emblema-logotipo FIAT está no centro da grade e as cores da bandeira italiana deslocada lateralmente, seguindo assim a nova identidade da marca que já havia sido apresentada na Fiat Strada 2021. Os faróis tiveram uma evolução com a oferta de luzes de rodagem diurna (DRL) em LED em todas as versões, e a partir da Freedom os faróis também utilizam a tecnologia Full LED. Nas laterais e na traseira não houve alterações.

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Este novo desenho frontal traz alterações também no capô do motor e passa a atender requisitos de proteção para pedestres, que serão exigidos no Brasil através do programa Rota 2030. Além dos requisitos técnicos de impacto frontal, lateral e traseiro que a Toro já atendia, a nova carroceria foi devidamente reforçada para atender impacto lateral em poste a 75 graus, também um requisito futuro.

O interior foi agraciado com modificações substanciais. No primeiro contato nota-se a nova central multimídia de 10,1” posicionada na vertical que equipa somente as versões de topo (Ranch e Ultra). A versão Endurance recebe a central de 7” e a Freedom e Volcano ficam com a tela de 8,4”.

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A nova central de 10,1″ traz um novo software desenvolvido pela engenharia da Stellantis na América do Sul e é inspirado na operação de smartphones. O arranjo da tela é peronalizável de acordo com a preferência do usuário, tem GPS integrado com informações de trânsito atualizada em tempo real, e esta central é a primeira no mundo a projetar o Apple CarPlay no formato vertical. Com a vantagem que a conexão do Android Auto e Apple CarPlay é feita sem fio, além de ter o carregador de celular por indução (sem fio). O binômio perfeito para eliminar cabos no console.

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Conectividade é a palavra de momento para todos fabricantes de automóveis, e não é diferente no segmento de picapes. A nova Toro traz um pacote bem recheado de tecnologia, com roteador WiFi para conexão à internet 4G através de chip da Tim. Após um período de degustação é necessário o pagamento de pacote de dados. Até 8 equipamentos podem ser conectados simultaneamente ao roteador. Um aplicativo batizado de Fiat Connect Me foi desenvolvido para smartphone ou smartwatch para interagir com o veículo, permitindo operações remotas via assistentes digitais (como Alexa), ou busca de dados como nível do tanque de combustível e quilometragem do veículo, entre outros. O aplicativo é totalmente integrado com o veículo, com possibilidades de limitar região de condução do veículo.

Versão Ranch com interior cor caramelo e preto ficou bem sofisticado

O pacote tecnológico tem ainda alertas de condução, alerta preventivo de furto e assistente de recuperação, atualização remota de software e mapas, além das notificações a bordo. E é complementado pelos sistemas avançados de auxilio ao motorista que conta com auxilio de permanência em faixa, comutação automática de farol alto e frenagem autônoma de emergência com detecção de obstáculos.

No desenho do interior os engenheiros da Fiat criaram mais funcionalidades, com novo quadro de instrumentos configurável, novos painéis de portas e novo controle do sistema de ar-condicionado. Mostrando mais uma vez a criatividade de toda equipe de desenvolvimento, a Fiat informa que são 26 litros de porta-objetos espalhados pelo interior do veículo. Além de acomodar sete bolsas infláveis (2 frontais, 2 laterais, 2 cortinas e 1 para joelhos do motorista).

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Dinâmica veicular aprimorada

A nova versão flex com motor T270 turbo teve a capacidade de carga incrementada para 750 kg (era 650 kg) e melhor desempenho geral. Com isso as calibrações de molas e amortecedores foram redefinidos, o mesmo acontecendo com o sistema de direção eletroassistida.

Versão Ultra tem “santantônio” exclusivo e de muito bom gosto

Suspensão dianteira McPherson e traseira independente multibraço segue com o mesmo conceito já consagrado da Toro, e deve manter o mesmo nível de conforto, porém a bitola foi aumentada e equiparada com as versões Ultra e Ranch, dessa maneira, segundo informação dos executivos da Fiat, o diâmetro mínimo de curva ficou 5% menor.

Mesmo com o aumento da capacidade de carga e aumento da velocidade máxima, o sistema de freio segue inalterado com discos ventilados na dianteira de 305 mm e pinça deslizante, e tambor de 254 mm na traseira com sapata autocentrante e regulagem automática.

