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TOYOTA SW4 SRX 2,8-L TURBODIESEL, MAIS UM SUVE RAIZ NO USO

MAIS TECNOLOGIA A BORDO PARA AUXILIAR O MOTORISTA E MOTOR DE 204 CV DEIXARAM O GRANDE SUVE MAIS LEVE NA CONDUÇÃO

identicon por Gerson Borini
27/06/2021
em GB, Lançamentos, Testes




O remodelado SW4 2021 apresentado no final de 2020 estava na nossa lista de desejo para que pudéssemos conferir ao vivo e a cores as mudanças estéticas relatadas naquela matéria. E principalmente para sentir as reações dinâmicas dos novos recursos do Toyota Safety Sense, e logicamente o motor de 204 cv.

Trecho da via Washington Luiz no interior do estado de São Paulo

Se o objetivo era avaliar esses recursos dinâmicos, nada melhor do que colocar o suve na estrada e buscar novos horizontes. E foi dessa maneira que sai em busca do pôr do sol perfeito dirigindo rumo noroeste do estado de São Paulo em direção à cidade de Sales no interior do estado, vizinha à cidade de Novo Horizonte e próxima a São José do Rio Preto. A cidade de Sales tem população de 5.451 habitantes (censo 2010) e está situada à margem direita da represa do rio Tietê, onde foi possível observar um bonito pôr do sol.

Pôr do sol em uma das praias de Sales, SP às margens do rio Tietê

O trajeto de 350 km até Sales, saindo de Campinas, é feito pelas rodovias Anhanguera e Washington Luís, ambas com pista dupla com limites de 100 e 110 km/h respectivamente. Ambiente perfeito para explorar os recursos do Toyota Safety Sense.

Toyota Safety Sense

Este sistema está disponível apenas nas versões SRX e contempla o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, que é acionado por uma terceira alavanca posicionado abaixo do comando do limpador de para-brisa. A operação de comando é bem intuitiva e o desempenho tem leve retardo de reaceleração após o veículo à frente mudar de faixa. O sistema é desprovido do recurso de iniciar a reaceleração através do acionamento da seta esquerda como outros veículos já avaliados. O ajuste de distância do veículo à frente é feito em três níveis por botão no volante.

Os comandos estão totalmente voltados ao motorista com fácil acesso

Outro recurso é o alerta de pré-colisão frontal e frenagem de emergência com ótima resposta para o lado segurança e desconfortável para os passageiros. Ao ser bloqueado por um veículo mais lento que entra à frente, o acionamento do freio provoca rápida desaceleração brusca, trazendo incômodo para os passageiros.

O alerta de mudança de faixa com condução assistida é bem intrusivo e gera maior desconforto ao motorista e passageiros, pois a cada momento que invade a faixa lateral há um alerta sonoro e concomitantemente diminui a aceleração do veículo. Em função do SW4 utilizar direção com assistência hidráulica, a correção de rota é feita pela aplicação dos freios de um lado do veículo apenas, e dessa maneira trazer o carro de volta para o centro da faixa. Pode-se dizer que está calibrado para acordar o motorista e todos ocupantes, e se por um lado é desconfortável, por outro traz mais segurança. O sistema também pode ser ativado e desativado facilmente através de botão no volante.

Motor recalibrado

A recalibração do motor turbodiesel de 4 cilindros 2,8-l e 16 válvulas parece que deixou o veículo mais leve, pois as acelerações acontecem de forma bem progressiva. Foram alterados os pistões, anéis e turbocarregador, permitindo trabalhar com maior pressão e menor nível de atrito, passando a entregar 204 cv a 3.400 rpm e 50,9 m·kgf de torque entre 1.600 e 2.400 rpm.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Segundo dados de homologação junto ao Inmetro o consumo geral não sofreu prejuízo, estando em 9 km/l no ciclo urbano e 10,5 km/l no rodoviário. Nesta semana de uso com cerca de 900 km em rodovias e 100 km em cidade, o consumo acumulado indicado pelo computador de bordo foi de 11 km/l. Sempre dirigindo no modo Eco e nos limites de velocidades das vias.

