Em fevereiro deste ano a Audi apresentou o novo A5 Sportback, mas a melhor maneira de conhecer um carro com grande conteúdo tecnológico embarcado é utilizando-o durante alguns dias. Trafegar pelos caminhos do dia a dia e passar pelas famigeradas lombadas e depressões tem seu valor. E foi assim que recebemos o Audi A5 para uma semana de avaliações e gravação de um vídeo completo na região de Joaquim Egídio em Campinas, portanto, se preferir assista primeiramente ao vídeo que inclui a novidade da medição de ruído interno na aceleração, confira:
Conjunto motriz
O motor VW EA888 de 4 cilindros, 2,0 TFSI, 16 válvulas com duplo comando de válvulas e variação tempo e abertura na admissão e escapamento é acionado por corrente e dispensa a borboleta de aceleração. A construção do bloco e cabeçote são em alumínio, injeção direta de gasolina, turbocarregado com interresfriador montado junto ao coletor de admissão e está ajustado para entregar 249 cv entre 5.000 e 6.000 rpm com torque máximo de 37,7 m.kgf aparecendo entre 1.600 e 4.500 rpm.
O câmbio S tronic de 7 marchas robotizado por dupla embreagem em banho de óleo está montado longitudinalmente, seguindo o posicionamento do motor, e das laterais do câmbio saem as semiárvores para as rodas dianteiras, que é a tração predominante, e na extremidade traseira sai o cardã para o eixo traseiro. O sistema Audi quattro gerencia a tração para o eixo traseiro através de um diferencial central com embreagem multidisco de controle eletrônico e permite transferir até 85% da torque para o eixo traseiro. Tudo para dar maior equilíbrio dinâmico através da correta distribuição de tração no momento certo para cada eixo e assegurar tração quando as rodas dianteiras perdem aderência.
Se analisado apenas pelos números e características técnicas já é possível notar que o desempenho do carro deve agradar, mas é pressionando o pedal do acelerador que se nota o trabalho homogêneo de potência e tração do veículo. É difícil fazer a leitura exata de quanto de tração está sendo transferido para os rodantes traseiros, mas é interessante notar que ao entrar na curva com velocidade acima do que entraria com outro carro, e esperar o sistema de controle de estabilidade cortar potência ou aplicar os freios, mas o que acontece é o carro contorna com perfeição. Tenta-se novamente, com velocidade maior, e a resposta do carro é a mesma, segue contornando a curva como se estivesse sobre trilhos, sem escorregamento lateral, e sem necessitar de correções adicionais do volante.
Tem que abusar muito nas velocidades em curvas para encontrar o limite da estabilidade ou atingir a instabilidade, e dificilmente acontece uma escapada de frente ou de traseira de forma abrupta a ponto de assustar o motorista. As reações do carro são muito previsíveis, o que na prática pode ser traduzido por elevado nível de segurança dinâmica. O nível de aderência lateral é bem alto, permitindo maior velocidade de contorno de curva e consequentemente maior aceleração lateral sentida pelo motorista.
Na dirigibilidade do dia a dia destacaria duas características que me agradaram, primeiramente o sistema start-stop, ou mais corretamente seria auto-stop/start, que desliga o motor nas paradas semafóricas ou no anda e para do trânsito urbano. O sistema já desliga o motor quando o carro está ainda em movimento e abaixo de 22 km/h, religando-o quando o pedal do acelerador é pressionado ou o pedal de freio é aliviado. É possível desabilitar seu funcionamento por um interruptor no console central.
Outro sistema que agrada é a rodagem em roda-livre. Em velocidades entre 55 km/h e 160 km/h, em determinadas condições de carga e topografia — até 2% de gradiente — o motor é desligado e o carro roda livremente até que perceba a pedida de carga, seja pelo comando do pedal do acelerador, ou pela mudança da gradiente da via.
Em ambos os casos o motor é religado pelo sistema BAS (Belted Alternator Starter – motor de partida pelo alternador). Esse sistema foi introduzido em 2007 pela GM no Saturn Vue americano (aqui conhecido como Chevrolet Captiva) e trata-se de um sistema híbrido leve com bateria de 12 volts e em algumas condições consegue prover modesta potência adicional para ajudar na aceleração inicial do veículo. A correia utilizada é do tipo poli-V e há um sistema mecânico para propiciar um maior ângulo de abraçamento da correia à polia do alternador, eliminando a possibilidade de escorregamento e desgaste prematuro da correia ou ineficiência na partida do motor.
