Com a já próxima chegada ao mercado do primeiro Ferrari de características familiares, não deixa de ser impressionante como esta realidade tem implicado em mudanças para a marca. O novo suve traz grandes alterações em vários dispositivos e sistemas dos veículos.
O Purosangue, assim como o Lamborghini Urus, é um suve de características esportivas, potente, rápido e veloz, que também pode rodar em terrenos enlameados, na areia e na neve. Tudo sem esquecer o asfalto, onde tem de continuar a acelerar, frear e fazer curvas como qualquer outro Ferrari. Para tudo isto estar à altura das expectativas de quem compra um carro da marca, os projetistas tiveram que recorrer à tecnologia para superar a massa mais elevada à uma maior altura ao solo.
A Ferrari sempre produziu cupês deslumbrantes, com apenas dois lugares ou, no máximo, 2+2. Mas para o novo Purosangue ela foi obrigada a patentear um novo sistema de ventilação. Pela primeira vez, precisou se preocupar com a ventilação dos lugares traseiros, e resolveu inovar. O Purosangue é o primeiro veículo familiar, com quatro portas, cinco lugares e um porta-malas para os pertences de uma família. Ventilar os bancos traseiros, fornecendo ar frio ou quente, nunca foi preocupação da Ferrari.
Para manter o conforto a bordo, a Ferrari patenteou câmaras térmicas que leem a temperatura em diferentes zonas do habitáculo, levando em conta o gênero, as dimensões corporais e a roupa usada. Depois de analisados os dados recolhidos, obviamente numa questão de segundos, o sistema decide para onde deve enviar o ar, otimizando a vazão e a temperatura. Pode parecer um preciosismo sem importância para muitos, mas, para enfrentar a concorrência a marca resolveu não correr riscos e inovar.
AB