O câmbio automático epicíclico de 6 marchas tem desempenho exemplar com possibilidade de trocas de marcha no modo manual pela alavanca de câmbio ou pelas borboletas atrás do volante. Há ainda o modo Sport ao trazer a alavanca para a esquerda, o que possibilita selecionar a marcha-limite a ser utilizada. Junto ao console central são três seletores de modo de condução: Eco, Normal e Sport, que modificam o mapa de troca de marchas e a resposta do pedal de aceleração.

Alavanca de câmbio no seletor P-R-N-D-S com seletores de modo de condução na base do console

O sistema de tração 4×4 com acionamento no console central tem a opção de reduzida o que facilita ultrapassar os principais obstáculos e aclives mais íngremes. A novidade é a utilização do diferencial traseiro com deslizamento limitado eletronicamente, que aplica o freio da roda com menor aderência, sem reduzir a potência do motor.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

 

Elogiável o nível de ruído interno na cabine, onde nota-se que a isolação do ruído propagado tanto pelo ar quanto pela estrutura do veículo foi muito bem trabalhada. Mesmo em acelerações mais vigorosas, elevando-se a rotação do motor até o ponto de corte não causa incômodo,, e o nível de articulação verbal é satisfatório.

Portal de entrada da cidade de Sales

Conectividade e conforto a bordo

A central multimídia de 8” permite o espelhamento do celular através das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay, com a vantagem de estar acoplado a um excelente sistema de som JBL com 10 alto-falantes que inclui dois sobre o painel de instrumentos e dois tweeters nas portas dianteiras e subwoofer no porta-malas, proporcionando um excelente efeito de palco dentro do veículo. Uma viagem longa, em um carro confortável com a playlist preferida sendo reproduzida em um ótimo sistema de som, é tudo que um autoentusiasta deseja.

Destaque da caixa de som no alto do painel e tweeter na porta dianteira

Os passageiros dos bancos traseiro têm à disposição um sistema de ar-condicionado independente com controle individual e saídas de ar climatizado posicionadas no teto. Para atingir a temperatura ajustada o sistema é bem eficiente e o faz em pouco tempo, mesmo com o sistema traseiro desligado, Só ficou devendo um controle individual para motorista e seu passageiro ao lado.

Controle do ar-condicionado traseiro com saídas de ar climatizado pelo forro do teto; para-brisa conta com faixa degedê

Conforto é muito bom em todas as três fileiras de bancos, com as devidas restrições do acesso à terceira fila para pessoas de maior estatura. Em virtude da grande altura do veículo, a alça na coluna dianteira facilita o acesso para pessoas de menor estatura, assim como o estribo lateral é mandatório para facilitar a entrada e saída no veículo.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

No porta-malas é possível acomodar 180 litros de bagagem com a configuração de 7 lugares, ou aumentar para 500 litros com o recolhimento lateral dos dois bancos da terceira fileira de bancos, um recurso prático e rápido de fixação para flexibilizar o melhor uso do suve. Permite ainda recolher apenas um dos bancos, deixando o carro para 6 pessoas e volume intermediário de bagagem.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Ao subir no veículo tem-se a impressão que o carro será pesado de dirigir, e até mesmo o sistema de direção hidráulica surpreende positivamente, pois é relativamente leve para os 2.130 kg de peso em ordem de marcha. Manobras em um veículo de 4.795 mm de comprimento total e 2.745 mm de entre-eixos requerem atenção do motorista, mas a boa visibilidade 360-graus com auxílio da câmera de ré e sensores de estacionamento deixam essa tarefa mais amena.

A utilização de suspensão traseira por eixo rígido com 5 braços de localização — 4 longitudinais mais a barra transversal Panhard — com molas helicoidais e barra antirrolagem deixaram o SW4 com um conforto bem adequado para seu tamanho. A frequências da suspensão traseira está totalmente balanceada com a suspensão dianteira de duplo braço superposto, mola helicoidal e barra antirrolagem. Nota-se que a dianteira fica “parada” enquanto a traseira oscila suavemente trazendo a sensação de conforto para todos os ocupantes, e sem ser excessiva para os passageiros da terceira fila.

