• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação de imagens e fotos: evento Honda / Edição de vídeo: Márcio Salvo

    NOVO HONDA HR-V, ANDAMOS NA NOVIDADE QUE CHEGA EM AGOSTO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    ONIX LT 1,0 MANUAL, ECONÔMICO PARA O USO (COM VÍDEO)

    Mauro Correia, executivo-chefe do Grupo Caoa (Foto: mobilidade.estadao.com.br)

    CAOA CHERY VÊ O FIM DA GRANDE PRODUÇÃO E A CONSAGRAÇÃO DO HÍBRIDO

    Captação de vídeo e foto de abertura: Auto+/VW / edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    VW JETTA GLI 350 TSI 2023, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae ELETROentusiastas

VOLVO XC60 RECHARGE T8 MOMENTUM – 1ª SEMANA

identicon por Roberto Agresti
20/08/2021
em ELETROentusiastas, RA, Testes de 30 dias
Foros: autor, exceto quando indicado diferentemente

Foros: autor, exceto quando indicado diferentemente

O Volvo XC60 Recharge, automóvel deste 32º teste de 30 Dias do Autoentusiastas, é para lá de especial. O mais tecnologicamente avançado, caro e potente entre todos que passaram pelas minhas mãos desde a estreia desta editoria, em abril de 2015.

Trata-se de um PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, ou veículo elétrico híbrido de plugar), um carro de dois motores, um a combustão interna e outro elétrico, com baterias que podem ser alimentadas seja pela regeneração de energia — ao desacelerar ou frear ou desacelerar —, ou conectando-as a uma tomada de energia elétrica apropriada, em estações de recarga que se acham cá e lá nas grandes cidades, ou em casa mesmo através de um cabo que vem com o carro, desde que a tomada esteja dentro do padrão especificado e supere os 16 A de amperagem, tanto em 110 quanto em 220 volts.

Híbridos não são novidade no 30 Dias do AE. Já tivemos o Toyota Prius (agosto de 2017) e o Toyota Corolla (março de 2020), mas nenhum deles era PHEV, nenhum deles suve, nenhum com 407 cv de potência, nenhum deles custando nem perto de 370 mil reais.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Quantos podem pagar esta quantia por um carro no Brasil? Bem, de acordo com os dados de mercado da Fenabrave, 430 Volvo XC60 foram emplacados em julho de 2021, o que colocou o modelo no 50º lugar do ranking brasileiro de emplacamentos daquele mês. Um julho no qual a marca sueca (que há dez anos tem dono chinês, a Geely) ocupou a 18ª posição nos emplacamentos, com um total de 633 veículos, à frente da concorrente direta Land Rover, com 294. No acumulado do ano, 1.957 Volvo XC60 chegaram as ruas, o que permite dizer que o modelo é líder de seu segmento.

Volvo é uma marca que preza a segurança. Em seu carnê de realizações está a introdução e, 1959 de nada mais, nada menos, que o hoje onipresente cinto de segurança de três pontos. Além disso, desde o ano passado, limitou eletronicamente a velocidade máxima de todos seus carros a 180 km/h. Todavia, este XC60 ora em teste é capaz de chegar da imobilidade a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos, marca que apenas poucos esportivos e pouquíssimos suves são capazes de igualar ou superar.

Motor de 1.969 cm³ tem turbocarregador e supercarregador e entrega 320 cv a 5.700 rpm; motor de partida e gerador, conjunto único, fica entre motor e transeixo; note o cuidado da pintura do cofre de motor; capô tem fechos duplos

Enfim, é marca de nicho para clientes bons de bolso, sensíveis ao apelo ambiental, atentos a segurança, alta tecnologia e também desempenho, que não medem despesa para ter na garagem um veículo de vanguarda, mas com design mais “low profile”, menos chamativo do que o de um Audi, BMW, Mercedes-Benz ou dos Land/Range Rover. E mais: a Volvo no Brasil vende apenas suves híbridos ou elétricos puros.

