• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

F-1: MERCEDES JÁ NÃO É A MESMA

SUPERIORIDADE DA RED BULL APRESSA MELHORIAS NO CHASSI E NO MOTOR ALEMÃES

identicon por Wagner Gonzalez
29/06/2021
em Conversa de Pista, WG
Foto: Mercedes

Foto: Mercedes







Após um fim de semana que não será esquecido facilmente, tampouco em pouco tempo, a Mercedes confirmou hoje que trabalha em melhorias do seu equipamento desta temporada. O motivo disso é a superioridade incontestável da Red Bull na competição direta entre Max Verstappen, vencedor do GP da Styria, e Lewis Hamilton, que ficou em segundo lugar e Valtteri Bottas em terceiro (foto de abertura) . Durante todo o final de semana o heptacampeão jamais foi uma ameaça consistente ao piloto holandês que agora soma 156 pontos, 28 a mais que o inglês. Se o domínio da equipe austro-inglesa foi nítido no GP da Styria, a mudança nos pneus disponibilizados para o GP da Áustria  neste final de semana, no mesmo circuito, pode alterar essa ordem de grandeza, Os compostos de borracha definidos para a nona etapa da temporada serão os C3, C4 e C5, o que significa um ponto mais macio que os C2. C3 e C4 usados domingo.

Max Verstappen conseguiu a terceira vitória em quatro provas e ampliou sua vantagem na liderança do Campeonato (Foto: Red Bull/Getty Images)

Fato inédito no histórico do domínio iniciado em 2014, a Mercedes está há quatro corridas sem vencer, o que aumenta pressão sobre Toto Wolff e seus comandados. Sempre frio e calculista, o austríaco vive sua primeira grande crise desde que assumiu o comando da equipe na qual, atualmente, é um dos três sócios, ao lado dos grupos Daimler e Ineos. Inicialmente, Wolff desmentiu que estaria preparando melhorias no chassi e unidade de potência de seus carros, algo que James Alisson confirmou esta manhã. Alisson é considerado o mago dos motores na categoria e responsável pela criação do motor usado pelo time, até recentemente considerado o melhor da categoria.

As causas da fase atual da Mercedes são várias: incluem a contratação pela Red Bull, de mais de 30 engenheiros da equipe e até mesmo a lei das probabilidades. Até então o time baseado em Brackley era uma organização que raramente falhava e que demonstrou ter capacidade de realizar com perfeição a troca de pneus de seus dois carros com intervalo de apenas poucos segundos durante um GP. Mais recentemente se perdeu até mesmo na adequação de estratégias durante as provas e sofre com a onda de resultados instáveis do segundo piloto, o finlandês Valtteri Bottas.

Nem tudo são flores para a Ferrari: Sainz ficou em sexto à frente de Leclerc (Foto: Ferrari)

Paralelamente à disputa entre Red Bull e Mercedes, é notório que a Ferrari segue amargando uma crise que compromete o potencial de Charles Leclerc, considerado um dos novos expoentes da categoria. Da mesma forma, o rendimento comprometido do carro italiano destaca a habilidade de Carlos Sainz, companheiro de equipe de Leclerc. No fim de semana passado o monegasco largou em sétimo e terminou na mesma posição, consequência de um toque com Pierre Gasly na primeira volta e de uma segunda parada para troca de pneus. Já o espanhol chegou a andar em quinto, mas acabou superado pelo inglês Lando Norris, o único piloto que pontuou em todas as etapas do ano e ocupa a quarta posição no campeonato, com 86 pontos, dez atrás de Sérgio Pérez e 12 à frente de Valtteri Bottas.

Lando Norris, quarto na tabela de pontos, é o único piloto que pontuou em todas as provas da temporada (Foto: McLaren)

GP do Brasil vende ingressos, mas…

Mesmo com a ameaça de não se realizar por causa do temor das equipes em se deslocar ao País devido à pandemia, os organizadores do GP do Brasil seguem divulgando que os três lotes de ingressos colocados à venda já foram vendidos. Um deles refere-se a uma nova arquibancada a ser montada no asfalto entre as curvas 1 e 2 e que permite boa visão para a saída do S do Senna. A corrida brasileira está prevista para o dia 7 de novembro, 15 dias antes do GP da Austrália, onde a o serviço de imigração local exige quarentena de 15 dias para quem chega ao País. Este detalhe praticamente inviabiliza a realização da corrida em Interlagos; além das duas semanas de isolamento a corrida em Melbourne foi realocada da etapa de abertura e oferece uma estrutura e pacote econômico melhores que a competição brasileira.

FASP, CBA e o calendário paulista

Uma alteração de calendário da Porsche Cup gerou um ponto de atrito entre a Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) e a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) poderá desencadear a primeira crise política do atual presidente da entidade nacional, Giovani Guerra. Uma corrida inicialmente programada para o Autódromo Velo Cittá, em Nova Louzã, SP, nos dias 24 e 25 de julho, foi antecipada para ser realizada no Autódromo de Interlagos uma semana antes, quando o circuito estava reservado para uma etapa do Campeonato Paulista. De acordo com o Artigo 5º do estatuto da CBA a mudança só poderia ser autorizada com a concordância da FASP, que sequer foi consultada sobre a alteração.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade dos autor.






Próximo
Foto: racingonlne.com.br

É O PLANEJAMENTO, ESTÚPIDO!

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17