O uso de sistemas eletrônicos cada vez mais complexos nos veículos trouxe à tona a preocupação com a segurança desses dados. A Mercedes-Benz desempenha um papel importante na digitalização da mobilidade e, para fortalecer e garantir a proteção dos dados de todos os clientes, a segurança de seu produto é um pilar estratégico fundamental.
Os pesquisadores do Tencent Security Keen Lab conduziram uma análise detalhada e abrangente do hardware e do software do MBUX – Mercedes-Benz User Experience. Esse laboratório de pesquisa de segurança pertence à Tencent, o maior portal de serviços de internet da China, e conta com uma equipe de profissionais que apoia o avanço dos recursos em veículos inteligentes conectados. A empresa tem uma equipe de pesquisa altamente especializada em segurança cibernética para computadores e dispositivos móveis.
Simultaneamente, os dois lados uniram forças para desenvolver soluções para as descobertas e já começaram com o lançamento das correções. Em uma pesquisa de oito meses, na qual foi testado o sistema de informação e infotenimento MBUX, a equipe encontrou vários obstáculos de segurança e explorou com sucesso algumas superfícies de ataque. Eles obtiveram o primeiro acesso físico e, como consequência, posteriormente, o acesso remoto à principal ECU da unidade principal.
Isso permitiu que executassem certas funções do veículo remotamente, como mudar as cores da iluminação interna e exibir imagens na tela de infotenimento. Além disso, eles demonstraram como acessar e comprometer um chip interno no equipamento. Os novos veículos são vistos como se fossem computadores sobre rodas.
“A experiência de segurança em todo o mundo é absolutamente valiosa para nós, a fim de melhorarmos continuamente a proteção de dados dos nossos veículos. Portanto, apreciamos muito o trabalho da Tencent Security Keen Lab, além de seu profundo conhecimento. Gostaria de agradecer a toda equipe pela colaboração produtiva que pretendemos continuar no futuro”, afirma Adi Ofek, diretor-executivo da Mercedes-Benz Tel Aviv e responsável pela segurança de TI automobilística na Mercedes-Benz.
“A segurança do automóvel e do usuário é um dos nossos objetivos mais importantes. Estamos felizes em contribuir para tornar os veículos Mercedes-Benz ainda mais seguros e em ter a oportunidade de cooperar com os especialistas digitais da marca”, declarou Shi Wu, executivo da Tencent Security Keen Lab.
Nos últimos anos, o Keen Lab expandiu os recursos em novas áreas de pesquisa. Um dos principais focos é a segurança automobilística, um campo no qual a empresa tem parceria com grandes marcas. A companhia apoia o avanço dos recursos de segurança de automóveis inteligentes conectados, auxiliando fabricantes de automóveis em questões de desenvolvimento técnico e tecnológico.
AB