Campeão no crash test, ou teste de impacto, carro do ano na Europa tempos atrás, o XC60 tem uma configuração técnica peculiar, com sua bateria situada no túnel central e monobloco com aços de diversas especificações, visando eficiência estrutural e segurança. Nas suspensões, triângulos duplos superpostos com molas helicoidais na dianteira, e atrás uma suspensão multibraço com uma mola de lâmina transversal de compósito de fibra de vidro — remete a três gerações de Corvette e lembra os Fiat 147 e Uno, mas de feixe de molas metálicas e geometria de suspensão McPherson.

Quanto à motorização, os 407 cv de potência derivam da ação conjunta do motor 4 cilindros em linha com turbocarregador e supercarregador, de 320 cv, e mais os 87 cv do motor elétrico. Quanto ao torque máximo, são 65,3 m·kgf, tudo isso despejado através de um câmbio automático epicíclico de oito marchas Geartronic (Aisin AW) em uma tração AWD inusitada: na tração dianteira atua o motor a combustão, enquanto na traseira é o motor elétrico que movimenta as rodas.

Na bela cor metálica Fusion Red, o Volvo XC60 que nos foi cedido é o de entrada da família, que no site da marca é cotado a exatos R$ 364.950. Tem bancos de couro preto, um teto solar gigantesco, um bom porta-malas de 468 litros e toda a eletrônica embarcada que você pode imaginar, que no decorrer da avaliação irei detalhando, uma vez que este é o tipo do veículo que exige algum tempo para que seus inúmeros equipamentos e recursos sejam compreendidos e desfrutados convenientemente.

Muito bem atendido pelo colaborador da Volvo que me entregou o XC60, saio de uma garagem no subsolo para a rua, em uma tarde de sexta-feira paulistana ensolarada e fria, rumo ao meu mês de Volvo. Noto de cara o silêncio típico de um carro que se move usando apenas eletricidade. Dotado de quatro modos de condução, sempre com tração integral (AWD) —  Pure, Hybrid, Individual, Power e Off Road —, assim que o carro é ligado, Hybrid é o “default”, a pré-seleção normal a não ser que o condutor atue no comando dos Drive Modes situado no console central e escolha outro modo.

Em Hybrid o XC60 sai da inércia sempre usando o motor elétrico, mas se o pé afundar demais no acelerador, seja por pressa ou por outra razão, o motor a combustão interna entra em ação. E conforme o Drive Mode escolhido, o quadro de instrumentos muda: em Hybrid não há conta-giros, mas sim uma escala circular que mostra a energia consumida, e se ela é elétrica ou térmica. Mostra também se está ocorrendo regeneração ou não.

O carro me foi entregue com 100% da alcance da bateria disponível, o que significa cerca de 38 km de alcance que, claro, irá variar de acordo com tipo de uso, topografia e outros fatores que comprometam o consumo de energia, como uso de ar-condicionado ou rodar em locais com muitos aclives, por exemplo.

Pneus 235/55R19H, boa escolha

“Suave na nave” é uma expressão da moda, boa para definir o primeiro percurso urbano com o XC60, que roda confortável sobre o desgraçado piso paulistano. Veio com rodas de 19 polegadas e pneus de perfil 55, as de série, havendo como opcional as rodas aro 22 (por 42 mil reais…) com pneus de perfil 35, que tornariam o XC60 certamente mais áspero em termos de rodagem. Um opcional que desaconselho tanto pelo preço como principalmente piso que temos, dada a maior fragilidade dos pneus de perfil 35.

A direção me pareceu algo pesada, mas correta para um carro deste porte (1.658 mm de altura, 1.999 mm de largura e 4.688 mm de comprimento, massa de 2.080 kg). Visibilidade, conforto, boa ergonomia, equipamentos, luxos e o acabamento esmerado? Todos presentes, o que é coerente com o preço do XC60, equivalente ao de um apartamentinho até que bem razoável.

