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Home GB

TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO 2022, NO USO 

COM APENAS UMA ALTERAÇÃO PARA 2022 O SUVE COMPACTO SEGUE BRIGANDO PELA LIDERANÇA DO SEGMENTO

identicon por Gerson Borini
29/05/2021
em GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor







Prestes a completar um ano do lançamento da terceira geração e já tendo atingido a marca de 100 mil unidades produzidas (leia aqui), o Chevrolet Tracker Premier 1,2-l traz apenas uma novidade para o ano-modelo 2022, o espelhamento de celular sem fio. O modelo já chegou a liderar as vendas no segmento em alguns meses ao longo deste ano de vida, mas sofre com a falta de componentes eletrônicos para manter a oferta de unidades em alta e atender a demanda dos consumidores.

Tradicional foto AE

Toda mecânica do veículo segue inalterada em relação ao modelo avaliado em junho de 2020, assim como o visual exterior e interior, portanto o vídeo disponível no canal YouTube do AE segue atual e pode continuar a ser utilizado como referência para os interessados em conhecer o modelo 2022, exceto na divisão de versões e preços que passa a ter a seguinte distribuição:

Tracker 1.0 AT – R$ 70.000
Tracker 1,0 Manual – R$ 98.120
Tracker 1,0 LT – R$ 107.480
Tracker 1,0 LTZ – R$ 116.590
Tracker 1,0 Premier – R$ 125.300
Tracker 1,2 Premier – R$ 134.030 (versão testada)

Nota-se que o motor de maior cilindrada e mais potente (132/133 cv contra o 1-litro de 116 cv com gasolina ou álcool) está disponível apenas na versão Premier, a mesma testada nesta semana. Só lembrar que o motor 1,2-L ocasiona Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 11% versus 7% do motor 1-litro, o que acaba incidindo no preço público.

O número de visualizações dos vídeos no canal AE é uma boa referência para perceber o interesse do público para cada modelo. O vídeo do Tracker Premier 1,2-l 2021, é o mais visto do AE em toda história do canal, já tendo atingido praticamente 350 mil visualizações em menos de um ano da sua publicação. Se preferir, assista primeiramente ao vídeo, caso ainda não tenha visto:

Novidade 2022

O Tracker já apresentava o carregador de celular por indução (sem fio) e para 2022 traz a projeção sem fio de aplicativos do smartphone diretamente na tela do MyLink de 8 polegadas. É uma tecnologia que traz mais praticidade para o dia a dia e é inédita para o segmento. Esta atualização está disponível apenas nas versões equipadas com OnStar e Wi-Fi. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e é capaz de projetar apps como o Waze, Spotify e WhatsApp pelo multimídia.

Clique  nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

A outra alteração foi apenas mercadológica e estratégia de vendas. As listas de preços e os concessionários passam a divulgar a potência do motor e não mais a cilindrada, visto que com a tecnologia turbo e a redução da cilindrada dos motores, os números de potência e torque passam a ser mais representativos e ideais para comparações. Estratégia similar já é utilizada pela VW com o torque, em N.m, diferenciando as motorizações, e a Stellantis, que já passou a adotar essa formatação no novo motor GSE da Fiat e Jeep, o T270.

Marketing deve realçar a potência do motor, porém sem a adoção de emblemas na carroceria

Motorização

Quanto mais eu dirijo veículos do segmento compacto com motores entre 1,0 e 1,5-l turbocarregados, mais eu aprecio essa diminuição da cilindrada dos motores. É certo que o 1,0 turbo para veículos mais pesados traz frustração em retomadas de velocidade, mas de 1,2-l para cima, não é possível reclamar.

No caso do Tracker Premier 1,2-l o motor tricilindro com turbocompressor e interresfriador ar/ar é oriundo da família CSS Prime e batizado de Ecotec. Com duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, correia dentada embebida em óleo com 240 mil km de vida útil, construção do bloco e cabeçote em alumínio, e injeção nos dutos, entrega 132/133 cv a 5.500 rpm e 19,4/21,4 m·kgf a 2.000 rpm.

Motor moderno mas poderia receber um melhor acabamento e arrumação no compartimento

O câmbio automático epicíclico de 6 marchas GF6 é o mesmo aplicado em outros modelos da linha GM produzidos no Brasil, Argentina e México, e está muito bem adaptado aos 1.271 kg de peso em ordem de marcha do veículo.

