Um carro conceitual foi mostrado no Salão de Paris, em outubro de 1996. Ele tinha joysticks, sistemas drive-by-wire, conexão com a internet, bolsas infláveis de janela e faróis com distribuição de luz variável, entre outros avanços.
Era um conceito empolgante e quase inimaginável de futuro para o automóvel. O Mercedes-Benz F 200 Imagination trazia, há 25 anos, muitas das tecnologias que atualmente se tornaram parte dos modelos de produção. Esse carro-conceito original está em exibição na seção “Fascinação da Tecnologia” no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, Alemanha.
“Os computadores controlam os movimentos de um carro”, “os sistemas eletrônicos substituem as ligações mecânicas”, “a segurança de condução ideal em todas as situações”, foram essas e muitas outras declarações usadas para apresentar o F 200 Imagination. Sua característica mais evidente era não ter volante de direção. O motorista o controlava com a ajuda de dois joysticks e podia escolher se usava a mão direita ou esquerda. Um foi montado no painel da porta e o outro no console central. Além disso, o passageiro da frente poderia assumir o controle a qualquer momento, porque um terceiro joystick estava localizado na porta direita.
A pré-condição para tudo isso era o sistema drive-by-wire. Os controles principais, como a direção, não eram operados por conexões mecânicas, mas por meio de atuadores eletrônicos, elétricos e mecânicos. Os comandos do motorista são reconhecidos pela eletrônica e os sistemas então decidem a melhor e mais segura maneira de executar esses comandos. Cada ação depende da situação instantânea, pois o computador usa informações de vários sensores que fornecem detalhes sobre a velocidade do veículo, rotações das rodas e do motor, condições da estrada e movimento da carroceria, entre outras.
O painel do F 200 Imagination antecipou, pela semelhança, o interior dos Mercedes-Benz de hoje, lembrando o MBUX. Monitores coloridos foram montados em toda a largura do habitáculo, exibindo os instrumentos do veículo e todas as notificações, bem como o computador de bordo. Os monitores também mostravam os sinais das câmeras de vídeo que foram instaladas no lugar dos espelhos retrovisores internos. Nos monitores eram apresentados telefone, sistema de navegação, rádio, aparelhos de CD e DVD. O som podia ser transmitido para fones de ouvido sem fio para o passageiro da frente.
Graças à tecnologia drive-by-wire é que sistemas como o Mercedes-Benz Drive Pilot podiam existir. Sob determinadas situações, o condutor podia relaxar e o automóvel continuava a se movimentar de forma altamente automatizada. Nesse sentido, o F 200 Imagination foi pioneiro na direção autônoma, há 25 anos.
O F 200 Imagination ofereceu inúmeras outras inovações que agora estão bem estabelecidas. Por exemplo, o sistema de faróis com distribuição de luz variável, bolsa inflável de janela, suspensão Active Body Control, reconhecimento de voz para telefones celulares, teto panorâmico eletrotransparente e freio de estacionamento acionado eletricamente. Todas as tecnologias mencionadas, mesmo que diferentes, estão disponíveis nos modelos de produção da Mercedes-Benz, algumas delas já há muitos anos, informa a marca.
AB