• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home AB

BMW NEW CLASS, HÁ 60 ANOS SURGIA O PRIMEIRO SEDÃ ESPORTIVO DA MARCA

CARRO FOI LANÇADO NO SALÃO DE FRANKFURT DE 1961

identicon por Augusto Botelho
08/10/2021
em AB, Notícias
Fotos: Divulgação BMW

Fotos: Divulgação BMW





O BMW 1500 New Class foi o modelo que criou o segmento de sedãs pequenos com caráter esportivo. O carro com motor original de 1,5 litro posteriormente recebeu variantes mais fortes. O IAA de 1961, em Frankfurt, Alemanha, salão que foi realizado entre 21 de setembro e primeiro de outubro, teve o 1500 New Class como uma das principais atrações. Nem mesmo o lindo BMW 3200 CS Coupé de oito cilindros conseguiu chamar tanta atenção.

Estilo perdurou por muitos anos nas evoluções que seguiram

O BMW 1500 representou uma nova era para o fabricante, a dos sedãs esportivos. Até então a marca não tinha um carro que ficasse entre os seus modelos de acesso e os de luxo. O nome New Class foi uma excelente escolha. Não demorou muito para o modelo se tornar sonho da nova classe média alemã.

Nem mesmo o belo 3200 CS Coupé superou a preferência dos visitantes

Ser funcional, confiável e esportivo ao mesmo tempo era uma combinação inédita no mercado. O BMW 1500 oferecia amplo espaço interno, porta-malas capaz de levar 600 litros e tudo nele era pensado para ser prático, do painel criado para não causar reflexos no para-brisa aos instrumentos circulares de fácil leitura.

Motor tão bem projetado que serviu de base para o Brabham-BMW BT52 de Piquet

O desempenho era o destaque, pois o motor de quatro cilindros em linha e 1,5 litro (82 x 71 mm, 1.499,8 cm³), que dava nome ao carro, rendia 75 cv, mas logo a potência foi aumentada para 80 cv no modelo de produção, graças à taxa de compressão ter sido elevada. Pesando apenas 950 kg, fazia de zero a 100 km/h em 16,8 segundos e tinha a velocidade máxima de 150 km/h.

Esse motor era tão resistente que serviu de base para várias aplicações nas pistas de corrida, entre elas o 1,5 turbocarregado que impulsionava o Brabham-BMW BT52, com potências na faixa de 850 cv em classificação e por volta de 640 cv em condições de corrida, levando Nélson Piquet ao título de campeão da F-1 em 1983.

Suas qualidades dinâmicas eram surpreendentes, com suspensão independente nas quatro rodas — McPherson na dianteira e por braço semiarrastado na traseira — e freios dianteiros a disco com tambores atrás.

Interior simples, com bancos revestidos em elegante padronagem

Em 1963 surgiu o BMW 1800 TI, com o novo motor de 1,8 litro produzindo 110 cv. Com esse motor ele fazia de zero a 100 km/h em 11 segundos. O motor de 1,6 litro e 83 cv era uma opção mais em conta para o consumidor interessado em agilidade e praticidade no dia a dia, mas sem vocação esportiva.

Esses modelos evoluíram até meados dos anos 1970, com os icônicos 2002, evolução máxima desse conceito de sedã pequeno e esportivo.

AB







Próximo
Fotos e vídeo: autor

CORVETTE: QUARTA GERAÇÃO MESCLA TECNOLOGIA E ESTILO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17