Detalhe da suspensão traseira com eixo rígido e molas helicoidais; em primeiro plano vê-se a barra Panhard

Freios a disco ventilados nas quatro rodas estão bem adequados para o peso bruto total de 2.720 kg, considerando os 590 kg de carga útil. A modulação do pedal de freio tem boa progressão, e os pneus 265/60R18H Bridgestone Dueler H/T tem rolagem macia com bom nível de aspereza e baixo ruído de rodagem.

Desenho das rodas não é dos mais bonitos na minha opinião, mas permite ótimo arrefecimento dos freios

Renovação no exterior

A partir deste modelo 2021 a frente do suve está bem diferente da picape Hilux, mas o DNA da Toyota é marcante e é difícil descolar um do outro. As luzes de rodagem diurna ficam posicionadas na parte inferior do para-choque, e logo acima aparecem os faróis de neblina. Os faróis principais utilizam a tecnologia LED, como toda iluminação frontal e traseira do veículo, e têm moldura cromada que se entende pelas laterais da grade frontal. Na parte inferior do para-choque outra moldura pintada de cinza imita um protetor frontal. Todo esse novo desenho com o emblema-logotipo Toyota no centro da grade dá ao suve um porte imponente.

A grande remodelação do ano-modelo 2021 está concentrada na frente do veículo

Nas linhas laterais e traseira as mudanças são singelas, e agradou a remoção de vários logotipos que apareciam nas versões anteriores, e poluíam a tampa traseira. Ainda poderia ser removido o nome Toyota, visto que o emblema no centro da tampa do porta-malas já remete ao nome da marca.

Lanternas em LED e poucas alterações no desenho da traseira

Conclusão

O Toyota SW4 em sua versão SRV é um suve completo que já arrasta o peso da idade do projeto. A falta de direção com assistência elétrica foi bem resolvida com a calibração de esforço adotada, e a vetorização de freio para ativar o auxílio de permanência em faixa, mas outros recursos da direção elétrica fazem falta, como compensação de inclinação de pista e eliminação de vibração de rodas, que seus principais concorrentes já oferecem.

A vista lateral leva o charme da terceira coluna inclinada e defletor no final do teto sobre a tampa do porta-malas

Nesta versão 2021 o foco do fabricante foi para conforto a bordo com os novos recursos de multimídia e sistema de som, e atingiram a expectativa. O mesmo aconteceu com o desempenho do motor, onde o aumento de potência é notório e bem-vindo, sem ter comprometido o consumo geral de combustível.

Painel de instrumentos tem desenho harmonioso com instrumentos analógicos e tela da central multimídia

Ficou a certeza que o SW4 SRX é bom para enfrentar todo tipo de terreno, ser conduzido por longos percursos com conforto e segurança, e muito bom para buscar novos horizontes.

