• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

LEXUS LC 500 CABRIO É CONGELADO DURANTE 12 HORAS A 18 ºC NEGATIVOS E SAI PARA A ESTRADA

O DESCONGELAMENTO FOI NUMA ESTRADA MONTANHOSA, NAS MÃOS DE UM PILOTO

identicon por Augusto Botelho
01/06/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Lexus

Fotos: Divulgação Lexus





Antes de chegar ao mercado, qualquer modelo novo passa por rigorosos testes de durabilidade nas condições mais radicais do planeta. Mas para demonstrar como o LC 500 Cabriolet iria se comportar nessa condição de temperatura negativa, a Lexus escolheu uma abordagem diferente. Para testar a resistência do seu conversível em condições de frio extremo, a Lexus resolveu congelar o veículo.

A água pulverizada para fazer gelo em todo o carro

O objetivo era testar de que forma o frio afetaria o sistema de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC, abreviação em inglês), e, claro, o motor V-8, que no teste ligou logo na primeira tentativa, com telas e instrumentos funcionando instantaneamente, sem qualquer impacto adverso do frio.

Com a capota abaixada, o interior ficou molhado e congelado

Greg Fleming, engenheiro que supervisionou o teste, explicou que “com a capota abaixada, os componentes internos estariam em condições extremas e não seria um lugar agradável para ninguém. Mas tínhamos esperança de que o sistema de ar-condicionado e o aquecimento dos bancos e do volante ainda funcionassem adequadamente”.

Bancos com camada de gelo

Sempre com a capota de lona recolhida, ficou exposto a uma temperatura de 18 ºC negativos durante 12 horas, situação que o deixou coberto por uma fina camada de gelo. O carro foi borrifado com água para criar gelo e entrou na câmara climática, de tamanho industrial, no Millbrook Proving Ground, em Bedfordshire, no Reino Unido. O local está situado numa colina, com uma estrada de acesso em estilo alpino, cheia de curvas, subidas e descidas desafiadoras. É usado com regularidade para testar a resistência de equipamentos de defesa e de veículos rodoviários, em temperaturas que podem oscilar entre os 85 °C positivos e 60 °C negativos, com até 98% de umidade relativa do ar.

O escapamento logo iria perder esse aspecto, com os 477 cv

Com a ajuda do piloto Paul Swift, o conversível foi retirado da câmara climática, ainda congelado, e levado para essa estrada, para rodar bem ao estilo em que o piloto dirige quando faz as cenas arriscadas como dublê. “Pedem-me para fazer muitas coisas doidas no meu trabalho e esta foi uma delas. Eu não estava nervoso até chegar e ver o carro dentro da câmara. Parecia muito frio e eu pensava se eu teria mesmo que me sentar naquilo… Felizmente deu tudo certo e fiquei impressionado”, declarou o piloto britânico, que também é especialista em acrobacias com veículos.

Pronto para rodar, assim que retirado da câmara

Além do motor V-8 atmosférico de 5 litros, e 477 cv, ter funcionado sem qualquer problema, o sistema HVAC também fez o seu trabalho como se nada tivesse acontecido. “Eu conseguia sentir o volante e o banco sendo aquecidos e as saídas de ar atrás do meu pescoço também”, acrescentou Swift, que ficou satisfeito com a experiência. Concluiu dizendo “Foi bastante agradável, se levarmos em conta que o carro estava congelado. Fiquei confortável no carro desde o início”.

AB







Próximo
Foto:  IMS/Sean Birkie

TETRA EM INDY MARCA OBSTINAÇÃO DE HELINHO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17