Prestes a completar um ano do lançamento da terceira geração e já tendo atingido a marca de 100 mil unidades produzidas (leia aqui), o Chevrolet Tracker Premier 1,2-l traz apenas uma novidade para o ano-modelo 2022, o espelhamento de celular sem fio. O modelo já chegou a liderar as vendas no segmento em alguns meses ao longo deste ano de vida, mas sofre com a falta de componentes eletrônicos para manter a oferta de unidades em alta e atender a demanda dos consumidores.
Toda mecânica do veículo segue inalterada em relação ao modelo avaliado em junho de 2020, assim como o visual exterior e interior, portanto o vídeo disponível no canal YouTube do AE segue atual e pode continuar a ser utilizado como referência para os interessados em conhecer o modelo 2022, exceto na divisão de versões e preços que passa a ter a seguinte distribuição:
Tracker 1.0 AT – R$ 70.000
Tracker 1,0 Manual – R$ 98.120
Tracker 1,0 LT – R$ 107.480
Tracker 1,0 LTZ – R$ 116.590
Tracker 1,0 Premier – R$ 125.300
Tracker 1,2 Premier – R$ 134.030 (versão testada)
Nota-se que o motor de maior cilindrada e mais potente (132/133 cv contra o 1-litro de 116 cv com gasolina ou álcool) está disponível apenas na versão Premier, a mesma testada nesta semana. Só lembrar que o motor 1,2-L ocasiona Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 11% versus 7% do motor 1-litro, o que acaba incidindo no preço público.
O número de visualizações dos vídeos no canal AE é uma boa referência para perceber o interesse do público para cada modelo. O vídeo do Tracker Premier 1,2-l 2021, é o mais visto do AE em toda história do canal, já tendo atingido praticamente 350 mil visualizações em menos de um ano da sua publicação. Se preferir, assista primeiramente ao vídeo, caso ainda não tenha visto:
Novidade 2022
O Tracker já apresentava o carregador de celular por indução (sem fio) e para 2022 traz a projeção sem fio de aplicativos do smartphone diretamente na tela do MyLink de 8 polegadas. É uma tecnologia que traz mais praticidade para o dia a dia e é inédita para o segmento. Esta atualização está disponível apenas nas versões equipadas com OnStar e Wi-Fi. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e é capaz de projetar apps como o Waze, Spotify e WhatsApp pelo multimídia.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A outra alteração foi apenas mercadológica e estratégia de vendas. As listas de preços e os concessionários passam a divulgar a potência do motor e não mais a cilindrada, visto que com a tecnologia turbo e a redução da cilindrada dos motores, os números de potência e torque passam a ser mais representativos e ideais para comparações. Estratégia similar já é utilizada pela VW com o torque, em N.m, diferenciando as motorizações, e a Stellantis, que já passou a adotar essa formatação no novo motor GSE da Fiat e Jeep, o T270.
Motorização
Quanto mais eu dirijo veículos do segmento compacto com motores entre 1,0 e 1,5-l turbocarregados, mais eu aprecio essa diminuição da cilindrada dos motores. É certo que o 1,0 turbo para veículos mais pesados traz frustração em retomadas de velocidade, mas de 1,2-l para cima, não é possível reclamar.
No caso do Tracker Premier 1,2-l o motor tricilindro com turbocompressor e interresfriador ar/ar é oriundo da família CSS Prime e batizado de Ecotec. Com duplo comando de válvulas variável na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, correia dentada embebida em óleo com 240 mil km de vida útil, construção do bloco e cabeçote em alumínio, e injeção nos dutos, entrega 132/133 cv a 5.500 rpm e 19,4/21,4 m·kgf a 2.000 rpm.
O câmbio automático epicíclico de 6 marchas GF6 é o mesmo aplicado em outros modelos da linha GM produzidos no Brasil, Argentina e México, e está muito bem adaptado aos 1.271 kg de peso em ordem de marcha do veículo.
