O Lotus Emira foi posto à prova pelo antigo campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button, na belíssima pista de Laguna Seca, autódromo construído em 1957 em Monterey, Califórnia, Estados Unidos.
A Lotus afirma que o Emira será mais civilizado e confortável do que o Evora GT410, que vai ser substituído partir do início do próximo ano. No entanto, essa maior versatilidade para o uso quotidiano não deverá afetar o desempenho e o prazer de pilotagem.
Não é comum ver comunicados sobre um esportivo dar tanto destaque à sua versatilidade. O Emira promete ser um dos Lotus melhor adaptados para uso normal, até mesmo diário. Atrás dos dois ocupantes há um espaço com 208 litros de capacidade, enquanto o bagageiro na extremidade traseira, após o compartimento do motor, pode receber mais 151 litros.
O carro já foi mostrado aqui no AUTOentusiastas em 12 de julho último. Ao contrário do Evora GT410, o Emira estará disponível com duas opções de motores e caixas de câmbio distintas. O primeiro motor é o V-6 de 3,5 litros de 400 cv, fornecido pela Toyota, com câmbio manual ou automático de seis marchas e tração traseira. O segundo motor é o AMG de 2-litros turbocarregado de 4 cilindros em linha, de 360 cv e acoplado exclusivamente ao câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas.
Chassis de alumínio e carroceria em materiais compósitos e leves manterão o peso baixo, como é tradição na filosofia de Chapman. O habitáculo do novo Emira também parece muito mais confortável do que o do seu antecessor, com um painel de instrumentos digital e materiais de qualidade superior.
Segundo a marca, é o seu último modelo a vir equipado com motor a combustão. O Emira deve se posicionar como um rival para algumas das versões do Porsche 718 Cayman.
AB