Desta sexta-feira até o domingo (27 a 29), Águas de Lindoia, a cerca de 170 quilômetros ao norte de São Paulo, será a Meca para os apaixonados pela Dodge, entre outras marcas “irmãs”, e seus clássicos de motor V-8 (mas não somente). Afinal, a estância hidromineral sediará o 17º Encontro Chrysler Clube do Brasil, mais conhecido como Mopar Nationals, denominação homônima do evento criado nos Estados Unidos em 1981.
Encontro terá cerca de 300 modelos antigos e atuais de marcas como Dodge, Chrysler e Plymouth. Participantes homenagearão dois marcos da Dodge no país — os 50 anos do Dart cupê e dos Charger e os 20 anos do fim da produção da Dakota.
Vale explicar que, nos EUA, a palavra Mopar é sinônimo dos veículos Chrysler, Dodge, Plymouth, DeSoto, Imperial, Fargo, Eagle, Jeep e Ram, marcas que fizeram parte do antigo grupo Chrysler, hoje integrado à Stellantis. São esperados ao redor de 300 carros, entre modelos antigos e atuais, nacionais e importados. Organizado pelo Chrysler Clube do Brasil, o encontro vai comemorar duas efemérides no país.
A primeira é o aniversário de 50 anos da linha Dodge cupê, lançada no ano-modelo 1971 e composta por Dart, Charger e Charger R/T. Para marcar a ocasião, pela primeira vez serão colocados lado a lado os R/T nas quatro cores do catálogo inicial. Algo que nem a própria Chrysler registrou na época. A outra data importante a ser lembrada se refere à Dodge Dakota. Várias unidades da picape estarão presentes, pois neste ano se completam duas décadas da paralisação prematura da produção do utilitário na fábrica de Campo Largo, PR.
Personagem de cinema
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O evento ainda terá carros muito especiais como um Dodge Hemi Challenger 1970 único no Brasil, com o icônico motor Hemi 426, então o mais potente do grupo Chrysler. Também se destacará o único Plymouth Road Runner Superbird rodando no país (fotos acima), um exemplar 1970 com motor Magnum 440 (cilindrada em polegadas cúbicas, equivalente a 7,2 litros) e câmbio manual. Trata-se do revolucionário carro representado pelo personagem “Rei” do desenho “Carros” (Cars, 2006, Pixar-Disney), só que azul e ostentando o nº 43, que, por sua vez, é uma homenagem ao piloto Richard Petty, que marcou época com o Superbird na Stock Car americana, a Nascar.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Entre modelos atuais, o Mopar Nationals vai exibir alguns dos melhores Dodge Challenger do Brasil. Como um R/T de motor HEMI 5.7 (como na recém-chegada Ram 1500 Rebel, que também poderá ser apreciada por lá) e câmbio manual, sem igual no Brasil. Um SRT Hemi 426, com capô tipo shaker, remetendo aos originais da era dourada dos muscle cars. E ainda um Hellcat que já atingiu mais de 310 km/h no espaço de apenas uma milha (1.609 metros) em uma prova medida.
Somando os participantes que levarão os veículos, familiares, amigos e visitantes, a estimativa da organização é que cerca de 1.500 pessoas circulem pelo evento ao longo dos três dias. “O nosso encontro é, sem dúvida, um dos maiores focados nas marcas Chrysler fora dos Estados Unidos”, afirma o presidente do clube, Lincoln Gomes de Oliveira Neto.
AE
Informações úteis
Evento: 17º Encontro Chrysler Clube do Brasil – Mopar Nationals
Data: 27 a 29 de agosto
Local: Praça Dr. Vicente Rizzo (em frente ao Hotel Majestic) – Águas de Lindoia, SP
Mais informações: contato@chryslerclube.com.br