A Kombi da foto de abertura certamente chama a atenção de todos e foi para isto mesmo que ela foi construída, mas ela é só uma parte desta história. Vamos conhecer como isto tudo começou e atingiu um status reconhecido internacionalmente. Vamos tratar deste assunto em duas partes, as Kombis, depois os Porsches.
A oficina Yumos pertence ao engenheiro Wahyu Pamungkas (que está ao volante da Kombi da foto de abertura) e fica na cidade de Semarang, na Ilha de Java, na Indonésia. No mapa abaixo marquei a localização da oficina na Ilha de Java (onde fica a capital Jacarta). A Indonésia é formada por várias ilhas e eu coloquei um globo terrestre no canto esquerdo inferior deste mapa, destacando a Indonésia em verde, com uma flecha indicando a Ilha de Java.
Na Indonésia a VW Kombi é curiosamente chamada de VW Dakota, talvez por sua praticidade, fazendo um paralelo com a denominação da versão militar do DC-3, o C-47, que na Royal Air Force, era igualmente chamado de Dakota.
Quando esta reportagem foi feita a maioria dos trabalhadores estava concentrada na produção de três réplicas perfeitas da VW Kombi e na restauração de três Porsches 356. A “Yumos Garage” é de fato especializada em restaurar e produzir modelos clássicos Porsche e Volkswagen e o tem feito com muito sucesso.
A Yumos Garage é familiar para os aficionados de carros clássicos na Indonésia. E, graças à gestão competente do Wahyu Pamungkas — conhecido por Yudhi, esta oficina localizada na cidade de Semarang na Indonésia já alcançou um renome internacional.
Yudhi pode ser considerado o único especialista em restauração do VW Dakota da Indonésia — agora também entrando no campo das restaurações e produção de réplicas de boa qualidade de Porsche 356 e do Tipo 64 — três protótipos originalmente construído para a corrida Berlin-Roma, prevista para o outono de 1939, que acabou não se realizando devido ao início da II Guerra Mundial. em 3 de setembro daquele ano. Vou falar dos Porsches na Parte 2 da matéria.
Um feito importante da carreira do Yudhi foi que ele conseguiu o certificado de Mestre concedido pela Handwerkskammer Münschen, Câmara de Artesãos de Munique. De posse deste certificado ele conseguiu junto às autoridades indonésias uma permissão especial para a importação de carros para que fossem restaurados e devolvidos num intervalo máximo de três anos ao seu país de origem.
Yudhi, que nasceu em Blora há 49 anos, não esperava que sua oficina fosse ficar tão grande. Inicialmente, ele abriu oficinas para a restauração de todos os tipos de carros, embora, na verdade, a maioria deles fosse da marca Volkswagen. Contando inicialmente com apenas quatro funcionários, a Yumos Garage já cresceu e emprega 37 hoje.
A oficina agora conta com um galpão para a produção de painéis que abrange uma área de 1.000 m². Enquanto a outra área de 1.700 m² é para montagem, pintura, acabamento.
A uma certa altura, o Yudhi tinha uma Kombi T1 e apareceu alguém querendo comprá-la, mas ao invés de vender a original Yudhi ofereceu uma réplica. Com base na original foram confeccionados dez conjuntos completos de chapas que compõem uma Kombi, e foi isto que deu origem à construção destas réplicas. Num trabalho iniciado há 14 anos já são contabilizadas 170 réplicas fornecidas a clientes satisfeitos tanto na Indonésia, quanto para a Europa, Estados Unidos e Ásia.
Houve uma série de encomendas do Japão, pois lá houve a moda de food trucks, as conhecidas lanchonetes volantes, baseados na T1 e Yudhi comentou que foi até um serviço mais simples pois não foi necessário um cuidado muito grande com pequenos detalhes e acessórios.
Yudhi, que abriu a oficina em 1998, e acabou focando-se na VW Dakota em 2010; depois ocorreu a abertura para os Porsches.
Com a participação em mídias sociais a oficina passou a ser mais conhecida e foi possível oferecer seus produtos em fóruns on-line, Facebook e Instagram.
Yudhi comentou: “Finalmente, graças a Deus, a partir daí, as pessoas começaram a conhecer muito sobre as nossas réplicas de Dakota, e, finalmente, começaram a chegar mensagens da Europa, Estados Unidos e Ásia; e aí mais pedidos começaram a entrar”.
Estudos de criatividade
Yudhi participou de várias edições do concurso de criatividade automobilística patrocinado pela marca indonésia de cigarros “Djarum 76”, nos quais ele apresentou algumas de suas criações. Ele foi premiado várias vezes. Procurei dois exemplos de suas criações no Instagram da Yumos para dar uma ideia do que ele é capaz, como podemos ver abaixo:
Primeiro uma Kombi T1 encurtada e com duas frentes, feita a partir de uma Kombi brasileira, com um resultado, no mínimo, intrigante. Este trabalho levou seis meses; foi a vencedora do ano:
Agora um exemplo baseado numa T2 com um enxerto de Fusca no teto. Tratou-se de uma Kombi tipo food truck sofisticado, com esmerado acabamento interno e abertura dos dois lados com toldos também dos dois lados; também foi a vencedora do ano:
Estes concursos foram encerrados em 2011 para a tristeza de Yudhi. Mais exemplos podem ser vistos nas mídias sociais da Yumus. Eu apresentei estes exemplos para preparar o capítulo seguinte que foi mais um desafio bem-humorado de Yudhi, mas que é um de muitos carros “diferentes” que ele fez.
Uma Kombi muito espichada
A Kombi que vamos descrever abaixo segue uma linhagem de Kombis “espichadas”. Em 2009, Yudhi já tinha construído uma Kombi de 6,9 metros de comprimento que acabou sendo vendida para um australiano, mas esta ousadia não foi o suficiente. Daí Yudhi partiu para um projeto de 7,25 metros que foi inscrita no Livro Guinness como a mais longa Kombi (assim como ele tem o recorde da Kombi mais curta com um pouco mais de três metros de comprimento).
Tudo foi feito com todo o cuidado baseado na longa experiência colhida com as mais diferentes modificações em Kombis, ora encurtando, ora as espichando! Abaixo algumas fotos do trabalho estrutural para a construção desta Kombi (Fotos do site sixmania.fr):
Com o significativo aumento de peso o motor 1.500-cm³ foi substituído por um de 2.000 cm³. Nesta mega-Kombi cabem 20 pessoas!
Uma equipe de 30 pessoas trabalhou nesta transformação que custou por volta de € 23.000. O seu interior é luxuoso, estofamento de couro de cor creme e oferece três pequenos bares de bebidas. Esta Kombi possui um grande teto solar, os para-brisas basculam para cima para melhorar a ventilação e as janelas laterais são basculantes. Um potente equipamento de som foi instalado na Kombi.
Além de espichar Kombis, Yudhi faz muitas coisas com veículos Volkswagen, como réplicas de Kombi Westfalia e um furgãozinho Fusca, como mostra a foto abaixo:
A diversidade criativa dos veículos que Yudhi realizou até agora é muito grande, mostrei só uma parte. Mas na Parte 2 vou tratar de outra faceta do trabalho da Yumus, que são as restaurações (algumas que parecem ser impossíveis) e a produção de réplicas de veículos Porsche, um capítulo à parte.
AG
Além do material do acervo do autor, foram pesquisados os seguintes sites: kumparan.com ; sixmania.fr ; dailymail.co.uk ; wikipedia.com.
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