Quem teve a sorte de, em meados dos anos 1960, estar na faixa dos dez anos de idade, vai ficar com muita saudade do Ford GT, tanto pelas fotos em jornais e revistas quanto pelos automodelos de fenda em escala 1/32 da Cox, que chegaram por aqui pouco antes da pioneira Estrela lançar seu Autorama® em 1965.
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Só para deixar registrado, falávamos “carrinhos de autorama”, mas na verdade o nome, grafado com inicial maiúscula, era registrado pela Estrela para toda a sua linha de produtos de automodelos de fenda. Mas ficou na boca de todos dizer que “ganhei um carrinho de autorama da Cox” (ou da Monogram, Revell, Scalextric etc).
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Registro feito, voltamos aos carros em escala 1/1. A Ford mostrou em 2015 a atual geração do GT, que entra em 2022 no seu último ano de produção. Para se despedir em grande estilo recebe a derradeira Heritage Edition. Inspirada nos cinco protótipos do ícone americano de 1964, retrata a pintura do último deles, chassi GT/105.
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Os GT/101 e GT/102 foram destruídos em testes de colisão para poder competir em Le Mans e Monza. Já os GT/103 e GT/104 foram repintados após obterem, respetivamente, os primeiro e terceiro lugares em 1965, na corrida de Daytona, pilotados por Ken Miles e Lloyd Ruby no GT/103, enquanto no GT/104 estavam Bob Bondurant e Richie Ginther. Ambos estão no museu da Shelby, em Boulder, Colorado, nos Estados Unidos.
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Inspirado no GT/105, o Ford GT 1964 Prototype Heritage Edition está pintado na cor branca com o capô preto e um friso preto que se estende do teto até a traseira. O defletor dianteiro, as saias laterais e o difusor são em compósito de fibra de carbono, material que também é usado nas rodas de 20 polegadas de diâmetro.
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Os bancos também são em compósito de fibra de carbono forrados com Alcantara na cor azul. Quanto à mecânica, não há qualquer novidade. O motor é o V-6 EcoBoost de 3,5 litros, com potência de 655 cv, acoplado a um câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas. A velocidade máxima é de 347 km/h e faz o zero a 100 km/h em menos de 3 segundos.
AB