Outra vantagem do sistema BAS é sua contribuição para a economia de combustível, tanto que no trajeto padrão entre São Paulo e Campinas o consumo registrado foi de 15,5 km/l e no uso geral da semana, com viagens e avaliações em Joaquim Egídio e na estrada dos Romeiros, o consumo geral foi 10,2 km/l. Sempre com gasolina comum no tanque e utilizando preferencialmente o modo de condução de máxima eficiência. Após ler a coluna do Bob Sharp no último domingo fico imaginando como seria bom o consumo desse carro com combustível E10. Com efeito, o consumo divulgado pela Audi na Alemanha é 11,2 km/l na cidade e 18,2 km/l, na estrada, isso pelo moderno procedimento de medição de consumo WLTP, bem mais realista do que o anterior NEDC. A gasolina recomendada pela Audi para esse motor é de 95 octanas RON, o que no Brasil significa gasolina comum ou comum aditivada.
Outros dois modos de condução são selecionáveis através de seletor no console central: Conforto e Dinâmico, além do modo Auto que sente como o carro está sendo conduzido e define um dos três modos, ou o modo Individual, onde os parâmetros de motor, troca de marchas, tração, esforço de direção e ruído ativo do motor podem ser escolhidos de acordo com a preferência do usuário.
Dinâmica veicular bem acertada
Em termos de estabilidade o sistema de tração quattro dá sua valiosa contribuição, mas não seria suficiente se a suspensão do A5 não estivesse devidamente desenhada para manter os pneus em contato com o solo com a maior área possível, o conhecido foot print. Na dianteira utiliza arquitetura de braços triangulares sobrepostos com dois articuladores em cada triangulo — cinco braços de controle ao todo —, minimizando o câmber positivo da roda interna, e garantindo assim maior área de contato pneu com solo. Os amortecedores são convencionais pressurizados, e utiliza molas helicoidais e barra antirrolagem.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Na traseira encontra-se outra arte de engenharia com suspensão independente do tipo multibraço — cinco também — montada em subchassi que é responsável por ancorar o diferencial traseiro. Os amortecedores seguem as características dos dianteiros, com molas helicoidais e barra antirrolagem.
Em ambos os conjuntos de suspensão é possível ver a utilização de componentes manufaturados em alumínio, demonstrando também a preocupação com o conforto geral do veículo. Quanto mais favorável é a relação entre a massa não suspensa (suspensão, mangas de eixo, braços de controle, freios, rodas, etc.) com a massa suspensa (restante do veículo), maior a facilidade de encontrar um bom balanceamento na calibração da suspensão. E ao trafegar com o carro em todos os tipos de terreno é notório esse acerto de calibração. O carro é muito bem equilibrado e filtra bem as imperfeições do piso, sem transmiti-las para os ocupantes.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
A contribuição dos pneus Pirelli Cinturato P7 245/40R18Y para a estabilidade e conforto do veículo é inequívoca. Ao ver pneu de perfil 40 montado em qualquer veículo já se espera um nível de aspereza e ruído de rodagem mais pronunciado, mas a surpresa positiva fica pelo bom compromisso obtido pelos engenheiros da Audi e Pirelli nesse conjunto.
Se o carro anda bem, faz curva rápidas e tem conforto acústico que você nem sente a velocidade que está trafegando, este carro precisa estar equipado com bons freios. E é justamente isso que a Audi colocou no A5. São freios a disco ventilado nas quatro rodas, com pinças do tipo fixa com 4 pistões na dianteira, e pinça deslizante atrás. A modulação do pedal de freio é bem responsiva para acionamentos em baixa velocidade e ficando adequada para velocidades mais altas.
Conforto
Como já mostrado no vídeo e na matéria de apresentação do carro em fevereiro, a seleção de materiais de acabamento, o desenho dos painéis e o conforto e suavidade ao toque no interior do A5 é apreciável. Neste maior período de contato com o carro foi possível comprovar a boa ergonomia para acesso aos comandos e o conforto dos bancos dianteiros, que são equipados com apoio lombar em 4 vias com ajustes elétricos e memória.
Nota-se que o carro é bem desenhado e bem construído, onde tudo está no lugar certo e com fácil acesso. No banco traseiro há engates Isofix para dois bancos infantis e dois passageiros acomodam-se bem. O terceiro, central, fica com o prejuízo do desenho protuberante do assento e do descansa-braço central no encosto que possui porta-objetos e porta-garrafas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O encosto do banco traseiro é rebatível na proporção 40:20:40 favorecendo a acomodação de bagagens e até objetos mais longos, como um par de esquis, através da abertura central. O volume total do porta-malas é de 465 litros e o estepe temporário está acomodado sob o tampão do assoalho.
O conforto térmico é garantido pelo sistema de ar-condicionado de três zonas, duas dianteiras e uma traseira, que permite temperatura bem homogênea em toda cabine, além de propiciar resfriamento rápido após período estacionado ao sol.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
À frente do motorista o destaque fica para o Audi Virtual Cockpit Plus que pode ser configurável em algumas funções e disposição de instrumentos, além de oferecer a comodidade da projeção de velocidade no para-brisa (head-up display). Através da central multimídia montada no centro do painel de instrumentos é possível parear o telefone celular por Android Auto e Apple CarPlay sem fio e o carregamento de bateria também é feito por indução (sem fio). E é através da tela dessa central que todas configurações do veículo são acessadas e ajustadas.
