• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

UM GP DE POUCAS, E BOAS, EMOÇÕES

F-1 CHEGA A HUNGARORING, CIRCUITO COM RAROS PONTOS DE ULTRAPASSAGEM

identicon por Wagner Gonzalez
27/07/2021
em Conversa de Pista, Curva 3, WG
Pódio da corrida de 2020: Verstappen (E), Hamilton e Bottas (Red Bull/Getty Images)

Pódio da corrida de 2020: Verstappen (E), Hamilton e Bottas (Red Bull/Getty Images)







Meio de temporada e véspera de um breve, e movimentado, período de férias, a F-1 vive no próximo fim de semana uma etapa normalmente das mais modorrentas, o GP da Hungria. O país tem forte apelo turístico: Budapeste é uma cidade das mais bonitas, o Hotel Gellért exibe uma das saunas das mais luxuosas, a gastronomia local é refinada e há o bom vinho de sobremesa Tokaji, feito com uvas maturadas das qualidades Furmint, Hárslevelü e Moscatel amarela. A corrida, porém, se encaixa perfeitamente no gênero 8 ou 80, mais para oito do que para oitenta. A intensa disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton, respectivamente líder e vice-líder do Campeonato Mundial de Pilotos, é o maior trunfo para garantir emoção no domingo pela manhã. No ano passado o inglês venceu e o holandês foi terceiro.

Traçado húngaro não facilita ultrapassagens, o que valoriza prova de classificação (Foto: Hungaroring)

O percurso travado de 4.381 metros oferece poucos pontos de ultrapassagem. Em outras palavras, a prova de classificação do sábado tem importância crucial. As curvas 2, 6, 8, 12 e 13 são exemplos que justificam essa característica. As manobras mais espetaculares acontecem na curva 1, cenário da famosa disputa entre Nélson Piquet e Ayrton Senna no GP de 1986, corrida que inaugurou o autódromo construído na cidade de Mogyoròd, cerca de 30 km do centro de Budapeste. Foi também o último GP do jornalista Janos Lengyel, húngaro naturalizado brasileiro e que representava o Brasil na Comissão de Imprensa da FIA.

Em 2010 outro brasileiro, Rubens Barrichello, protagonizou uma disputa de posição com Michael Schumacher que também entrou para a história. Na ocasião os ex-companheiros na Ferrari defendiam respectivamente a Williams e Mercedes e quando Rubinho tentou ultrapassá-lo na reta dos boxes , a cinco voltas do final, o alemão não titubeou em forçar o brasileiro em direção ao muro dos boxes. Desta vez Barrichello não tirou o pé e levou a melhor.

Damon Hill liderou a maior parte do GP de 1996. Uma arruela impediu a vitória (Foto:  Arrows)

Três anos antes, em 1997, o então campeão mundial Damon Hill perdeu a chance de conseguir uma vitória inédita para a equipe Arrows — onde também corria o brasileiro Pedro Paulo Diniz —, e a Yamaha. Durante a corrida, na qual alinhou em terceiro lugar no grid, o inglês foi extremamente competitivo e liderou da décima-primeira volta até faltarem cinco para o final. Nesse momento uma arruela não suportou a pressão do sistema hidráulico e o filho de Graham foi superado por Jacques Villeneuve, que completou a prova 9”079 à sua frente. Até hoje o desempenho inusitado de um carro que era dos menos competitivos da temporada provoca discussões entre os entusiastas do esporte.

O GP de 2014 também é inesquecível: disputado sob chuva, algo raro na Hungria, ele foi marcado por várias intervenções do Safety Car. O vencedor foi Daniel Ricciardo e é, até hoje, o último pódio conquistado por Fernando Alonso. Mais marcante foi a decisão de Lewis Hamilton de ignorar ordens de equipe e manter-se atrás de Nico Rosberg. O inglês terminou em terceiro, cerca de meio segundo à frente do alemão.

Muitos acreditam que Toto Wolff e Valtteri Bottas já assinaram o contrato de divórcio (Foto Mercedes)

Este ano a corrida húngara deverá ser marcada por muita agitação sobre o futuro de alguns pilotos, particularmente, Valtteri Bottas. A cada dia que passa surgem novos comentários e teorias a respeito do seu futuro na equipe Mercedes, onde o líder Toto Wolff já declarou que se tiver que dispensar o finlandês o ajudará a encontrar uma vaga em outra equipe. Uma volta à Williams ou um lugar na Alfa Romeo-Sauber são, aparentemente, suas opções. Ocorre que, em fase de renascimento, a equipe inglesa pode preferir manter Russell e a escuderia ítalo-suíça tem compromissos em absorver jovens pilotos aprimorados na Academia Ferrari.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram







Tags: BudapesteDamon HillGP da HungriaHungaroringLewis HamiltonMax VerstappenValtteri Bottas
Próximo
Fotos: Divulgação Lamborghini e Bridgestone

LAMBORGHINI E BRIDGESTONE EM PARCERIA PARA DESENVOLVER PNEUS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17