• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

VOLVO P1800 COMEMORA 60 ANOS

CONHECIDO MUNDIALMENTE PELA SÉRIE DE TEVÊ “O SANTO”

identicon por Augusto Botelho
17/07/2021
em AB, Notícias
Fotos: Volvo Cars e Wikipedia

Fotos: Volvo Cars e Wikipedia





Um dos modelos mais bonitos da Volvo Cars é o P1800 (foto de abertura), que completa 60 anos desde o seu lançamento. Ficou em linha entre 1961 e 1973, e teve 39.407 unidades do cupê e 8.077 unidades da charmosa perua produzidas.

Desenho que agrada até nos dias de hoje

Este automóvel ganhou fama mundial, graças à série de televisão O Santo, que foi um sucesso nos anos 1960. Na cor branco pérola, o Volvo 1800S era o veículo usado por Simon Templar, protagonizado pelo ator Roger Moore.

Roger Moore como Simon Templar na série de televisão O Santo

Criado pelo designer sueco Pelle Petterson e com forte inspiração italiana, a produção teve início em 1961. O P1800 foi desenvolvido sobre a mecânica dos modelos Volvo 121/122S. Era equipado inicialmente com o motor B18, um 4 cilindros de 1,8 litro, com 101 cv, que em 1963 teve essa potência aumentada nos 1800S para 110 cv, posteriormente em 1966 para 117 cv. Em 1969 o Volvo 1800S recebeu um novo motor de 2 litros, o B20, com 120 cv. No ano seguinte foi apresentada a versão com injeção de combustível, 1800E (E de Einspritzung, em alemão), com injeção Bosch D-Jetronic e 132 cv.

O carro da série de tevê, restaurado e exposto na Volvo

Em 1971, a Volvo apresentou uma nova versão do automóvel, o 1800ES, uma perua de duas portas e tampa traseira inteiramente de vidro, sem moldura, que foi produzida durante dois anos, em 1972 e 1973. Este foi o último ano de produção das duas versões do carro.

Volvo 1800 ES com a tampa traseira de vidro

Voltando ao 1800S da série de televisão O Santo, seu primeiro proprietário foi o próprio Roger Moore. A sua matrícula londrina, NUV 648E, foi registrada em 20 de janeiro de 1967. Na série, o automóvel tinha as placas ST 1 e fez a sua estreia em fevereiro de 1967. Foi conduzido por Simon Templar até o final dos episódios, em 1969.

O interior típico dos anos 1960, com volante de madeira

Anos mais tarde, Roger Moore vendeu o carro para o ator Martin Benson, que protagonizou Mr. Solo, no filme Goldfinger, de James Bond. O automóvel teve mais alguns proprietários e, no início dos anos 2000, o carro foi restaurado à sua condição original, sendo atualmente propriedade da Volvo Cars, onde está exposto com as placas ST 1.

AB







Próximo

THE HEARTBEAT OF AMERICA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17