Medição de ruído interno
Uma novidade no AE será a medição do nível de ruído interno dos carros testados, e para este primeiro já temos a meta a ser batida. A avaliação subjetiva mostrou que a pressão sonora é muito boa e a medição objetiva com o aplicativo Decibelímetro no celular comprovou a primeira impressão.
Em aceleração de 0-100 km/h, em subida na Estrada das Cabras em Joaquim Egídio, o nível máximo foi de 80,5 dB(A) e em velocidades constantes de 60, 80 e 100 km/h, medido em estrada na região de Campinas os níveis médios foram: 51,7, 54,4 e 59,1 dB(A) respectivamente.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas – note que a nuvem de ruído fica mais intensa com o incremento das velocidades e nas acelerações, mas não aparecem ruídos de alta frequência em nenhuma faixa de velocidade, assim como não há incidência de ruídos de baixa frequência (o incômodo “boom” de baixa)
Os resultados obtidos no A5 são muito bons e precisaremos de mais testes para estabelecer um ranking dos melhores do AE neste quesito, mas certamente este será uma referência.
Segurança e auxílio ao motorista
Os sistemas de auxílio ao motorista e a segurança do veículo estão convergindo para serem complementares e à medida que trazem mais conforto ao dirigir, também proporcionam maior segurança ativa e passiva. Em alguns carros os sistemas são mais intrusivos, em outros modelos podem ter a atuação ajustada pelo motorista, e no Audi A5 o sistema de controle de estabilidade e tração é muito bem calibrado, atuando somente quando necessário.
O controle de velocidade de cruzeiro adaptativo possibilita o ajuste de distância no veículo à frente, antecipa a recuperação de velocidade ao acionar a seta à esquerda, e inibe a ultrapassagem pela direita. O alerta de saída involuntária de faixa tem o auxiliar de permanência em faixa, que além de trazer segurança para ligeiros desvios de atenção, traz também conforto para viagens mais longas.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Alerta de ponto cego no espelho retrovisor externo tem mostrador destacado na carcaça do retrovisor. Seis bolsas de ar inflável e os cintos de segurança tem o dispositivo de pré-tensionador e sensor de afivelamento. Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, com função Park Assist equipam esta versão de topo que foi avaliada.
O sistema de faróis Full LED Matrix já havia sido avaliado na primeira oportunidade, mas novamente, trafegando por mais tempo com essa nova tecnologia é que se tem a noção exata da maior segurança e conforto que o mesmo oferece. A luz é bem clara, sem manchas de projeção, com alcance adequado, e sem causar ofuscamento nos veículos que vão à frente ou em sentido contrário devido a funcionalidade do farol alto automático. O sistema lê e apaga os LEDs que incidiriam luz no carro à frente e segue iluminando as laterais.
Beleza inegável
Indiscutivelmente, a aparência externa é a primeira característica que chama atenção em um carro, e quando agrada, o carro passa a ser melhor explorado e analisado. E é exatamente isso que acontece com o A5 Sportback. O desenho do para-choque dianteiro tem diferença sutil com o irmão A4 e uma frente marcante definida pelas linhas de vinco no capô do motor.
A vista lateral é, em minha opinião, a que traz mais charme e elegância ao veículo, partindo do desenho tradicional do sedã na dianteira, com para-brisa bem inclinado, e convertendo-se em cupê na porção traseira. Nela está a tampa do porta-malas que abrange o vidro traseiro, articulada junto ao final do teto, por isso resultando num enorme vão de abertura, igual a das peruas, desenho que é chamado de liftback. Abertura e fechamento são motorizados por mecanismo eletromecânico, mas sem a opção de mãos livres.
Na traseira o para-choque tem molduras trapezoidais que acomodam as saídas dupla de escapamento, lanternas em LED com desenho envolvente e faceado com a carroceria, permitindo boa fluidez e escoamento do ar, o que colabora com o baixo nível de ruído de vento (e com o bom Cx).
Todo esse bonito desenho da carroceria do A5 Sportback é arrematado pelo kit exterior S-Line com acabamento em preto de alto brilho nos frisos e molduras externas e desenho exclusivo das rodas de 18 polegadas.
Conclusão
O Audi A5 Sportback entrega um bom desempenho para veículo médio de motor 2,0 turbo com peso em ordem de marcha de 1.660 kg, permitindo aceleração de 0~100 km/h em 5,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, mas sem deixar o conforto de rodagem de lado. O equilíbrio dinâmico do veículo é elogiável, fácil de manobrar e permite o uso diário sem dificuldades, apesar dos 4.757 mm de comprimento total.
