Apesar de muitas especulações sobre o encerramento da manufatura de veículos no Brasil, a Ford não deixou o país e segue apresentando novos produtos para o mercado brasileiro, não deixando esta oportunidade de fora do seu radar de vendas; afinal,este mercado tem alto potencial de reaquecimento. O mínimo esperado é chegarmos novamente ao patamar de 4 milhões de veículos vendidos ao ano (3,8 milhões em 2012, 2,05 milhões em 2020), e a partir desse ponto há expectativas de mais crescimento.
Nesta semana a Ford apresentou em seu campo de provas em Tatuí, SP o novo Ford Bronco Wildtrak importado do México. Lançado nos Estados Unidos em meados de 2020 (veja aqui) será trazido em versão única de carroceria 4-portas (não veremos a versão duas-portas por aqui neste momento) e apenas com motor 2,0 turbo a gasolina, câmbio automático de 8 marchas e tração integral por demanda nas quatro rodas.
Chega com preço público sugerido de R$ 256.990 e as reservas já podem ser feitas nas concessionárias da marca.
Se preferir, assista primeiramente ao vídeo gravado no Campo de Provas da Ford em Tatuí onde fizemos as primeiras avaliações do novo suve.
Motorização
O motor EcoBoost 2,0 a gasolina de quatro cilindros em linha está montado transversalmente possui 16 válvulas, duplo comando de válvulas com variação continua de fase na admissão e escapamento, corrente, cabeçote e bloco em alumínio, turbo com interresfriador do tipo ar-ar. Com calibração específica desenvolvida para utilizar a gasolina brasileira com 27,5% de álcool, entrega 240 cv a 5.500 rpm e tem torque máximo de 38 m·kgf a 3.000 rpm. A rotação de marcha-lenta é de 750 rpm e a rotação máxima do motor, 6.500 rpm.
O câmbio automático epicíclico de 8 marchas tem denominação comercial SelectShift e em modo manual permite trocas de marchas apenas através das borboletas do volante. A curiosidade fica pela inexistência de alavanca seletora de câmbio, no seu lugar um seletor rotativo para as posições P-R-N-D, sendo a Manual escolhida por um botão ao centro do seletor.
A tração é predominantemente dianteira com ativação da tração traseira sob demanda e com possibilidade de bloqueio dos diferenciais para melhor desempenho em terrenos escorregadios. Através do seletor rotativo G.O.A.T (Goes Over Any-Type Terrain, passa em qualquer tipo de terreno) localizado no console central é possível escolher entre os sete modos de condução. Cada modo seleciona automaticamente a resposta do pedal de acelerador, os pontos de troca automática de marcha e bloqueio do diferencial, facilitando assim a vida do motorista de menor experiência em terrenos fora de estrada.
Os sete modos de condução são: Eco, com resposta mais lenta do pedal do acelerador, troca de marchas em menor rotação e diminuição do desempenho do ar-condicionado. Esportivo, com trocas de marchas mais rápidas, resposta mais atuante do acelerador e maior resposta do sistema de direção. Escorregadio, maior controle do acelerador e mais tração para melhor aderência. Areia, altera o escalonamento de marchas, força maior rotação do motor e incrementa o controle de tração. Rock Crawl (avançar lentamente sobre pedras), a resposta do pedal do acelerador é mais pesada e incrementa o controle de tração. Lama/Terra, as trocas de marchas são moderadas, a resposta do pedal do acelerador é mais controlada e permite mais tração para garantir a aderência. Normal, que mantém todos os sistemas no ajuste básico padrão.
Desempenho
Na primeira parte da avaliação foram utilizadas as pistas pavimentadas do campo de provas, onde foi possível acelerar sem preocupação, dada a segurança do local. A aceleração é bem progressiva e a velocidade cresce rapidamente, atingindo 100 km/h a partir da imobilidade em cerca de 8 segundos. A velocidade máxima não foi divulgada pela Ford, mas chegou com facilidade a 180 km/h e ao frear para a curva de alta, contornada a cerca de 140 km/h, o Bronco se mostrou bem estável e na mão. Na segunda volta acelerei um pouco mais na curva de entrada da reta, e foi possível sentir o controle de estabilidade atuando no momento exato, sem ser muito intrusivo, e permitindo pequeno escorregamento lateral dos pneus.
