• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

BOSCH INVESTE EM AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E ATINGE NEUTRALIDADE DE CARBONO

A FRASE “APAGUE AS LUZES QUANDO VOCÊ NÃO PRECISAR DELAS” ERA MAIS DO QUE SIMPLES ECONOMIA NO CONSUMO, EXISTIAM MOTIVOS ÉTICOS PARA ROBERT BOSCH.

identicon por Augusto Botelho
03/06/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Bosch

Fotos: Divulgação Bosch







O Grupo Bosch alcançou em 2020 a meta de neutralidade de carbono em todas as suas 400 localidades no mundo, sendo a primeira empresa industrial a atingir esse objetivo, informa a empresa. Desde a sua fundação, em 1886, quando Robert Bosch inaugurou a “Oficina de Mecânica de Precisão e Engenharia Elétrica” em Stuttgart, ele sempre foi interessado na preservação de recursos ambientais.

Sede da Bosch, em Renningen, na região de Stuttgart

Em 1912 comprou sete fazendas em Boschhof, na Baviera e transformou as terras em uma única e moderna área, para a criação de animais. Já em 1935 criou um sistema de separação de materiais descartados, baseado na sua premissa desde 1920: “O lixo deve ser separado por tipo e depositado nos contêineres adequados. Consumir luz, gás, água, ar comprimido e outros materiais de trabalho com economia”. A cultura do desperdício de recursos naturais deve ser evitada, repetia Bosch. O aquecimento era outro ponto de preocupação. Em 1937, a empresa constrói uma usina de geração de calor e de energia em Feuerbach, distrito de Stuttgart.

Fazenda para criação de animais, em Boschhof, foto de 1930

Atualmente a sustentabilidade é um dos valores da Bosch para garantir o sucesso dos negócios e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais. Para isso, emprega iniciativas para autogeração de energia por meio de fontes renováveis, compra de energia verde e créditos de carbono. As práticas sustentáveis vão além da redução de emissões de CO2. O aumento da eficiência energética e a compensação de emissões de CO2 também fazem parte das atitudes da empresa.

Na América Latina esta conquista é uma realidade em todas as unidades da Bosch na região. No Brasil foram instalados painéis solares (foto de abertura) em diferentes áreas das fábricas situadas em Campinas e em Curitiba, para a geração de energia limpa e renovável. Além de reduzirem as emissões nocivas, esses painéis proporcionam maior autonomia e autossuficiência energética.

Produção de calor e energia, em Feuerbach, foto de 1937

Outras medidas também foram adotadas, como troca de lâmpadas fluorescentes por LED e a desativação de sistemas de ar-condicionado central, que foram substituídos por sistemas individualizados. Foi implantada a política de gestão de energia, com o monitoramento de consumo por meio da coleta e análise de dados com auxílio de AIoT (Inteligência Artificial e Internet das Coisas).

Tendo como foco a redução do consumo de água e de geração de resíduos, a gestão ambiental adotada tem a finalidade de minimizar ao máximo os impactos que a empresa possa causar ao meio ambiente, no que se refere aos seus processos produtivos. Um exemplo desse trabalho é a autonomia no abastecimento de água em processos fabris, que ocorre na unidade de Campinas, por meio de um plano de gestão hídrica, que resultou na redução de 50% do consumo para as atividades industriais e garantiu que a água de boa qualidade fornecida pela concessionária local seja utilizada apenas em casos que requerem condições de potabilidade.

No seu comunicado, a Bosch informa que, ao reduzir a pegada de carbono, contribui com o acordo climático de Paris firmado em 2015, que pretende manter o aquecimento global abaixo dos dois graus Celsius, e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente com a ação contra a mudança global do clima.

AB





Anterior

TAOS DESAFIA COMPASS E PROMETE INCOMODAR

Próximo

CHEGA AO BRASIL O BMW M440i COUPÉ

Próximo
Fotos: Divulgação BMW

CHEGA AO BRASIL O BMW M440i COUPÉ

Nenhum resultado
View All Result

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Foto: noticias.uol.com.br

ACIDENTES: O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

02/04/2023
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

19/06/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

20/09/2014
Foto: lugaresfantasticos.blogspot.com

SUMIRAM DOIS TÚNEIS DA IMIGRANTES (SUBIDA)

27/10/2022

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: Divulgação Citroën

PEQUENO, NOVO CITROËN C3 AIRCROSS AUMENTA O MERCADO DE SUVES

03/12/2023
Representantes das marcas com seus prêmios (Foto: Gerson Borini)

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO 2023

02/12/2023
Portaria da sede da GM no Brasil em S. Caetano do Sul (Foto: valor.globo.com)

FICA OU VAI EMBORA? SINUCA DE BICO DA GM NO BRASIL

02/12/2023

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação de imagens: ALI/GM e autor / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

SILVERADO HIGH COUNTRY, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

03/12/2023
Foto: Divulgação Citroën

PEQUENO, NOVO CITROËN C3 AIRCROSS AUMENTA O MERCADO DE SUVES

03/12/2023
Representantes das marcas com seus prêmios (Foto: Gerson Borini)

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PRÊMIO ABIAUTO 2023

02/12/2023
Portaria da sede da GM no Brasil em S. Caetano do Sul (Foto: valor.globo.com)

FICA OU VAI EMBORA? SINUCA DE BICO DA GM NO BRASIL

02/12/2023

AE NO INSTA

PUBLICIDADE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Avaliações
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

© 2023 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.