Adicionalmente traz um pacote de itens tecnológicos, conectividade e segurança que são elogiáveis e colocam o carro na vanguarda de seus concorrentes diretos. A opção de configuração prévia do veículo é outra vantagem que a Audi oferece para vários de seus modelos, permitindo que o comprador escolha opções de cores internas, externas, detalhes e conteúdo, montando assim um veículo personalizado para cada interessado.
Segue abaixo a tabela de preços públicos e opcionais para setembro:
GB
FICHA TÉCNICA AUDI A5 SPORTBACK PERFORMANCE BLACK | |
MOTOR | |
Designação | VW EA888 |
Descrição | 4 cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, levantamento de válvulas variável, corrente, 4 válvulas por cilindro, aspiração forçada por turbocarregador com interresfriador, injeção direta, gasolina de 95 octanas RON |
Cilindrada (cm³) | 1.984 |
Diâmetro e curso (mm) | 82,5/92,8 |
Taxa de compressão (:1) | 9,6 |
Potência máxima (cv/rpm) | 249/5.000~6.000 |
Torque máximo (m·kgf/rpm) | 37,7/1.600-4.500 |
Comprimento da biela (mm) | 159 |
Relação r/l | 0,291 |
TRANSMISSÃO | |
Câmbio | S tronic: transeixo robotizado dupla-embreagem em banho de óleo, 7 marchas, tração integral quattro, diferencial central com acoplamento por embreagem multidisco de controle eletrônico |
Relações das marchas (:1) | 1ª 3,188; 2ª 2,190; 3ª 1,517; 4ª 1,057; 5 ª0,738; 6ª 0,557; 7ª 0,433; ré 2,75 |
Relação de diferencial (:1) | 4,41 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, 5 braços, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem tubular |
Traseira | Independente, 5 braços, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem tubular |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | 15,9 |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,7 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Controle | Duplo-circuito hidráulico D/T, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, auxílio em frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8Jx18 |
Pneus | 245/40R18Y (Pirelli Cinturato P7) |
Estepe | Mini T125/70R19 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,26 |
Área frontal (m²) | 2,16 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,561. |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, subchassi dianteiro e traseiro, sedã-cupê 4 portas, 5 lugares |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 465 |
Tanque de combustível | 58 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.595 |
Carga útil | 580 |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.757 |
Largura sem/com espelhos | 1.847/2.029 |
Altura | 1.386 |
Distância entre eixos | 2.824 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,8 |
Velocidade máxima (km/h limitada) | 250 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL WLTP (Europa) | |
Cidade (km/l) | 11,2 |
Estrada (km/l) | 18,2 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 7ª (km/h) | 62,6 |
Rotação a 120 km/h, em 7ª (rpm) | 1.920. |
Rotação à vel. máxima, em 6ª (rpm) | 5.130 |
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE AUDI A5 SPORTBACK S-LINE PERFORMANCE BLACK |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Auxílio de permanência em faixa |
Aviso sonoro de cinto de segurança dianteiro e traseiro desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo projetor Full LED Matrix com setas dinâmicas |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Imobilizador de motor |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sistema de tração integral quattro |
APARÊNCIA |
Lanterna traseira em LED com seta dinâmica |
Roda de liga de alumínio aro 18″ com design diferenciado |
Teto solar panorâmico |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para o passageiro dianteiro |
Ar-condicionado com controle automático de 3 zonas |
Assistente de partida em aclive |
Banco traseiro com encosto rebatível 40/20/40 e apoio de braço central com porta copos |
Bancos com revestimento premium |
Bancos dianteiros com apoio lombar, ajustes elétricos e memória para o motorista |
Câmbio robotizado de 7 marchas com opção de troca manual por borboletas atrás do volante ou na própria alavanca seletora de câmbio |
Câmera de ré |
Carregador de bateria de celular por indução (sem fio) |
Chave com sensor de aproximação e sistema mãos livres para abertura do porta-malas |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo e rebatimento automático |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Pacote de luz ambiente branca |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-copos para bancos dianteiros no console central |
Quadro de instrumentos digital TFT em cores e configurável |
Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade do limpador de para-brisa |
Sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro |
Sistema de assistência elétrica de 12 volts |
Tomada de 12 V no console central |
Trava elétrica da portinhola do bocal do tanque de combustível |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
USB – 2 portas para passageiros do banco traseiro e uma para dianteiro |
ENTRETENIMENTO |
Alto-falantes (19) |
Antena de teto |
Sistema multimídia MMI tátil, integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rádio AM/FM, função audio streaming, Bluetooth e entrada USB e GPS com mapas integrado, sistema de som Bang & Olugsen 3D |
GARANTIA |
36 meses |