O BMW 1500 New Class foi o modelo que criou o segmento de sedãs pequenos com caráter esportivo. O carro com motor original de 1,5 litro posteriormente recebeu variantes mais fortes. O IAA de 1961, em Frankfurt, Alemanha, salão que foi realizado entre 21 de setembro e primeiro de outubro, teve o 1500 New Class como uma das principais atrações. Nem mesmo o lindo BMW 3200 CS Coupé de oito cilindros conseguiu chamar tanta atenção.
O BMW 1500 representou uma nova era para o fabricante, a dos sedãs esportivos. Até então a marca não tinha um carro que ficasse entre os seus modelos de acesso e os de luxo. O nome New Class foi uma excelente escolha. Não demorou muito para o modelo se tornar sonho da nova classe média alemã.
Ser funcional, confiável e esportivo ao mesmo tempo era uma combinação inédita no mercado. O BMW 1500 oferecia amplo espaço interno, porta-malas capaz de levar 600 litros e tudo nele era pensado para ser prático, do painel criado para não causar reflexos no para-brisa aos instrumentos circulares de fácil leitura.
O desempenho era o destaque, pois o motor de quatro cilindros em linha e 1,5 litro (82 x 71 mm, 1.499,8 cm³), que dava nome ao carro, rendia 75 cv, mas logo a potência foi aumentada para 80 cv no modelo de produção, graças à taxa de compressão ter sido elevada. Pesando apenas 950 kg, fazia de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e tinha a velocidade máxima de 150 km/h.
Esse motor era tão resistente que serviu de base para várias aplicações nas pistas de corrida, entre elas o 1,5 turbocarregado que impulsionava o Brabham-BMW BT52, com potências na faixa de 850 cv em classificação e por volta de 640 cv em condições de corrida, levando Nélson Piquet ao título de campeão da F-1 em 1983.
Suas qualidades dinâmicas eram surpreendentes, com suspensão independente nas quatro rodas — McPherson na dianteira e por braço semiarrastado na traseira — e freios dianteiros a disco com tambores atrás.
Em 1963 surgiu o BMW 1800 TI, com o novo motor de 1,8 litro produzindo 110 cv. Com esse motor ele fazia de zero a 100 km/h em 11 segundos. O motor de 1,6 litro e 83 cv era uma opção mais em conta para o consumidor interessado em agilidade e praticidade no dia a dia, mas sem vocação esportiva.
Esses modelos evoluíram até meados dos anos 1970, com os icônicos 2002, evolução máxima desse conceito de sedã pequeno e esportivo.
AB