O Honda (ou Acura, na América) NSX Type S promete ser o NSX mais rápido e com melhor comportamento de todos. Revelado na Monterey Car Week, na Califórnia, Estados Unidos, terá as 350 unidades divididas entre 300 para o mercado americano, 30 para o Japão e 20 para o resto do mundo, e serão as últimas a sair da linha de produção da Acura em Marysville, em Ohio, Estados Unidos.
As diferenças na carroceria são evidentes, a dianteira e a traseira receberam substanciais modificações por motivos da aerodinâmica e do arrefecimento. A frente inclui entradas de ar de maiores dimensões, assim como um novo defletor. Atrás o novo difusor é inspirado no usado nos NSX GT3 de competição. O NSX Type S tem o teto de compósito de fibra de carbono, para baixar o centro de gravidade do carro.
As rodas são montadas com pneus Pirelli P Zero, desenvolvidos especificamente para o Type S, com as medidas 245/35ZR19 e 305/30ZR20 respectivamente na dianteira e na traseira. O V-6 de 3,5 litros com dois turbocarregadores vindos diretamente dos NSX GT3 Evo, produz 527 cv. Os três motores elétricos produzem 81 cv e a potência combinada chega aos 608 cv. Dois motores elétricos (Twin Motor Unit ou TMU) servem as rodas dianteiras e garantem a vetorização do torque.
O câmbio com dupla embreagem tem nove marchas e agora é capaz de reduções mais rápidas. A nova funcionalidade denominada Rapid Downshift Mode, permite saltar várias marchas nas reduções, no lugar de descer uma a uma usando as aletas. Basta manter a aleta pressionada durante 0,6 s e o câmbio seleciona automaticamente a relação mais baixa possível dependendo da velocidade que o veículo desenvolve no momento.
A marca não revelou ainda dados relativos aos ganhos em aceleração ou velocidade máxima, dizem que o Type S é 2 s mais rápido em Suzuka que o NSX de série. Mas parte desse incremento de desempenho pode ser também creditado ao sistema de freios melhorado. A Brembo fornece pinças de seis pistões à frente e quatro pistões atrás, e de série são pintadas de vermelho.
O NSX Type S pode ter, como opção, o Lightweight Package, que promete tirar 26,2 kg do peso do carro. No pacote estão discos carbono-cerâmicos e vários componentes em compósito de fibra de carbono, como a cobertura do motor e revestimentos no interior.
Uma edição especial para marcar a história dos NSX que tiveram a ajuda de Ayrton Senna no desenvolvimento da primeira versão, no começo dos anos 1990.
AB