A partir de agora os proprietários de veículos antigos das marcas Jaguar e Land Rover têm a opção de restaurar seus clássicos na própria fábrica. Situada em Itatiaia, RJ, a oficina foi montada na unidade de produção dos carros novos e obedece às mesmas rígidas normas da Jaguar Land Rover Classic inglesa.
Intitulada Clínica de Restauração Jaguar Land Rover, recebeu equipamentos e peças originais JLR e tem uma equipe especializada e dedicada à restauração minuciosa, que manterá a autenticidade de veículos antigos das duas marcas. Com uma oficina ampla, o local possui seis baias para montagem e desmontagem de veículos e cabine de pintura dedicada às restaurações. São 900 m², espaço suficiente para receber simultaneamente 12 veículos, tudo sob o rigoroso processo de homologação da Jaguar Land Rover.
O primeiro veículo restaurado pela oficina foi um Defender 110 de 1996, que englobou recuperar toda a carroceria, o interior e a mecânica. Antes de começarem os serviços, a equipe da Jaguar Land Rover conversou com o proprietário para entender todas as particularidades do carro, sua história e as preferências na restauração, como parte do processo de preservação de cada detalhe.
“Decidimos criar esta unidade para celebrar o passado de nossas marcas e dar um futuro glorioso aos veículos clássicos dos clientes. O local foi estrategicamente pensado, de modo que podemos contar com toda a estrutura e a experiência da fábrica no estado do Rio de Janeiro e oferecer um serviço com peças originais e genuínas da marca Jaguar Land Rover”, conta Oscar Neto, diretor da fábrica de Itatiaia.
“Entendemos que os modelos clássicos da Jaguar Land Rover têm histórias únicas e relacionadas às experiências vividas pelos seus donos. Esse trabalho cuidadoso de restauração também visa preservar essas histórias”, complementa Wiliam Oliveira, gerente responsável pela Clínica de Restauração.
AB