Nesta semana de teste, utilizando sempre gasolina, e tendo rodado 721 km, 80% em estradas, o consumo acumulado foi de 13,3 km/l. E no percurso de 130 quilômetros entre a GM em São Caetano do Sul e Campinas, na rodovia a 120 km/h (reais) o consumo foi de 15,2 km/l. Nada mau, e melhores que o obtido no teste do ano passado. Os valores homologados junto ao Inmetro são 11,2/7,7 km/l no tráfego urbano e 13,5/9,4 km/l, no rodoviário.
Com um consumo bom como este, até o tanque de apenas 44 litros começa a ficar gigantesco, pois permite autonomia de mais de 600 quilômetros com gasolina.
Note que o consumo está sendo medido em todos os testes com carro rodando na velocidade real (GPS) de 120 km/h, e não pelo velocímetro. No caso deste Tracker Premier a aferição do velocímetro mostrou um erro maior que 5%, chegando a 8% a 120 km/h (indicava 129 km/h).
Dinâmica inalterada
Assim como na motorização, os sistemas de suspensão, direção e freio seguem inalterados nas suas especificações. Porém, os freios que mostraram desvio direcional nas frenagens de emergência no veículo testado no ano passado, já não apresentam mais essa característica. Já havia notado essa melhoria no teste do Tracker Premier 1,0 em março, e agora ratifico esse melhor desempenho neste novo teste. Importante salientar que tanto no teste de 2020 como neste os veículos estavam equipados com o mesmo pneu Goodyear EfficientGrip 215/55R17V.
No sistema de direção foi possível sentir o centro ligeiramente indefinido, aparentando ajuste excessivo da caixa de direção. Isso pode acontecer pois o veículo testado estava com menos de mil quilômetros rodados, e uma acomodação no sistema é esperado nos primeiros 5 mil km. Mas nada que desabone o bom compromisso do sistema com assistência elétrica em esforço e precisão de direção.
Carroceria
Tanto o desenho do exterior quanto no interior segue inalterado, com o exterior ainda bem atualizado perante a concorrência do segmento, o que mais cresce no mundo e no Brasil.
A elegância do interior, notada na primeira avaliação, com revestimentos em duas cores (azul e preto), segue inalterada para 2022. Os materiais empregados são de boa qualidade com o desenho das costuras e a alternância de texturas deixando um visual bem bonito, além de ser bem funcional, com muitos compartimentos porta-objetos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Um sistema que seria interessante uma análise e comparação com a ampla concorrência do segmento é o modo automático do ar-condicionado. A permanência em altas velocidades do ventilador interno é longa e traz incômodo a todos os ocupantes do veículo, pelo ruído. É possível sentir que a temperatura de conforto já foi atingida e mesmo assim o ventilador segue funcionando em alta velocidade..
Mercado
Como acontece com quase todos os veículos produzidos no Brasil a dependência de componentes importados é grande e sofre influência da variação da taxa de câmbio. O mesmo acontece com os principais materiais que compõem um veículo (aço, plástico e alumínio). Com isso acompanhamos o crescimento exponencial dos preços em todos os segmentos.
No caso do Tracker Premier 1,2-l o aumento foi de 15% desde seu lançamento, sendo parte deste crescimento o incremento de ICMS que o governador de São Paulo impôs para os paulistas. A GM deve apresentar um novo aumento de seus veículos a partir de 1º de junho, portanto essa diferença será ainda maior.
Aliado a esses aumentos o Tracker e outros produtos da linha Chevrolet enfrentam a indisponibilidade de componentes eletrônicos que levou a interrupção da produção de Onix em Gravatai, RS, por cerca de três meses, e nesta semana a GM anunciou a interrupção da produção na linha de São Caetano do Sul, SP por dois meses. Se essa parada da linha de São Caetano é ruim para a disponibilidade de Tracker no mercado, o que certamente manterá os preços em alta, por outro lado é o prenúncio que um novo veículo estará chegando após o retorno das atividades. Poderemos ver novidades no Spin e uma nova picape derivada da plataforma GEM. A conferir.