GB

FICHA TÉCNICA TOYOTA SW4 SRX 2021
MOTOR
Denominação Toyota D-4D
Construção 4 cilindros em linha, dianteiro longitudinal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, injeção direta, turbocarregador com interresfriador, Diesel
Cilindrada (cm³) 2.755
Diâmetro e curso (mm) 92 x 103,6
Taxa de compressão (:1) 15,6
Potência máxima (cv/rpm) 204/3.400
Torque máximo (m·kgf/rpm) 50,9/1.600~2.400
Corte de rotação (rpm) 4.500
TRANSMISSÃO
Câmbio Automático epicíclico 6 marchas, tração traseira e 4×4 temporária com  reduzida, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora
Relações das marchas (:1) 1ª 3,600; 2ª 2,090; 3ª 1,488; 4ª 1,000; 5ª 0,687; 6ª 0,580; Ré 3,732
Relação dos diferenciais (:1) 3,909
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, braços triangulares sobrepostos, mola helicoidal, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem
Traseira Eixo rígido, 5 braços de controle, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira com assistência hidraulica
Diâmetro mín. de curva (m) 11,8
Voltas entre batentes 3,5
Diâmetro do volante (mm) 385
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS, EBD e assistência à frenagem
Circuito hidráulico Duplo em diagonal
RODAS E PNEUS
Rodas Liga leve 7,5J x 18
Pneus 265/60R18 (Bridgestone Dueler H/T)
CONSTRUÇÃO
Tipo Suve, cabine sobre chassi, 4 portas, 7 sete lugares
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 180 (7 lugares) 500 (5 lugares)
Tanque de combustível 80
PESO (kg)
Em ordem de marcha 2.130
Carga útil 590
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.795
Largura (sem/com espelhos) 1.874/1.855
Altura 1.844
Distância entre eixos 2.745
Distância mínima do solo 279
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 11,8
Velocidade máxima (km/h) 180
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l) (D) 9
Estrada (km/l) (D) 10,5
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em última marcha, 6ª (km/h) 62,5
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 1.900
Rotação à vel. máxima, 6ª (rpm) 2.900
MANUTENÇÃO
Revisões e troca de óleo ((km/tempo) 10.000/ 1 ano
Garantia 3 anos
LISTA DE EQUIPAMENTOS TOYOTA SW4 SRX 2021
SEGURANÇA
Alarme antifurto
Alerta de colisão frontal
Alerta de saída de faixa
Aviso sonoro do cintos de segurança desatados nas 5 posições
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina (6)
Controle de estabilidade e tração
Faróis de neblina
Imobilizador de motor
Luz de rodagem diurna/ luz de posição de LED
Luz traseira de neblina
Monitor de pressão dos pneus
Protetor de cárter
Seletor eletrônico de tração 4×2, 4×4 e reduzida
Sistema de freios com ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Toyota Safety Sense
ITENS DE APARÊNCIA
Capa de proteção do motor
Estribos laterais
Faróis em LED
Lanternas de LED
Maçanetas externas cromada
Maçanetas internas cromadas
Manopla da alavanca de câmbio revestida em couro
Para-choques na cor do veículo
Rack de teto
Rodas de alumínio aro 18?
Volante com 3 raios com revestimento premium
CONFORTO / COMODIDADE
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Alças de acesso nas colunas dianteiras
Alças traseiras de teto
Alerta de colisão frontal
Ar-condicionado digital e automático
Ar-condicionado para segunda e terceira fileiras de bancos
Assistente de partida em aclive
Câmbio automático de 6 marchas com opção de troca manual de marchas
Chave presencial
Computador de bordo: velocidade instantânea e média, hodômetro parcial, consumo instantâneo e médio, autonomia e temperatura externa
Console central entre os bancos dianteiros com porta-objetos e porta-copos e descansa-braço com porta-objetos
Controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro
Controle de velocidade em descidas
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção com assistência hidráulica
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação suoerior
Espelho retrovisor interno eletrocrômico
Espelhos retrovisores externos elétricos, com repetidoras de setas integradas
Iluminação no porta-luvas
Para-sol com espelho, cobertura e iluminação
Porta-óculos no console de teto
Porta-revistas no dorso dos encostos do bancos dianteiros
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
Tomada de força 12 V (duas frontais)
Tomada de força 220 V nos bancos traseiros
Trava elétrica das portas com acionamento na chave e sensor de presença nas dianteiras
Trava mecânica da tampa de combustível
Vidro elétrico em todas as portas com acionamento um-toque e antiesmagamento
Volante de direção com regulagem de altura
INFOTENIMENTO
Antena no teto
Câmera de ré digital de alta resolução
Central multimídia com tela LCD tátil de 8?, navegador integrado, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rádio AM/FM, entrada USB e aux-in, função áudio streaming, conexão Bluetooth para celular
Controles de rádio e do celular no volante
Sistema de som premium –  8 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
BANCOS
Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto
Banco traseiro bipartido e rebatível, com porta-objetos
Banco traseiro na terceira fileira rebatível
Bancos com revestimento premium






Tags: GBGerson BorinisuveSW4Toyota SW4Toyota SW4 SRXturbodiesel
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Foto: aiutoetecnica.bamd.uol.com.br

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