Os dois microcarros elétricos do Grupo Stellantis, o Citroën Ami e o Opel Rocks-e (foto de abertura), são uma nova solução em termos de mobilidade urbana sustentável. São 100% elétricos, ultracompactos, medindo apenas 2,41 metros de comprimento, 1,39 metro de largura e 1,52 metro de altura. Concebidos para apenas dois ocupantes, têm diâmetro de giro de apenas 7,20 m, o que permite manobras em ruas estreitas ou lugares apertados.
Destinam-se à utilização urbana, e têm algumas soluções muito bem boladas. O acesso é facilitado por portas com abertura em direções opostas, a do lado direito com as dobradiças na posição convencional, enquanto a da esquerda tem a dobradiça na parte traseira.
É a famosa porta-suicida, aqui no Brasil utilizada nos primeiros DKW-Vemag, anteriores a 1963. Como curiosidade, aqui no nosso País esses veículos logo ganharam o apelido jocoso de “Deixavê”, por causa da “exposição” das mulheres usando saias ou vestidos ao entrar e sair do carro…
Voltando aos microcarros, eles têm grandes superfícies envidraçadas e as janelas das portas têm abertura em compasso, como no icônico Citroën 2CV. O banco do motorista é ajustável em distância, mas o do passageiro é fixo. No interior, no centro do painel está um local destinado ao celular, com conexão USB, para ligação ao aplicativo que mostra informações sobre alcance, estado da carga e tempo restante para uma recarga a 100%, bem como a localização de postos de carregamento públicos nas proximidades.
As rodas têm 14 polegadas de diâmetro e ficam bem nas extremidades do veículo. A velocidade máxima é de 45 km/h, com potência de 8 cv e alcance de 75 quilômetros. Podem ser recarregados em uma tomada elétrica doméstica, ou usando o adaptador fornecido com o carro, nos postos de recarga.
O Opel Rocks-e estará disponível inicialmente no mercado alemão no final deste ano e em outros países provavelmente durante o ano de 2022. Quanto ao Citroën Ami, já está em comercialização na França e deve chegar em outros países ainda neste ano.
Além da versão para dois ocupantes, existe a opção de maior espaço para cargas, destinada a profissionais ou particulares com necessidade de transportar volumes com pouco mais de 400 litros e com até 140 kg de massa, em que a área do passageiro é convertida num espaço de cargas.
AB