• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

FIAT QUER SE TORNAR FABRICANTE DE CARROS 100% ELÉTRICOS ATÉ 2030

E A ICÔNICA PISTA SOBRE A FÁBRICA EM TURIM VAI VIRAR UM JARDIM

identicon por Augusto Botelho
10/06/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Stellantis

Fotos: Divulgação Stellantis





Se existiam dúvidas de que a Fiat está no caminho de banir os motores de combustão interna da sua linha de produção, a chegada do novo 500, que não tem mais esse tipo de motor, dissipa esse quesito. A extinção deles começa já em 2025. Depois de lançar o novo 500 só com motorização elétrica, a marca já definiu o fim do motor de combustão.

Bocal para conexão está próximo à lanterna traseira do lado direito

O anúncio foi feito por Olivier François, diretor executivo da Fiat e da Abarth, no começo deste mês. “Entre 2025 e 2030 a nossa gama de produtos vai tornar-se progressivamente 100% elétrica. Será uma mudança radical para a Fiat”, disse o executivo francês, que já passou pela Citroën, Lancia e Chrysler.

O novo 500 é apenas o primeiro passo nesta transição e será o pioneiro desse novo caminho. A marca pretende reduzir os preços dos veículos elétricos para aproximadamente o mesmo valor que se paga por um modelo com motor de combustão. Em 2019 o fabricante italiano apresentou o Centoventi Concept EV, que serviria de ponto de partida para o novo Panda. Era a proposta de arquitetura para modelos citadinos, como a utilizada pela nova geração 500. Já os futuros modelos EV poderão recorrer à arquitetura STLA, da Stellantis, que já serve de base a propostas como o Peugeot e-208 e Opel Corsa-e.

Os Peugeot e-208 e Opel Corsa-e repartem a mesma arquitetura

“O nosso dever é oferecer ao mercado, o mais rapidamente possível e assim que conseguirmos reduzir o custo das baterias, veículos elétricos que não custem mais que os veículos com motor de combustão interna. Estamos explorando o território da mobilidade sustentável para todos, este é o nosso projeto”, declarou Olivier François.

“A decisão de lançar o novo 500 elétrico e unicamente elétrico, foi tomada antes de surgir a covid-19 e, de fato, já estávamos conscientes de que o mundo não podia continuar a aceitar soluções de compromisso. O confinamento foi apenas o último dos alertas que recebemos”, continuou.

O 500 em plena recarga

“Durante esse tempo assistimos a situações até então inimagináveis, como por exemplo voltar a ver animais selvagens nas cidades, demonstrando que a natureza estava recuperando o seu lugar. E, como se ainda fosse necessário, isso recordou-nos da urgência de fazermos algo pelo nosso planeta”, declarou François, que coloca no 500 a responsabilidade de tornar a mobilidade sustentável para todos.

“Temos um ícone, o 500, e um ícone tem sempre uma causa. O Fiat 500 nos anos 1950 tornou a mobilidade acessível a todos. Agora, neste novo cenário, tem uma nova missão, tornar a mobilidade sustentável acessível para todos”, afirmou o executivo.

Desenho do 500 se mantém fiel à tradição

Quanto à questão da infraestrutura de recarga, a Fiat diz que procurará melhorar a disponibilidade de estações para regiões que não têm acesso regular às mesmas, como é o caso dos residentes em apartamentos, ao mesmo tempo que procurará aumentar o número de pontos de recarga.

Mas as surpresas não acabam aqui. A mítica pista oval de testes – com direito a duas curvas inclinadas — situada no telhado da antiga fábrica de Lingotto (foto de abertura), em Turim, será convertida num jardim. Segundo Olivier François, o objetivo é criar o maior jardim suspenso da Europa, com mais de 28 000 plantas, naquele que será um projeto sustentável que revitalizará a cidade de Turim, informa a Fiat.

AB







Próximo
Fotos: Divulgação Kia

O NOVO KIA SPORTAGE ESTÁ PRONTO PARA O MERCADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17