• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Antigomobilismo

PORSCHE 911 SC: NA MEDIDA EXATA DA DIVERSÃO

Renato Bellote por Renato Bellote
18/06/2021
em Antigomobilismo, Destaques do Editor - Garagem do Bellote, Garagem do Bellote, GDB






A Porsche tem uma história bastante rica com mais de sete décadas marcadas pela inovação e criatividade. Até mesmo no momento atual com veículos híbridos e elétricos, eles têm mostrado que não deixam de lado uma característica que define muito bem sua trajetória: a busca da esportividade.

A própria definição de carro esporte é um pouco ampla às vezes. Ao longo dos anos podemos ver que esse conceito mudou. Antigamente uma versão mais apimentada trazia um escapamento diferente, um comando de válvulas mais bravo ou um conjunto mecânico exclusivo para ela.

Mas assim como a própria definição de cuore sportivo da Alfa Romeo, que aprendi com um colecionador  poucos anos atrás, sendo algo que vai além da grade e pode ser representado por toda todas as sensações ao volante proporcionadas pela máquina, a Porsche também tem o seu próprio estilo, algo que, em tradução livre, poderíamos chamar de sportliches herz.

Esse conjunto de sensações e sentimentos encontramos em vários modelos da marca alemã. Já tive a felicidade de acelerar alguns de seus modelos clássicos ao longo desses anos de profissão e existe sempre aquele quê esportivo que acaba tornando a experiência muito prazerosa e definindo o próprio DNA da fabricante.

Nada melhor para definir isso do que o seu modelo mais icônico: o 911. Lançado em 1963 para substituir o bem-sucedido 356, logo se destacou pelo design, comportamento dinâmico e resistência. Essa, aliás, é uma boa qualidade na história do modelo, que sempre sobressaiu pela construção sólida.

 

A primeira geração durou alguns anos e teve várias versões icônicas. Mas hoje falaremos de um exemplar da segunda geração, chamada de G, que chegou mercado em meados da década de 70 e foi a mais longeva em sua trajetória de sucesso. 

Nesse período, em 1974, foi lançada a versão Turbo, que escreveria um capítulo próprio. Vale lembrar que o mundo passava por uma grande crise do petróleo e a marca acabou indo no sentido contrário do restante da indústria automobilística. 

Na sequência de modelos o Sport Carrera, abreviado por SC, se tornaria uma das versões de maior produção e também mais conhecidas. O volume de vendas também foi histórico em vários países e com diferentes cilindradas do já aclamado motor boxer.

O motor, aliás, é um dos responsáveis pelo grande sucesso comercial do 911. O motor boxer com 6 cilindros contrapostos arrefecido a ar, que havia surgido inicialmente no seu primo mais popular, o Fusca, mostrou grande capacidade nas ruas e também nas pistas.

O exemplar da nossa matéria é de 1978. Logo de cara dá para notar que ele passou por uma customização de bom gosto. O trabalho ficou a cargo da Weissach, oficina especializada em São Paulo. Um dos destaques visuais é o jogo de rodas de 17 polegadas, bem como a tampa do motor chamada de duck tail (cauda de pato), com um enorme defletor integrado. 

Internamente o destaque vai para a textura dos bancos, com o miolo xadrez do 911 R, outra tradição de carros esportivos alemães. Não somente a Porsche mas também Volkswagen e Mercedes-Benz sempre utilizaram essa textura para seus modelos de sangue quente. Além disso volante de três raios da Momo e cintos de segurança de aviação. Uma charme a mais. 

 

Giro a chave tradicionalmente do lado esquerdo. Sobre isso vale uma observação. No modelo atual a chave propriamente dita foi substituída por algo presencial, como seus concorrentes. Porém a marca manteve uma chave simbólica para dar a partida. Uma excelente sacada do ponto de vista histórico.

O motor de seis cilindros e 3 litros entrega aproximadamente 188 cv e 27,2 m·kgf de torque. Quando pensamos em um carro com mais de 40 anos e motor traseiro, esta combinação se torna um ingrediente bastante divertido e mais do que suficiente para bons momentos ao volante.

A primeira impressão sobre esse clássico vem do som do escapamento de inox. Com os graves e agudos devidamente ordenados, saímos para um test drive curto. A alavanca tem engates rápidos E o giro sobe de maneira bastante linear.

Uma das características interessantes dos Porsches diz respeito ao formato e posicionamento dos pedais. E por essa razão perfeitos para o uso do punta-tacco, uma técnica bastante eficaz para acertar o giro durante as reduções de marcha. É uma manobra, ao contrário do que se pensa, que pode ser executada em avenidas de maior movimento e também em estradas.

No mesmo dia desta matéria gravamos com outro exemplar do mesmo proprietário: um Audi R8 de câmbio manual. Esse carro, em especial, faz parte de uma série de 15 unidades que chegaram ao Brasil. Mas falaremos dele em outra matéria. Nessa ficou mesmo a sensação de acelerar um clássico modelo alemão que só melhora com o passar dos anos. Até breve!

GDB

Renato Bellote escreve quinzenalmente às sextas-feiras no AE.





Tags: antigomobilismoPorsche 911 SC
Anterior

HONDA CG CHEGA AOS 45 ANOS DE PRODUÇÃO

Próximo

COMO A TECNOLOGIA VAI MUDAR O DESIGN DOS CARROS COMO NUNCA VIMOS ANTES

Renato Bellote

Renato Bellote

Próximo
(Fotos Divulgação)

COMO A TECNOLOGIA VAI MUDAR O DESIGN DOS CARROS COMO NUNCA VIMOS ANTES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In