No trecho de média e baixa velocidade composto por curvas mais fechadas nota-se maior rolagem lateral da carroceria do que os suve de shopping que avaliamos por aí, mas isso é um compromisso necessário para que o desempenho e conforto em piso mais severo fora de estrada não fique prejudicado.
Ainda no trecho de curvas chamou a atenção a excelente calibração do sistema de direção com assistência elétrica. O centro é muito bem definido, e o incremento de esforço ao esterçar para fora do centro cresce de maneira linear, e está muito bem indexado à velocidade do veículo. O esforço para manobras estáticas é bem baixo, dando conforto ao motorista que trafegue principalmente em trechos urbanos.
No comboio de cinco veículos teve simulação do controle adaptativo de velocidade de cruzeiro. O veículo à frente reduziu a velocidade progressivamente e todo comboio acompanhou a velocidade do veículo-madrinha autonomamente até à parada total. O mesmo acontecendo na reaceleração, após segundos de parada o comboio voltou ao movimento seguindo a aceleração do carro-madrinha. Se a parada for superior a 3 segundos, por questão de segurança é necessário o comando do acelerador pelo motorista para que o veículo volte a andar e reestabelecer a velocidade previamente ajustada.
Fora de estrada
A equipe de engenheiros da Ford preparou um roteiro dentro do campo de provas com diversos tipos de pisos e obstáculos permitindo conhecer os principais recursos do Bronco.
O início do trajeto por estradas de terra com cascalho solto já mostrou a sua boa capacidade de tração e mesmo forçando uma escapada de traseira, o sistema de tração sob demanda, associado ao controle de estabilidade, traz o veículo de volta para a trajetória ideal.
Os eventos foram se sucedendo com passagem por pista de areia, onde o modo de condução força o câmbio a trabalhar em marcha mais reduzida, e o motor em regime de rotação mais alto, vencendo com menor dificuldade a resistência imposta pelo terreno. Para transpor o morro com 25 graus de inclinação (46,6%), e selecionando o modo Rock Crawl (Rocha), o Bronco Sport subiu com facilidade, e até pensei que fosse sentir falta de uma caixa reduzida, mas não fez falta; talvez para situações mais exigentes, faça. A câmera frontal é ativada automaticamente nesse modo, facilitando a visibilidade à frente.
Nos trechos de descida com lama senti a falta de um controle automático de descida, ou talvez de uma maior habilidade minha para que o veículo não ganhasse tanta velocidade. E o destaque é o controle de velocidade de trilha, que permite ajustar baixas velocidades para transpor trecho de lama ou alagados em velocidade constante, deixando a atenção do motorista apenas para conduzir o volante e encontrar o melhor trajeto na trilha.
Para uma análise mais profunda das capacidades fora de estrada do novo Ford Bronco precisaremos da ajuda de Luís Fernando Carqueijo, editor de fora de estrada do AE, quando a Ford nos ceder um veículo para o teste de uma semana. Para um contato inicial, esta prévia no campo de provas já foi bem valiosa.
O posicionamento de produto da Ford para o Bronco Sport é atingir um público que busque um veículo com boa capacidade fora de estrada, com um desenho elegante e funcional, com potência e versatilidade para uso diário, sem dispensar a comodidade ao dirigir e com bom nível de tecnologia embarcada.
Os principais atributos fora de estrada são atendidos com ângulo de entrada de 30,4 graus, ângulo de saída de 33,1 graus e ângulo de transposição de rampa de 24,4 graus. A altura livre do solo é de 223 mm e tem entre-eixos de 2.670 mm. O veículo ode ser conduzido em inclinações laterais de até 20 graus e longitudinais de 25 graus. Talvez não seja o melhor da categoria, mas certamente não ficará parado em qualquer obstáculo. E a capacidade de imersão é de 600 mm, sendo inferior à picape Ford Ranger, que é de 800 mm.
