• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

MAHLE APRESENTA MOTOR ELÉTRICO EFICIENTE E SEM MANUTENÇÃO

identicon por Augusto Botelho
18/05/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Mahle

Fotos: Divulgação Mahle





Depois de, há cerca de cinco anos, a Honda ter anunciado que estava em condições de fabricar o primeiro motor elétrico sem metais pesados de terras raras, eis que a alemã Mahle, empresa fornecedora de peças para automóveis, anuncia o seu primeiro motor elétrico livre de imãs. Ou, dito de outra forma, sem qualquer tipo de elemento das chamadas terras raras.

As terras raras, ou metais de terras raras são, de acordo com a classificação da IUPAC – International Union of Pure and Applied Chemistry – em português União internacional da Química Pura e Aplicada, um grupo relativamente abundante de 17 elementos químicos que ocorrem nos mesmos minérios e apresentam propriedades físico-químicas semelhantes.

Chamadas por alguns de “o ouro do século 21”, por sua raridade e valor econômico, as terras raras são metais que servem de matéria-prima essencial para itens de alta tecnologia. Entre as características de maior destaque estão a condução de calor e de eletricidade, além do fato de se tratarem de estruturas que são altamente magnetizáveis. São minérios que garantem características únicas a diversos tipos de ligas metálicas, como as usadas em celulares, na fabricação de imãs de alta potência e nos carros híbridos, entre outros. O nome terras raras vem da difícil localização e do processo de extração desses materiais.

Em comunicado, a empresa alemã garante que a tecnologia por ela desenvolvida, sem quaisquer elementos de terras raras, não só torna a produção mais compatível com o meio ambiente, como traz, igualmente, vantagens em termos de custos e segurança de recursos.

A MAHLE GmbH foi fundada por Hermann Mahle em 1º de dezembro de 1920, em Stuttgart, Alemanha

“Com o nosso novo motor elétrico, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade como empresa que opera de forma sustentável”, afirma o presidente da Mahle, Michael Frick, acrescentando que “dispensar a utilização de imãs e, portanto, o uso de elementos de terras raras, oferece um grande potencial, não apenas do ponto de vista geopolítico, como também no que diz respeito ao uso responsável da natureza e dos seus recursos”, reforça Frick.

Além de ser ambientalmente mais correto, o novo motor elétrico é altamente eficiente, com eficácia na ordem dos 95%, seja em que regime for. Com esta promessa, este novo componente passa a rivalizar diretamente com os motores dos monopostos da Fórmula E, os únicos que até agora conseguiram um tal nível de eficiência.

Outro ponto destacado pela Mahle é a durabilidade, graças ao recurso de transmissão de corrente elétrica sem contato entre as partes rotativas e estacionárias, no interior do motor. O que, dito de outra forma, significa um motor sem necessidade de qualquer manutenção ao longo da vida, além de ser passível de ser utilizado numa ampla gama de aplicações.

“O nosso motor sem ímãs pode ser descrito como uma inovação, já que oferece várias vantagens que ainda não haviam sido combinadas num produto deste tipo”, acrescenta o vice-presidente corporativo da Mahle, Martin Berger. “Como resultado desta conquista, podemos oferecer aos nossos clientes um produto com excelente eficiência, a um custo comparativamente baixo”, finaliza.

AB







Próximo
Foto: Alfa Romeo Orlen

F-1 CHEGA A MÔNACO, VITRINE DE SONHOS, DECEPÇÕES E NEGÓCIOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17