Talvez seja um estudo e um prenuncio para os próximos carros da altamente competitiva PMSC – Porsche Mobil 1 Supercup. Mas o Mission R, no momento, é um protótipo elétrico de tração integral, mais curto que um 911 e com porte aproximado ao de um 718 Cayman. Está exposto no IAA, Salão de Munique, Alemanha, até domingo.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-11-800x450.jpeg)
Apresenta-se numa configuração única com dois motores elétricos, um instalado na dianteira, com potência de 435 cv, e outro na traseira, com 653 cv, para uma potência máxima combinada de elevados 1.088 cv na configuração de classificação e 680 cv configurado de corrida.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-12-800x450.jpeg)
Os motores têm um inovador sistema de arrefecimento por óleo, que permite eliminar o efeito da perda da capacidade da bateria devido às condições térmicas em alto esforço. Na asa traseira está a marca Mobil, parceira da Porsche em várias pesquisas e na já citada Porsche Mobil 1 Supercup.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-7-800x450.jpeg)
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-10-800x450.jpeg)
Para reduzir o peso e reaproveitar matérias-primas descartadas, portas, defletores, banco do piloto e painéis laterais são fabricados em compósito de plástico reforçado com fibras naturais de linho (NFRP), material do difusor traseiro também.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-14-800x450.jpeg)
Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras que projetam as imagens na tela curva acima da coluna de direção. No volante há uma segunda tela, de 6 polegadas, com as informações e dados para o piloto.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-2-800x450.jpeg)
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-3-800x450.jpeg)
O Mission R acelera de zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos e atinge mais de 300 km/h, segundo a Porsche. O sistema elétrico é de 900 V e com o carregador Porsche Turbo Charging recupera de 5% a 80% da carga em apenas 15 minutos.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-8-800x450.jpeg)
A estrutura de segurança é em compósito de fibra de carbono (CFRP), mesmo material da estrutura do teto (foto de abertura). Assim, combina a célula de segurança com a cobertura do teto.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2021/09/PORSCHE-MISSION-R-6-800x450.jpeg)
A Porsche não é novata nesses tipos de materiais. No começo de 2019, o 718 Cayman GT4 Clubsport foi o primeiro carro de competição produzido utilizando biofibras na composição de painéis de carroceria.
AB