• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Colunas Conversa de Pista

CARRASCO DE PIQUET JÚNIOR RETORNA À F-1

AO LADO DE STEFANO DOMENICALLI, FLAVIO BRIATORE ANUNCIA UM NOVO CAPÍTULO PARA A CATEGORIA

identicon por Wagner Gonzalez
19/10/2021
em Conversa de Pista, WG
Fernando Alonso, Flavio Briaore e Nélson Piquet Jr. (Foto: Divulgação Renault)

Fernando Alonso, Flavio Briaore e Nélson Piquet Jr. (Foto: Divulgação Renault)







Em meio à disputa entre Max Verstappen e Lewis Hamilton pelo título da temporada, a Fórmula 1 retorna às pistas no fim de semana no Circuito das Américas, em Austin, Texas, mas certamente o assunto do fim de semana será um tema alheio ao que os dois protagonistas de 2021 fazem sobre o asfalto. Em vídeo  divulgado em sua página no Instagram , o italiano Flávio Briatore aparece ao lado do executivo-chefe da categoria, Stefano Domenicali, anunciando que “um novo capítulo na F-1 está próximo de começar”. Se este último tem reputação positiva no esporte, o mesmo não se pode dizer do empresário de Fernando Alonso.

“Um capítulo inédito na (história da) Fórmula 1 está perto de começar: nós vamos trazer toda a emoção, entretenimento, diversão e energia que este esporte fantástico merece”. Foi com essas palavras que Briatore gerou sua mais recente mexida para voltar a refletir a luz dos holofotes da categoria. Em 2009 ele foi banido da F-1 por decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA) após ser considerado mentor intelectual do “Singaporegate”. Por ocasião do GP de Cingapura de 2008, ele ordenou a Nélson Piquet Júnior (foto de abertura, com Briatore e Alonso) que batesse propositadamente no muro de proteção na 14ª volta de 61. Isso gerou a entrada do Safety Car na pista e contribuiu para a vitória de Fernando Alonso. A pena foi posteriormente abrandada em um tribunal de instância superior.

Flavio Briatore demitiu Roberto Moreno para contratar Michael Schumacher (Foto:: Benetton-Renault)

A trama só foi tornada pública depois que o brasileiro foi afastado da equipe na temporada seguinte. Piquet Júnior e seu pai processaram a Renault e, posteriormente a FIA abriu um processo contra Briatore e seu chefe de equipe, Pat Symonds. O italiano foi banido do esporte e Symonds recebeu pena semelhante por cinco anos.

O episódio foi o segundo golpe cometido contra pilotos brasileiros. Na temporada de 1991 Briatore não titubeou em contratar Michael Schumacher dias após o alemão estrear na F-1, no GP da Bélgica de 1991. Para tornar isso possível ele demitiu sumariamente Roberto Pupo Moreno, na época o segundo piloto da equipe Benetton onde Nélson Piquet era o líder.

Briatore sempre cultivou a imagem de empresário pop star (Divulgação)

Após um período turbulento na Itália, quando foi condenado duas vezes por envolvimento com jogos de azar e no mercado de seguros, ele comandou a consolidação da marca Benetton no mercado dos EUA. A ascensão de Flavio Briatore na F-1 aconteceu quando a família Benetton adquiriu a equipe Toleman e ele foi convidado para administrar o negócio. Ao abrir espaço para pequenos patrocinadores participarem da categoria, ele aumentou o faturamento e tornou o negócio altamente lucrativo, a ponto de construir uma nova fábrica na Inglaterra, posteriormente adquirida pela Renault Sport.

Personagem que pratica o hábito de criar situações que o mostrassem em destaque, ele foi citado como o sucessor de Bernie Ecclestone, de quem é amigo. Tal troca de comando jamais aconteceu. É o caso de pensar se o marido de Naomi Campbell entre os anos de 2003 e 2008 não estaria novamente buscando o comando da categoria mais importante do automobilismo mundial.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade de seu autor.

Siga-nos no Instagram

 

 

 







Tags: Fernando AlonsoFlávio BriatoreMichael SchumacherNelson Pqieut JúniorStefano Domenicali
Próximo
Fotos: Divulgação Stellantis

JEEP COMPASS COMPLETA CINCO ANOS DE PRODUÇÃO NO BRASIL

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17