O veículo vem com pneus Pirelli Scorpion ATR de medida 225/65R17 que se mostrou bem silencioso no uso em asfalto, e com boa aderência nos trechos de terra e lama.
Exterior atraente
O novo Ford Bronco Sport Wildtrak tem um estilo que eu chamaria de bruto requintado, com muitos detalhes de caracterização marcante para o veículo. Na parte frontal são dois ganchos abertos para facilitar o reboque através de cinta. E o para-choque traz o nome Bronco em alto relevo sem que o logotipo oval azul da Ford aparecesse por aqui. Os faróis em LED têm bonita assinatura luminosa definida pela luz de rodagem diurna, também em LED.
A pintura em preto do teto e das colunas define um padrão de aparência bem robusta e associado às grandes molduras plásticas que circundam todo o veículo, puxa a inspiração esportiva e aventureira do modelo. A Ford entrou na onda da Jeep de espalhar “easter eggs” (ovos de páscoa) pelo carro.
São nove cores disponíveis para escolha, sendo quatro nas tonalidades branco, prata, cinza e preto, sobrando outras cinco opções que variam entre amarelo, marrom, vermelho, azul claro e azul mais escuro. Dessa maneira fugiu-se do tradicional branco, prata e preto apenas.
Requinte e praticidade no interior
Começando a análise pelo piso nota-se que a vocação aventureira está ali, pois em vez do carpete utiliza revestimento emborrachado para facilitar a limpeza. Sobretapetes em carpete complementam e dão requinte.
As laterais de portas, painel de instrumento e bancos são revestidos com materiais nobres em bonita combinação de cores com marrom e preto alternando desenhos e texturas nos revestimentos.
O conforto ao dirigir é proporcionado pelo desenho do interior com facilidade de acesso aos principais comandos. Volante é multifuncional com borboletas para troca de marchas; fácil visualização do ótimo e completo quadro de instrumentos. A central multimídia está bem posicionada no alto e ao centro do painel.
O sistema de ar-condicionado tem comando eletrônico de duas zonas e todos os botões da central de climatização e do sistema de som e multimídia são mecânicos, facilitando a operação em terrenos acidentados, onde a movimentação da carroceria arremessa o dedo para uma função indesejada.
O compartimento de bagagem é dotado de um sistema flexível que permite acomodar diversos tipos de bagagens e equipamentos. A cobertura do assoalho é revestida com elastômero termoplástico que além da ótima resistência, também é lavável e de fácil limpeza. Na coluna traseira aparece o abridor de garrafas que é tradição do Ford Bronco, além de ganchos e argolas que facilitam a vida no meio da aventura. E para complementar a versatilidade do porta-malas, a tampa traseira tem o recurso de abrir totalmente ou abrir apenas o vidro vigia traseiro.
Clique com botão esquerdo do mouse sobre a foto para abrir e ler a legenda
Conectividade e segurança
Um dos fortes atributos do Ford Bronco Sport é a conectividade e tecnologia embarcada. Carregador de bateria de celular por indução (sem fio) está acompanhado de portas USB e USB-C no console central, no apoio de braços dianteiro e no interior do porta-malas. Tomadas 12-volts na dianteira e também no porta-malas.
Utiliza a central multimídia Sync3 com tela tátil de 8” e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay via cabo. O sistema de som B&O é de altíssima qualidade com 1.000 W de potência e 10 alto-falantes e subwoofer. E o Ford Bronco Sport é mais um veículo a utilizar o FordPass Connect que permite interações com o veículo através de aplicativo do celular.
A tecnologia embarcada permite a utilização de diversos sistemas de segurança e auxilio ao motorista, com destaque para alerta de colisão frontal com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobra evasiva, alerta de ponto cego nos retrovisores externos, sistema de reconhecimento de placas de velocidade, São bolsas infláveis e o farol alto é automático.
Mercado
Para o posicionamento de preço do novo Ford Bronco Sport os executivos da empresa fizeram uma análise interessante ao comparar o novo veículo de alta capacidade fora de estrada com suves médios de luxo. Além de comparar as funcionalidades e tecnologias oferecidas por esses supostos competidores, analisaram também o volume de vendas de cada um.
