As linhas GT, GTV, GTA e GTAm estão entre os carros mais bonitos e charmosos de todos os tempos. Os traços básicos dessa belíssima carroceria foram feitos por Giorgetto Giugiaro, para a Bertone. O GT 1300 Junior vendeu 91.195 unidades, e era um cupê encarado como uma versão de entrada, para as versões superiores 1600 GT Veloce e 2000 GT Veloce. Em 1972 surgiu o Alfa Romeo GT 1600 Junior, com o mesmo motor do 1600 GT Veloce.
Agora a Alfa Romeo, empenhada na sua recuperação, traz a renomada história de volta com novas séries que relembram o seu passado. Inspirada no Giulia GT 1300 Junior, nasce esta nova série especial carregada de simbolismo para os apaixonados pela marca italiana.
Os Giulia e Stelvio GT Junior são edições limitadas que têm por base o nível de equipamento Veloce, o mais esportivo das gamas. Mas o que as destaca é a cor Lipari Ochre, também ela histórica para a marca. Aqui mesmo no Brasil era bastante apreciada nos GTV que rodavam nos anos 1960 e 1970, que chamávamos de “cor de mostarda” …
Giulia e Stelvio GT Junior têm rodas exclusivas, com diâmetro de 19 polegadas no sedã e 21 polegadas no suve. O interior tem revestimentos em couro com a logomarca GT Junior inscrita nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros e costuras específicas alusivas ao tema. No painel um desenho de perfil do GT 1300 Junior bordado no mesmo tom Lipari Ochre da pintura exterior.
Frisos, rodas e acabamentos dessa versão são pintados de preto, ao contrário dos 6C Villa d’Este, que são cromados ou prateados.
Giulia e Stelvio GT Junior estarão disponíveis com motorização Diesel 2,2-litros turbocarregado de 213 cv de potência e 2, litros turbocarregado de 284 cv a gasolina. O Stelvio sempre com tração integral e o Giulia com tração integral ou tração traseira, ambos com câmbio automático de oito marchas.
Enquanto eu redigia essa matéria, fiquei imaginando por que o Giulia 6C Villa d’Este, pintado na cor vermelho Etna, não tem essa opção de motor a gasolina com 284 cv, só existindo com a configuração mais “mansa”, de 203 cv… Que ainda mais belo sedã seria o “6C Villa d’Este” vermelho-Alfa Romeo, frisos e rodas prateadas, um verdadeiro clássico com quase 300 cv …
AB