A programação para este 30 Dias no “andar de cima” da produção automobilística mundial? A de sempre: pegar estrada, muita, e submetê-lo a uso variado, mas antes estudar muito suas configurações possíveis para desfrutar à fundo esta verdadeira joia da coroa sueca, um suve considerado dos mais seguros e bem-avaliados da produção mundial.

 

Mal entro em casa, meus planos mudam (manda quem pode, obedece quem tem juízo…): em vez de fim de semana caseiro, sou convocado para fazer uma viagem ao litoral norte de São Paulo. Em vez de estudar o XC60 sentado no sofá, vou pegar a estrada e aprender fazendo quilômetros. E assim mergulhei na marginal do Tietê, no congestionamento típico das sextas-feiras paulistanas, que, depois de uma hora, nos libertou para a rodovia propriamente dita.

O Volvo? Ah! Que beleza “sofrer” no congestionamento dentro dele. Deu tempo para me inteirar sobre alguns comandos, e ler algo do manual do proprietário que é acessível na grande tela central do painel. Premissa: tudo muito intuitivo, não sofri para mudar de estação do rádio, achei facilmente os controles de áudio, conectei meu iPhone para espelhar o Spotify e o Waze, apesar do XC60 ser dotado de um navegador caprichado e ter modem dotado de chip que “conversa” com a rede, proporcionando acesso à internet.

 

Nas cercanias do espelho retrovisor central, um botão chama a atenção, o do Volvo On Call, que se apertado me conectaria à central de assistência aos usuários dos Volvo 24h/24h, providenciando desde informações banais às de caráter mais importante.  Ao lado deste botão On Call outro botão, um SOS vermelho, que premido acionaria um socorro emergencial de urgência. Desnecessário dizer que neste Teste de 30 Dias espero não ter que utilizá-lo…

O relato sobre minhas impressões do Volvo XC60 nesta imprevista viagem ao litoral você lerá na semana que vem, mas a título de antecipação ofereço a tabelinha de marcha aí embaixo, com consumo, quilometragem percorrida e outros dados, e aviso que o comportamento do suve sino-sueco fabricado na Bélgica (e dá-lhe globalização!) me surpreendeu de maneira para lá de importante. Positivamente ou negativamente? Leia na semana que vem. Até lá!

RA

(Atualizada em 11/08/21 às 21h45, correção de informação sobre saídas de ar climatizado na foto do banco traseiro)

Volvo XC60 Recharge T8 Momentum

Dias: 7
Quilometragem total: 487 km
Distância na cidade: 54 km (50%)
Distância na estrada: 433 km (50%)
Média: 51 km/h
Tempo ao volante: 9h27min
Consumo médio: 11,4 km/l
Melhor consumo: 13,3 km/l
Pior consumo: 10,3 km/l

 