Pelas informações da Fiat a dirigibilidade em curvas ficou melhor com os acertos de suspensão introduzidos

 

Acessórios Mopar

Um pacote de 60 itens compõe a lista de acessórios originais para a nova Toro, e utilizam a grife Mopar que ficou famosa ao equipar os muscle car americanos da Chrysler, e agora marca de propriedade da Stellantis.

Versão Ultra tem equipamentos de série, como a bolsa de caçamba, que pode ser comprado separadamente através da grife Mopar

Entre os itens mostrados chamou a atenção a cobertura rígida da capota deslizante com construção em alumínio e acionamento elétrico por controle remoto e trava de segurança. Ainda na caçamba é possível instalar uma bolsa plástica para deixar água e poeira longe da carga.

“Santantônio” tubular da versão Ranch tem desenho integrado com o bagageiro do teto

 

Versões e preços

A nova Fiat Toro 2022 estará disponível na rede de concessionários a partir de 15 de maio e conta com nove versões que não tiveram os preços majorados em relação ao ano-modelo atual:

Escala de preços – Imagem capturada da apresentação online

 

Confira os destaques de cada versão da linha 2022 da picape e seus respectivos preços:

ENDURANCE 1.8 FLEX AUT. 6 MARCHAS – R$ 114.590

– Alarme
– Ar-condicionado
– Assistente de partida em aclives
– Banco do motorista ajustável
– Bolsas infláveis laterais e de cortina
– Central multimídia de 7”
– Comandos de áudio no volante
– Controle de cruzeiro
– Controle de estabilidade e tração
– Controle de tração e bloqueio eletrônico do diferencial
– Desembaçador traseiro
– Direção eletroassistida
– Dois tweeters
– Engates Isofix para dois bancos infantis
– Espelhos externos, abaixam orientação ao selecionar ré
– Iluminação da caçamba
– Lâmpadas traseiras de LED
– Leitor de pressão dos pneus
– Luz de rodagem diurna de LED
– Porta-escada
– Protetor de caçamba
– Quadro de instrumentos digital de 7’’
– Repetidoras de setas laterais
– Rodas de liga de alumínio de 16” (Superspoke)
– Sensor de estacionamento traseiro
– USB frontal (tipos A e C)
– USB traseiro
– Vidros e travas elétricas

 

ENDURANCE TURBO 270 FLEX AUT. 6 MARCHAS – R$ 119.590

Acrescenta em relação à Endurance Flex Aut. 6 marchas:
– Motor Turbo Flex de 180/185 cv

 

ENDURANCE TURBO DIESEL AUT. 9 MARCHAS 4×4 – R$ 152.990

 – Câmbio de 9 marchas
– Controle de descida
– ESC OFF (4×4 low)
– Motor turbodiesel de 170 cv
– Protetor de cárter
– Tração 4×4 com seletor

 

FREEDOM TURBO 270 FLEX AUT. 6 MARCHAS– R$ 131.890

Acrescenta em relação à Endurance:

– Ar-condicionado digital de duas zonas
– Barras longitudinais no teto
– Borboletas no volante para troca de marchas
– Câmera de ré
– Capota marítima
– Central multimídia de 8,4”
– Descansa-braço dianteiro
– Faróis de neblina
– Faróis totalmente de LED
– Maçanetas e espelhos na cor do veículo
– Para-sóis com iluminação
– Rodas de liga de alumínio de 17
– Tapete
– Volante em couro

 

FREEDOM TURBO DIESEL AUT. 9 MARCHAS 4×4 – R$ 164.390

– Câmbio de 9 marchas
– Controle de descida
– ESC OFF (4×4 low)
– Motor turbodiesel de 170 cv
– Protetor de cárter
– Tração 4×4 com seletor

 

VOLCANO TURBO 270 FLEX AUT. 6 MARCHAS – R$ 144.990

Acrescenta em relação à Freedom:

– Acesso ao interior sem chave
– Bancos com ajuste elétrico
– Bancos em couro
– Bolsas infláveis de joelhos
– Carregador de celular por indução
– Descansa-braço traseiro
– Espelhos externos, abaixam orientação ao selecionar ré e iluminação do solo
– Maçanetas e molduras de portas cromadas
– Porta-objetos sob o assento do banco do passageiro
– Retrovisor interno eletrocrômico
– Rodas de liga de alumínio de 18”
– Sensor de estacionamento dianteiro
– Sensores de chuva e crepuscular
– TBM +NAV (conectividade)

