A Volkswagen apresentou pela primeira vez na América Latina os modelos 100% elétricos da família ID., o ID.3 e o ID.4, que já circulam em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. Ousados, inovadores, funcionais, tecnológicos e cheios de personalidade, assim a Volkswagen classifica seus modelos ID., que trazem uma nova identidade para a marca e chamam a atenção por onde passam.
A estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina começou em 2019, com o lançamento do Golf GTE híbrido plugável no Brasil. O passo seguinte foi agora, em 2021, com a apresentação do e-up! totalmente elétrico no Uruguai, país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. Recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis para mercados emergentes.
Um dos pontos que mais chamam a atenção, seja no ID.3 ou no ID.4, é o visual, com suas proporções dimensionais e linhas limpas e extremamente modernas, como divulga a marca. A Volkswagen não queria que esses modelos se parecessem com seus veículos com motores a combustão.
Montados sobre a plataforma MEB, desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen, todos os modelos da família ID. têm as baterias posicionadas no assoalho, permitindo um melhor aproveitamento do habitáculo. O ID.3 tem dimensões externas equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar a modelos da categoria do Passat (segmento B), pelas informações da Volkswagen.
O desempenho e o alcance são suficientes para o cotidiano nos grandes centros ou para viagens de final de semana com a família, segundo a marca, que informa que, dependendo da configuração, um modelo ID pode ter potências entre 145 cv e 299 cv e alcances que variam entre 330 km a 550 km. O sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% da carga da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW).
E a família de veículos 100% elétricos da Volkswagen já tem desdobramentos para outros tipos de carrocerias, de portes menores e maiores do que os ID.3 e ID.4, em configurações de sedãs, suves e vans. É questão de tempo para chegarem também ao mercado brasileiro.
AB