FICHA TÉCNICA VOLVO XC60 RECHAGE T8 MOMENTUM
MOTOR A COMBUSTÃO
Designação B4204T48
Tipo 4 cilindros em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento, injeção direta, 4 válvulas por cilindro, turbocarregador e supercarregador, interresfriador, gasolina 95/98 RON
Cilindrada (cm³) 1.969
Diâmetro (mm) 82
Curso (mm) 93,2
Taxa de compressão (:1) 10,3
Potência máxima (cv/rpm) 320 / 5.700
Torque máximo (m·kgf/rpm) 40,8/2.200~5.400
MOTOR DE PARTIDA/GERADOR
Localização Entre o motor e o transeixo
Potência (cv) 45
Torque (m·kgf) 16
MOTOR ELÉTRICO DE TRAÇÃO
Tipo Síncrono de ímã permanente,
Localização Eixo traseiro
Potência máxima (cv) 87
Torque máximo (m·kgf) 24,5
TORQUE E POTÊNCIA COMBINADOS
Potência total combinada (cv) 407
Torque total combinado (m·kgf) 65,3
BATERIA DE TRAÇÃO
Tipo/localização Íons de lítio / central no túnel do veículo
Tensão (V) 400
Capacidade (kW·h) 11,6
Potência máxima de carga, AC (kW) 3,6
TRANSMISSÃO
Designação AW TG81SD
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio automático epicíclico de 8 marchas, tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 5,250; 2ª 3,029; 3ª 1,950; 4ª 1,457; 5ª 1,221; 6ª 1,000; 7ª 0,809; 8ª 0,673; Ré 4,015
Relação de diferencial (:1) 3,329
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Independente, multibraço, mola transversal de lâmina única  de compósito de fibra de vidro, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de giro (m) 11,4
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/345
Traseiros(Ø mm) Disco/320
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, 7,5J x 19
Pneus 235/55R19H
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.688
Largura sem/com espelhos 1.999/2117
Altura 1.658
Distância entre eixos 2.865
Bitola dianteira/traseira 1.653/1.657
Distância mínima do solo (mm) 216
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 2.080
Carga útil (kg) 580
Carga máxima no teto (kg) 100
Peso máximo rebocável (kg) 2.100
Tanque de combustível (L) 71
Porta-malas (L) 483 a 1.410
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,32
Área frontal (calculada, m²) 2,65
Área frontal corrigida (m²) 0.84
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,4
Velocidade máxima (km/h) 180 (limitada)
ÂNGULOS
Entrada/saída/rampa (º) 23,1 / 35,5 / 20,8
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL WLTP
Médio (km/l) 30,3
ALCANCE
Em modo elétrico (km) 45
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 8ª (km/h) 61
Rotação a 120 km/h em 8ª (rpm) 1.970
Rotação à vel. máxima em 8ª  (rpm) 2.950





Anterior

A IRMÃ MAIS NOVA DE NOSSA COLEÇÃO

Próximo

T. JON MAYER É O NOVO RESPONSÁVEL PELOS DESENHOS DE CARROCERIA DA VOLVO

identicon

Roberto Agresti

Experiente jornalista especializado em veículos de duas rodas e quantas mais houverem. Foi editor e publisher da revista Motoshow de 1987 a 1994 e da Revista Moto! de 1994 a 2017. Foi colunista do G1 – coluna semanal DICAS DE MOTOS – de 2013 a 2016 e colunista do UOL – coluna semanal O MOTOCICLISTA de 2016 a 2018. Atualmente além de editor do AE (desde 2012) é comentarista da rádio CBN no programa CBN Moto, aos domingos às 11h50.

Próximo
Fotos e desenhos: Divulgação Volvo Cars

T. JON MAYER É O NOVO RESPONSÁVEL PELOS DESENHOS DE CARROCERIA DA VOLVO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Entrada da curva AE sentido Castello Branco-Pirapora do Böm Jesus (Foto: autor)

SERVIÇO PORCO

20/06/2022

DIESEL E ÁLCOOL PROVOCAM POLÊMICA. E PREJUÍZO PARA OS MOTORISTAS

23/05/2021
Foto: Eduardo Mello

FABRICANTES DE PNEUS ESTÃO FUGINDO À RESPONSABILIDADE

31/05/2022
Fotos: Divulgação Pirelli

PIRELLI PRODUZ O PRIMEIRO PNEU COM CERTIFICAÇÃO FSC DO MUNDO

24/05/2021

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO R.S., FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

C3 - Fotos: divulgação

NOVO CITROËN C3 MOSTRA VERSÕES; VEJA COMO ELE SERÁ

05/07/2022
O carro de Russell perde um pneus após o toque com Zhou (Foto: Curva 3/Jorge Sá)

F-1: NOVA LARGADA PARA AUMENTAR A SEGURANÇA

05/07/2022
Fotos: divulgação

NOVO KIA SPORTAGE HÍBRIDO CHEGA A PARTIR DE R$ 220 MIL

05/07/2022
Frontier XE - Fotos: divulgação

NISSAN FRONTIER RENOVADA GANHA MAIS DUAS VERSÕES

04/07/2022

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Dicas de usados
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In