• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AB

AUTOMÓVEIS ELÉTRICOS VÃO CAUSAR DESEMPREGO?

MERCEDES-BENZ DIZ QUE SIM E VOLKSWAGEN DIZ QUE NÃO

identicon por Augusto Botelho
16/08/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação Volkswagen AG e Mercedes-Benz AG

Fotos: Divulgação Volkswagen AG e Mercedes-Benz AG







Apesar da Mercedes-Benz estar acelerando a adoção da mobilidade elétrica, apostando cada vez mais na produção desses veículos, Ola Källenius, presidente executivo da Daimler, antecipou que a chegada dos modelos movidos a eletricidade irá provocar uma avalanche de desempregados. Källenius estima que 50% dos Mercedes serão 100% elétricos ou híbridos recarregáveis em 2025, ou seja, o dobro do que era previsto anteriormente. Cinco anos depois, no final da década, a totalidade será de elétricos.

MB EQS atende ao segmento médio da marca

De acordo com a publicação alemã Auto Motor und Sport, enquanto ele louva a aposta da sua Mercedes no caminho rumo à mobilidade mais sustentável, Källenius deixa um aviso no ar que criou algumas preocupações junto dos alemães, sejam os trabalhadores ou os sindicatos.

Anunciou que, por um lado, os investimentos da Mercedes serão realizados de forma a tornar esta transformação lucrativa (óbvio), e por outro, que a força de trabalho da marca será menor em 2030, ou seja, ocorrerão dispensas, não renovações de contratos ou aposentadorias antecipadas. Em termos práticos, mais desemprego…

O ID.4 GTX da Volkswagen é um suve 100% elétrico

A esta visão da Mercedes, a Volkswagen disse que estaria acontecendo algum exagero. Na sua resposta, o presidente executivo da Volkswagen AG, Herbert Diess, afirma que o seu grupo continuará a ser um fabricante de automóveis, apesar destes estarem evoluindo muito. Reforçou que para construir muitos carros, necessitarão de muitos empregados em 2030.

Diess admite, porém, que o tipo de especialização poderá mudar, com maiores necessidades em termos de software e outras áreas de inteligência artificial e tecnologia de informação. A indústria automobilística precisa de muito tempo para mudar, segundo ele, e cita como exemplo a Tesla, que está ativa depois de 15 anos de trabalho muito intenso.

“Se continuarmos a ter sucesso, poderemos salvar a maioria dos postos de trabalho, crescendo numas áreas e diminuindo em outras”, afirmou Diess, admitindo que cerca de “70% dos fornecedores atravessarão este período de transformação como se ele não tivesse existido”. Declarou que “se um motor requer uma hora para ser fabricado, um carro inteiro necessita entre 20 e 30 horas”, ou seja, o motor não é a parte mais relevante em termos de tempo e de mão-de-obra num veículo. Na foto de abertura, o Volkswagen Touareg R PHEV.

Fica implícito que, caso os fabricantes tradicionais, que sempre venderam modelos com motores a combustão, produzam tudo o que necessitam para montar automóveis elétricos, do carro em si aos motores, passando pelas baterias e pelo software, então é provável que o número de empregados seja potencialmente mais elevado do que o necessário para produzir os carros hoje tradicionais, a gasolina ou a diesel. E mais, serão empregados mais bem pagos, especialistas em software, em eletrônica ou em células de baterias, certamente com maior remuneração do que os atuais operários da linha de montagem, acabamentos ou mesmo na fabricação de peças, motores e caixas de câmbio.

MB EQT Concept, uma das apostas da Mercedes-Benz na eletricidade

Só o tempo dirá quem tem razão e como tudo isso vai se desenvolver, pois os questionamentos sobre a proibição às vendas de carros a combustão na Europa, a pressão por parte de alguns governantes e fabricantes para que os veículos híbridos possam continuar a ser vendidos, o que será feito com milhões de veículos que continuarão rodando ainda por algumas décadas consumindo combustíveis tradicionais, como será o abastecimento de energia elétrica para outros tantos milhões de veículos, como ficarão os produtores de gasolina e diesel, as pesquisas com combustíveis sintéticos, o desenvolvimento das células a combustível, tudo isso junto tem cheiro de uma enorme incógnita e, claro, jogo político e financeiro entre poderosíssimas indústrias e governos, numa previsível queda de braço. Quem viver verá…

AB





Anterior

ATENÇÃO AOS RISCOS DAS ATUALIZAÇÕES VIA WI-FI, ALERTAM OS ALEMÃES

Próximo

UM VW KÄFER SALZBURGO EM CÓRDOBA, ARGENTINA?

identicon

Augusto Botelho

Nascido em Petrópolis, RJ, é formado em Arquitetura. Plastimodelista e automodelista de fenda, aficionado por carros e mecânica, iniciou sua carreira em 1982 na Revista Autoesporte, com a seção Estilo e Ergonomia e como correspondente no Rio de Janeiro. Posteriormente assinou várias outras seções na Autoesporte, com destaques para Em Escala, Potência Livre, Boletim e Estante. Trabalhou como redator e revisor em diversas publicações de automobilismo, como revistas Cavallino, Driver, Autos Antigos, 4x4 & Pickup, O Candango e Popular Science.

Próximo
Foto: Martin Cáceres

UM VW KÄFER SALZBURGO EM CÓRDOBA, ARGENTINA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: thesamba.com

REFLEXÃO: CARRO MEXIDO

02/07/2022
Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

02/07/2022
Arte: projetopack.com.br

ELETRÔNICA VEICULAR: VIDA DO MOTORISTA VIROU “LIVRO ABERTO”…

02/07/2022
Foto: Autoentusiastas Classic

CHEVETTE 1.7 SILPO: SOLUÇÃO PARA O BAIXO DESEMPENHO DO PEQUENO CHEVROLET 1,4

02/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In