GB
FICHA TÉCNICA TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO AT6 2022 | |
MOTOR | |
Designação | Ecotec 1.2 Turbo |
Descrição | 3 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escapamento, correia dentada embebida em óleo, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex |
Cilindrada (cm³) | 1.199 |
Diâmetro e curso (mm) | 75,0 x 90,5 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Potência máxima (cv/rpm, G/A) | 132/133/5.500 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) (G/A) | 19,4/21,4/2.000 |
Comprimento da biela (mm) | n.d |
Relação r/l | n.d |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria (V/A·h) | 12 / 60 A·h EFB |
Alternador (A) | 130 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | GF6 – Transeixo automático epicíclico de 6 marchas, tração dianteira |
Relações da marchas (:1) | 1ª- 4,45; 2ª- 2,91; 3ª-1,89; 4ª-1,45; 5ª-1,0; 6ª-0,74; ré 2,87 |
Relação de diferencial (:1) | 3,14 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem com subchassi |
Traseira | Eixo de torção tubular hidroformado, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,7 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,9 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, 276 |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Tambor/n.d |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 7Jx17 |
Pneus | 215/55R17 |
Estepe temporário | Aço, 4Jx16, pneu T115/70R16 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,352 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,329 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,82 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 393/1.278 até teto com banco traseiro rebatido |
Tanque de combustível | 44 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.271 |
Carga útil | 410 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.270 |
Largura sem/com espelhos | 1.791/2.057 |
Altura | 1.626 |
Distância entre eixos | 2.570 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 9,4 |
Velocidade máxima (km/h) | 185 (limitada) |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV | |
Cidade (km/l) (G/A) | 11,2/7,7 |
Estrada (km/l) (G/A) | 13,5/9,4 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª (km/h) | 52,6 |
Rotação a 120 km/h, em 6ª (rpm) | 2.280 |
Rotação à vel. máxima, em 5ª (rpm) | 4.750 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO AT6 2022 |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de ponto cego |
Aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Cinto de segurança do motorista com ajuste de altura |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo projetor em LED com luz auxiliar para manobras |
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência em baixa velocidade |
Imobilizador de motor |
Indicador de distância do veículo da frente |
Indicador de nível de vida de óleo |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Regulagem de altura do facho dos faróis |
APARÊNCIA |
Defletor de teto traseiro |
Friso cromado no contorno inferior do vidro das portas |
Grade frontal com detalhes cromados |
Lanterna em LED |
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado |
Maçanetas internas cromadas |
Para-choques pintados na cor do veículo com detalhes na cor prata |
Rack de teto na cor prata |
Roda de liga de alumínio aro 17? com design exclusivo para a versão Premier |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para o passageiro dianteiro e traseiras |
Ar-condicionado com controle automático |
Assistente de partida em aclive |
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas por tecla balanceira no pomo da alavanca seletora |
Câmera de ré |
Carregador de telefone celular por indução |
Chave com sensor de aproximação |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade |
Controles de áudio e telefone no volante |
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Limpador e lavador elétrico do vidro traseiro |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo ´por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luz de teto traseira |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Painel de instrumentos 3,5? digital TFT em cores |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-malas com sistema de ajuste de espaço variável (piso) |
Porta-revistas no dorso do encosto do banco do passageiro |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sistema de estacionamento automático |
Teto solar elétrico panorâmico |
Tomada 12 V no console central |
Trava de segurança para crianças nas portas traseiras |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
BANCOS |
Bancos com revestimento premium nas cores Preto “Jet Black” e Azul “Captain Blue” |
Banco do motorista com regulagem de altura |
Banco traseiro bipartido e rebatível |
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros com ajuste de altura |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (6) |
Antena de teto |
Chevrolet MyLink, com tela LCD tátil de 8?, integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, R[adio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB |
Entrada USB dupla para o banco traseiro |
Espelhamento de celular por Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Wi-Fi embarcado no veiculo para até 7 dispositivos eletrônicos ** |
ACABAMENTO INTERNO |
Acabamento interno em preto “Jet Black” e azul “Captain Blue” |
GARANTIA |
36 meses |
* Os recursos e as funções disponíveis podem depender de compatibilidade com o dispositivo smartphone |
** Pacote de internet pago à parte fornecido pela operadora Claro S.A.. Valores e condições de pagamento disponíveis no website |