 

VOLCANO TURBO DIESEL AUT. 9 MARCHAS 4×4 – R$ 177.690

– Câmbio de 9 marchas
– Controle de descida
– ESC OFF (4×4 low)
– Motor turbo diesel de 170 cv
– Protetor de cárter
– Tração 4×4 com seletor

 

RANCH TURBODIESEL AUT. 9 MARCHAS 4×4– R$ 185.490

– Acabamentos exteriores escurecidos
– Acabamentos interiores escurecidos
– Bancos de couro acabamento específico (marrom)
– Barra de proteção cromada
– Barra de proteção para o vidro traseiro
– Central multimídia com tela de 10,1”
– Cor e acabamento do painel (marrom)
– Emblema externo nas portas dianteiras
– Emblema interno
– Espelhos externos com carcaça cromada
– Estribos cromados
– Grade do radiador diferenciada
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Para-barros
– Quadro de instrumentos específico (movimento dos ponteiros de boas-vindas)
– “Santantônio” cromado
– Sistemas avançados de assistência ao condutor: frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automática do facho dos faróis
– Tapetes de carpete com bordados

 

 ULTRA TURBO DIESEL AUT. 9 MARCHAS 4×4 – R$ 187.490

– Acabamentos exteriores escurecidos e logotipo Fiat
– Acabamentos interiores escurecidos
– Bancos de couro com acabamento específico (vermelho)
– Bolsa para carga
– Bordado nas costas nos bancos dianteiros
– Capota marítima rígida
– Central multimídia de 10,1”
– Cor e acabamento do painel (vermelho)
– Emblema externo (portas dianteiras)
– Emblema interno
– Estribos pretos
– Grade do radiador diferenciada
– Maçanetas de porta na cor externa
– Moldura lateral da caixa de roda específica
– Nova bitola 10 mm maior
– Para-barros
– Quadro de instrumentos específico (movimento dos ponteiros de boas-vindas)
– Rodas de liga de alumínio de 17” + pneus AT Plus com escrita branca
– “Santantõnio” integrado
– Sistemas avançados de assistência ao condutor: frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa, comutação automática do facho dos faróis
– Tapetes de carpete com bordados

Conclusão

Em termos mercadológico, o bom torque e potência do novo motor turbo flex pode atrair mais consumidores para essa versão, e assim elevar a participação dessa motorização no mix de vendas. Mais um indicativo que pode aparecer uma versão Ultra flex. Atualmente a paridade é de 50/50 entre diesel e flex, mas a Fiat acredita que isso pode se mover para 45/55, com maior volume de flex.

A identidade visual da picape ficou mais imponente; as luzes de rodagem diurna (DRL) no conjunto ótico superior são também as setas dianteiras ao piscar na cor amarelo

A atualização da Fiat Toro para 2022 não pode ser considerada uma nova geração, pois a arquitetura básica foi mantida sem alterações, mas a renovação da frente, com diferenciação para as versões de topo é um ponto positivo e provavelmente pedido pelo mercado. A integração do novo motor GSE à plataforma não foi um trabalho pequeno, principalmente se considerar sua finalização no período de pandemia. Portanto, ficamos no aguardo da oportunidade de dirigir esse veículo para passar as impressões dinâmicas, visto que as impressões estáticas já agradaram bastante.

GB

Devido ao grande número de versões e três motores, são duas fichas técnicas, uma para motor flex e outra para Diesel.

