• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

PORSCHE MISSION R, COMO SERÃO OS CARROS DE COMPETIÇÃO DO FUTURO

MATERIAIS COMPÓSITOS COM FIBRAS NATURAIS, DOIS MOTORES ELÉTRICOS, 1.088 cv...

identicon por Augusto Botelho
07/09/2021
em AB, ELETROentusiastas, Notícias
Fotos: Divulgação Porsche AG

Fotos: Divulgação Porsche AG





Talvez seja um estudo e um prenuncio para os próximos carros da altamente competitiva PMSC – Porsche Mobil 1 Supercup. Mas o Mission R, no momento, é um protótipo elétrico de tração integral, mais curto que um 911 e com porte aproximado ao de um 718 Cayman. Está exposto no IAA, Salão de Munique, Alemanha, até domingo.

Cada traço da carroceria tem função definida na apurada aerodinâmica

Apresenta-se numa configuração única com dois motores elétricos, um instalado na dianteira, com potência de 435 cv, e outro na traseira, com 653 cv, para uma potência máxima combinada de elevados 1.088 cv na configuração de classificação e 680 cv configurado de corrida.

Entradas e saídas de ar para arrefecimento dos vários componentes estão em posição estratégica

Os motores têm um inovador sistema de arrefecimento por óleo, que permite eliminar o efeito da perda da capacidade da bateria devido às condições térmicas em alto esforço. Na asa traseira está a marca Mobil, parceira da Porsche em várias pesquisas e na já citada Porsche Mobil 1 Supercup.

Câmeras substituem os retrovisores, menor arrasto aerodinâmico
Visto sob esse ângulo, o visual impressiona…

Para reduzir o peso e reaproveitar matérias-primas descartadas, portas, defletores, banco do piloto e painéis laterais são fabricados em compósito de plástico reforçado com fibras naturais de linho (NFRP), material do difusor traseiro também.

Perfil mostrando os traços da carroceria e itens de aerodinâmica

Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras que projetam as imagens na tela curva acima da coluna de direção. No volante há uma segunda tela, de 6 polegadas, com as informações e dados para o piloto.

Painel para o piloto com comandos ao alcance das mãos
Interior com todos os detalhes, comandos, botões e tudo mais para o piloto

O Mission R acelera de zero a 100 km/h em menos de 2,5 segundos e atinge mais de 300 km/h, segundo a Porsche. O sistema elétrico é de 900 V e com o carregador Porsche Turbo Charging recupera de 5% a 80% da carga em apenas 15 minutos.

Rodas com cubo rápido, até aqui o acabamento da Porsche é surpreendente

A estrutura de segurança é em compósito de fibra de carbono (CFRP), mesmo material da estrutura do teto (foto de abertura). Assim, combina a célula de segurança com a cobertura do teto.

O difusor traseiro em materiais compósitos alternativos

A Porsche não é novata nesses tipos de materiais. No começo de 2019, o 718 Cayman GT4 Clubsport foi o primeiro carro de competição produzido utilizando biofibras na composição de painéis de carroceria.

AB







Próximo
Fotos: Divulgação Ferrari S.p.A. e Automobili Lamborghini S.p.A.

ITÁLIA QUER PROTEGER SEUS SUPERCARROS DO FIM DOS MOTORES A COMBUSTÃO EM 2035

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17