Alavancas de câmbio e de freio de estacionamento tradicionais da plataforma

Nesta semana de teste, utilizando sempre gasolina, e tendo rodado 721 km, 80% em estradas, o consumo acumulado foi de 13,3 km/l. E no percurso de 130 quilômetros entre a GM em São Caetano do Sul e Campinas, na rodovia a 120 km/h (reais) o consumo foi de 15,2 km/l. Nada mau, e melhores que o obtido no teste do ano passado. Os valores homologados junto ao Inmetro são 11,2/7,7 km/l no tráfego urbano e 13,5/9,4 km/l, no rodoviário.

Faróis em LED com ajuste de altura do facho, luz de rodagem diurna (DRL) e luz de curvas

Com um consumo bom como este, até o tanque de apenas 44 litros começa a ficar gigantesco, pois permite autonomia de mais de 600 quilômetros com gasolina.

Note que o consumo está sendo medido em todos os testes com carro rodando na velocidade real (GPS) de 120 km/h, e não pelo velocímetro. No caso deste Tracker Premier a aferição do velocímetro mostrou um erro maior que 5%, chegando a 8% a 120 km/h (indicava 129 km/h).

Linhas do veículo seguem atuai

Dinâmica inalterada

Assim como na motorização, os sistemas de suspensão, direção e freio seguem inalterados nas suas especificações. Porém, os freios que  mostraram desvio direcional nas frenagens de emergência no veículo testado no ano passado, já não apresentam mais essa característica. Já havia notado essa melhoria no teste do Tracker Premier 1,0 em março, e agora ratifico esse melhor desempenho neste novo teste. Importante salientar que tanto no teste de 2020 como neste os veículos estavam equipados com o mesmo pneu Goodyear EfficientGrip 215/55R17V.

Roda diamantada com pintura escurecida são destaques da versão Premier

No sistema de direção foi possível sentir o centro ligeiramente indefinido, aparentando ajuste excessivo da caixa de direção. Isso pode acontecer pois o veículo testado estava com menos de mil quilômetros rodados, e uma acomodação no sistema é esperado nos primeiros 5 mil km. Mas nada que desabone o bom compromisso do sistema com assistência elétrica em esforço e precisão de direção.

Volante multifuncional com base aplanada tem boa empunhadura

Carroceria

Tanto o desenho do exterior quanto no interior segue inalterado, com o exterior ainda bem atualizado perante a concorrência do segmento, o que mais cresce no mundo e no Brasil.

A elegância do interior, notada na primeira avaliação, com revestimentos em duas cores (azul e preto), segue inalterada para 2022. Os materiais empregados são de boa qualidade com o desenho das costuras e a alternância de texturas deixando um visual bem bonito, além de ser bem funcional, com muitos compartimentos porta-objetos.

Clique  nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Um sistema que seria interessante uma análise e comparação com a ampla concorrência do segmento é o modo automático do ar-condicionado. A permanência em altas velocidades do ventilador interno é longa e traz incômodo a todos os ocupantes do veículo, pelo ruído. É possível sentir que a temperatura de conforto já foi atingida e mesmo assim o ventilador segue funcionando em alta velocidade..

Console central é compacto e o controle automático do ar-condicionado merece uma recalibração

Mercado

Como acontece com quase todos os veículos produzidos no Brasil a dependência de componentes importados é grande e sofre influência da variação da taxa de câmbio. O mesmo acontece com os principais materiais que compõem um veículo (aço, plástico e alumínio). Com isso acompanhamos o crescimento exponencial dos preços em todos os segmentos.

As molduras plásticas nas bordas dos para-lamas propiciam um visual mais aventureiro ao veículo

No caso do Tracker Premier 1,2-l o aumento foi de 15% desde seu lançamento, sendo parte deste crescimento o incremento de ICMS que o governador de São Paulo impôs para os paulistas. A GM deve apresentar um novo aumento de seus veículos a partir de 1º de  junho, portanto essa diferença será ainda maior.