FICHA TÉCNICA NOVA FIAT TORO – MOTORES FLEX
Endurance Freedom Volcano
1,8 flex T270 Flex T270 Flex T270 Flex
MOTOR E.torQ 1,8 Evo. 4-cil em linha, um comando no cabeçote, corrente, 16, injeção no duto, flex 4- cil, em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumÍnio, comando único, controle das válvulas de admissão MultiAir, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocompressor com interresfriador ar-água, flex
Cilindrada (cm³) 1.747                                   1.332
Diâm. x curso (mm) 80,5 x 85,8                                70 x 86,5
Tx. compressão 12,5:1                                   10,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 135/139/ 5.750                         180/185/5;750
Torque máximo (m·kgf/rpm), G ou E) 18,8/19,2/3.750                            27,5/1.750
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo  com câmbio automático de 6 marchas e uma à ré, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459, 2ª 2,508; 3ª 1,566; 4ª 1,142; 5ª 0,852; 6ª 0,672; ré 3,185
Relação dos diferenciais (:1)                                                              4,067
SUSPENSAO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem subchassi
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 11,9 12,2 12,2 12,2
FREIOS
Dianteiros (Ø mm( Disco ventilado/305
Traseiros (Ø mm) Tambor/254
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço. 6.x16 Aço. 6.x16 Alum., 6,5×17 Alum., 6,5×18
Pneus 225/70R16 225/70R16 225/65R17 225/60R18
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, picape cabine dupla, 4 portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Caçamba                                                                 937
Tanque de combustível 60 55 55 55
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.650 1.646 1.658 1.705
Carga útil 650 750 750 670
Peso rebocável                                                                400
DIMENSÕES (mm)
Comprimento                                                               4.945
Largura sem espelho                                                              1.845
Altura 1.672 1.673 1.739 1.739
Distância entre eixos                                                              2.990
Bitola dianteira/traseira                                                          1.547/1.575
Distância mínima do solo 250,8 250,8 251,2 259,2
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 14,4/12,9 10,7/10,6 10,8/10,7 11,2/11
Velocidade máxima (km/h, G/A) 178/179 200/202 199,5/201,5 195,5/197,5
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada 24,8 24,8 24,8 25,7
Ângulo de saída (º) 27,7 27,7 27,9 28,4
Ângulo de rampa (º) 20,9 20,9 21 21,7
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 9,0/6,3 9,7/6,6 9,4/6,5 9,4/6,5
Estrada (km/l, G/A) 11,1/8,0 10,7/7,9 10,8/8,0 10,8/8,0
FICHA TÉCNICA NOVA FIAT TORO – MOTOR DIESEL
Endurance Freedom Volcano Ranch Ultra
MOTOR Multijet II, 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, diesel.
Cilindrada (cm³)                                                                 1.956
Diâm x curso (mm)                                                              83 x 90,4
Tx. compressão                                                               16,5:1
Potência máxima (cv/rpm)                                                          170/3.750
Torque máximo (m·kgf/rpm)                                                         35,7/1.750
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo  com câmbio automático de 9 marchas e uma à ré, tração 4×4
Relações das marchas (:1) 1ª 4,700; 2ª,,840; 3ª 1,910; 4ª 1,380; 5ª 1,000; 6ª 0,810; 7ª 0,700; 8ª 0,580; 9ª 0,480; ré 3,806
Relação dos diferenciais (:1)                                                              3,136
SUSPENSAO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem subchassi
Traseira Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mín. de curva (m)                                                           12,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm(                                                Disco ventilado/305
Traseiros (Ø mm)                                                     Tambor/295
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço. 6.x16 Alum. 6,5×17 Alum. 6,5×18 Alum. 6,5×18 Alum. 6,5×17
Pneus 225/70R16 225/65R17 225/60R18 225/60R18 225/65R17
CARROCERIA
Tipo Monobloco em aço, picape cabine dupla, 4 portas, cinco lugares
CAPACIDADES (L)
Caçamba                                                         937
Tanque de combustível                                                         60
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.833 1.866 1.908 1.918 1.905
Carga útil                                                       1.000
Peso rebocável                                                       400
DIMENSÕES (mm)
Comprimento                                                        4.945
Largura sem espelho                                                       1.845
Altura 1.678 1.735 1.734 1.734 1.735
Distância entre eixos                                                       2.990
Bitola dianteira/traseira                                                 1.547/1.575
Distância mínima do solo 238,4 237,7 236,7 236,6 238,4
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,6 11,7 12,4 12,4 11,9
Velocidade máoxima (km/h) 195 193,5 193 189 193,5
DADOS OFF-ROAD
Ângulo de entrada 25,3 25,3 25 25 25,1
Ângulo de saída (º) 28,4 28,4 28,4 28,4 28,6
Ângulo de rampa (º) 21 21 20,9 20,9 21
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l)                                                             10,0
Estrada (km/l) 12,3 12,5 12,5 12,5 12,3





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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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