Apesar de não divulgar qual a expectativa de volume de vendas para o novo Bronco Sport, pelo gráfico apresentado podemos estimar que se a Ford conseguir sustentar este preço de lançamento, poderemos ter mais de 1.500 unidades pelas trilhas, ou mais provável nas ruas, em um ano. E apesar de ser desenhado para trilhas, vai muito bem ao shopping também.
Fica a curiosidade para ver como uma versão blindada enfrentaria esse tipo de terreno. Já se adiantando à busca por blindagem, a Ford homologou a empresa Leandrini para executar blindagem a nível 3-A e vidros AGP B33, preservando a garantia de 3 anos para os itens modificados e 5 anos para o material de blindagem. O custo desse serviço está ajustado em R$ 87.500 com a possibilidade de inclusão no financiamento do veículo. Fica a curiosidade para ver o desempenho de um blindado no fora de estrada.
GB
FICHA TÉCNICA FORD BRONCO SPORT 2,0 TURBO | |
MOTOR | |
Designação do motor | 2.0 EcoBoost |
Descrição | 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote em alumínio, duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento, 16 válvulas, corrente, injeção direta, turbocompressor com interresfriador, gasolina |
Cilindrada (cm³) | 1.999 |
Diâmetro e curso (mm) | 87,5 x 83,1 |
Taxa de compressão (:1) | 10,0 |
Potência (cv/rpm) | 240/5.500 |
Torque (m·kgf/rpm) | 38/3.000 |
Corte de rotação (rpm) | 6.500 |
Comprimento da biela (mm) | n.d. |
Relação r/l | n.d. |
CÂMBIO | |
Tipo | 8 marchas automático epicíclico |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,689; 2ª 3,306; 3ª 3,012; 4ª 1,923; 5ª 1,446; 6ª 1,000; 7ª 0,747; 8ª 0,617 Ré 3,400 |
Relação de diferencial (:1) | 3,8 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros(Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 7Jx17 |
Pneus | 225/65R17 Pirelli Scorpion ATR |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.386 |
Largura sem/com espelhos | 1.938/2.099 |
Altura | 1.797 |
Distância entre eixos | 2.670 |
Bitola dianteira/traseira | n.d./n.d. |
Distância mínima do solo (mm) | 223 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.718 |
Carga útil (kg) | 441 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Tanque de combustível (L) | 64 |
Porta-malas (L) | 580/1.472 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | n.d. |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | n.d. |
Velocidade máxima (km/h) | n.d. |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) | n.d. |
Estrada (km/l) | n.d. |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 8ª (km/h) | 56,6 |
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) | 2.100 |
Rotação à vel. máxima em 6ª (rpm) | n.d. |
MANUTENÇÃO | |
Revisões Troca de óleo do motor (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo (anos) | 3, sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS FORD BRONCO SPORT WILDTRAK |
CONFORTO |
Ar-condicionado digital de duas zonas |
Banco do motorista com regulagem elétrica |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Carregador para smartphone por indução (Wireless) |
Central multimídia Sync3 com tela de 8″ |
Comando de voz |
Conexões: 2 USB dianteiro, 2 USB traseiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Teto solar elétrico |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Chave presencial com sensores nas maçanetas |
Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre |
Partida do motor sem chave |
Sensor de monitoramento interior |
Sistema de frenagem automática na cidade |
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária |
Trava para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Alerta de centralização de faixa |
Alerta de ponto cego |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera de ré |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução – Drive Modes |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com função alto automático |
Faróis Full LED |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
Partida remota com climatização |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento traseiro |
Volante com regulagem de altura e distância |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro enrre os bancos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Jogo de tapetes |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Barras de teto de alumínio |
CHASSI |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico |
Rodas de alumínio 17” com pneus 225/65R17 |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM |
Abertura independente do vidro vigia traseiro |
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens |
Estepe temporário |
Tomada 12 V |