A marca alemã leva a comunicação Car-to-X a um nível ainda mais alto. Dados anônimos são partilhados para saber o está mais à frente no caminho. Os grandes buracos são um risco para a segurança, porque se os motoristas não os visualizam a tempo, não conseguem fazer manobras evasivas ou reduzir a velocidade e o risco de danos aos pneus e à suspensão é enorme. Nos casos extremos podem ocorrer acidentes, ou a perigosíssima situação de parar numa via para trocar um pneu ou esperar socorro para um carro com a suspensão quebrada.
Os novos modelos Classe C e Classe S, bem como o futuro EQS, podem detectar buracos e se a unidade de controle de chassi registrar tal evento, e o serviço Car-to-X for ativado, a informação é enviada para a Mercedes-Benz Cloud em tempo real através da rede de celulares juntamente com os dados de posicionamento. Os veículos de nova geração podem detectar buracos quando é atingido um certo valor limite durante a compressão e a expansão da suspensão, e isto também ocorre no eixo traseiro com um certo atraso de tempo em relação ao eixo dianteiro.
Os automóveis de passageiros Mercedes-Benz nas proximidades são informados, e os alertas são exibidos com ícones no mapa de navegação. Cerca de dez segundos antes de se atingir a seção da estrada é dado um aviso sonoro e o ícone é visualmente realçado.
Três milhões de automóveis de passageiros da marca, produzidos após 2016, já podem receber essas informações. Os pré-requisitos são ter uma conta Mercedes me, bem como a ativação e disponibilidade online do serviço Comunicação Car-to-X. Nestes veículos, os avisos são dados com a voz familiar alertando “Evento de trânsito mais à frente”. Nos novos Classe C, Classe S e EQS, o aviso sonoro é “Cuidado, buraco!”. Os alertas estão disponíveis em alguns mercados selecionados em nível mundial, e em todas as 36 línguas reconhecidas pelo sistema de informação e infotenimento.
A Mercedes-Benz desenvolveu essas novas funções Car-to-X totalmente em suas próprias instalações. O novo sistema de detecção de buracos foi testado no Immendingen Test Center.
Outra função do sistema utiliza a informação do Crosswind Assist. Se este sistema de assistência ficar ativo, em caso de vento lateral forte, e o veículo apoiar o motorista com intervenções de frenagem ou de direção, o Mercedes-Benz Cloud também é notificado. Quem segue atrás pode, portanto, ser avisado especificamente sobre a existência de rajadas de vento.
Uma vez que os sensores de outros automóveis são também utilizados, a tecnologia Car-to-X expande significativamente a cobertura da própria tecnologia de sensores do veículo. Alertas sobre acidentes no caminho ou a aproximação de veículos de socorro, mesmo antes do motorista escutar o som das sirenes, também fazem parte desta importante tecnologia.
AB