Boa tecnologia a bordo

Aliado a esses aumentos o Tracker e outros produtos da linha Chevrolet enfrentam a indisponibilidade de componentes eletrônicos que levou a interrupção da produção de Onix em Gravatai, RS, por cerca de três meses, e nesta semana a GM anunciou a interrupção da produção na linha de São Caetano do Sul, SP por dois meses. Se essa parada da linha de São Caetano é ruim para a disponibilidade de Tracker no mercado, o que certamente manterá os preços em alta, por outro lado é o prenúncio que um novo veículo estará chegando após o retorno das atividades. Poderemos ver novidades no Spin e uma nova picape derivada da plataforma GEM. A conferir.

GB

FICHA TÉCNICA TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO AT6 2022
MOTOR
Designação Ecotec 1.2 Turbo
Descrição 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, correia dentada embebida em óleo, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex
Cilindrada (cm³) 1.199
Diâmetro e curso (mm) 75,0 x 90,5
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A) 132/133/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) 19,4/21,4/2.000
Comprimento da biela (mm) n.d
Relação r/l n.d
SISTEMA ELÉTRICO
Bateria  (V/A·h) 12 / 60 A·h EFB
Alternador (A) 130
TRANSMISSÃO
Câmbio GF6 – Transeixo automático epicíclico de 6 marchas, tração dianteira
Relações da marchas (:1) 1ª- 4,45; 2ª- 2,91;  3ª-1,89; 4ª-1,45; 5ª-1,0; 6ª-0,74;
ré 2,87
Relação de diferencial (:1) 3,14
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem com subchassi
Traseira Eixo de torção tubular hidroformado, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,9
FREIOS
Dianteiros, tipo (Ø mm) Disco ventilado, 276
Traseiros, tipo (Ø mm) Tambor/n.d
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 7Jx17
Pneus 215/55R17
Estepe temporário Aço, 4Jx16, pneu T115/70R16
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,352
Área frontal (calculada) (m²) 2,329
Área frontal corrigida (m²) 0,82
CONSTRUÇÃO
Carroceria Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 393/1.278 até teto com banco traseiro rebatido
Tanque de combustível 44
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.271
Carga útil 410
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.270
Largura sem/com espelhos 1.791/2.057
Altura 1.626
Distância entre eixos 2.570
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 9,4
Velocidade máxima (km/h) 185 (limitada)
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) (G/A) 11,2/7,7
Estrada (km/l) (G/A) 13,5/9,4
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 52,6
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) 2.280
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) 4.750
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO AT6 2022
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Alerta de colisão frontal
Alerta de ponto cego
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
Controle eletrônico de estabilidade e tração
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior
Faróis  tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade
Imobilizador de motor
Indicador de distância do veículo da frente
Indicador de nível de vida de óleo
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED
Luz traseira de neblina
Monitoramento de pressão dos pneus
Regulagem de altura do facho dos faróis
APARÊNCIA
Defletor de teto traseiro
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas
Grade frontal com detalhes cromados
Lanterna em LED
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
Maçanetas internas cromadas
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata
Rack de teto na cor prata
Roda de liga de alumínio aro 17? com design exclusivo para a versão Premier
Volante esportivo com revestimento premium
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave
Ajuste do volante de direção em altura e distância
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras
Ar-condicionado com controle automático
Assistente de partida em aclive
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas por tecla balanceira no pomo da alavanca seletora
Câmera de ré
Carregador de telefone celular por indução
Chave com sensor de aproximação
Cobertura do porta-malas
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo)
Console central com descansa-braço
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade
Controles de áudio e telefone no volante
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo
Iluminação no porta-luvas e porta-malas
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual)
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto
Luz de teto traseira
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro
Painel de instrumentos 3,5? digital TFT em cores
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação
Partida por botão com chave presencial
Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso)
Porta-revistas  no dorso do encosto do banco do passageiro
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro
Sistema de estacionamento automático
Teto solar elétrico panorâmico
Tomada 12 V no console central
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
BANCOS
Bancos com revestimento premium nas cores  Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue”
Banco do motorista com regulagem de altura
Banco traseiro bipartido e rebatível
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
ENTRETENIMENTO
Alto-falantes (6)
Antena de teto
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8?, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, R[adio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB
Entrada USB dupla para o banco traseiro
Espelhamento de celular por Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos **
ACABAMENTO INTERNO
Acabamento interno em preto “Jet Black” e azul “Captain Blue”
GARANTIA
36 meses
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone
**  Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A.. Valores e condições de pagamento disponíveis no website





Tags: Chevrolet Tracker Premier 1.2GBGerson BoriniTrackerTracker Premier
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Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

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