A amiga Heide-Marie Von der Au (18/03/1967–30/10/2021) nos deixou muito jovem, aos 54 anos de idade, causando uma grande comoção no meio de automóveis antigos, em especial dos Volkswagens clássicos da África do Sul, seu país. A notícia só nos chegou no início de novembro. Ela faleceu em consequência da Covid-19.
Na foto de abertura Heide-Marie está em um de seus Fuscas segurando uma miniatura amarela do modelo e ao lado coloquei dois logos, o da despedida do motor VW Boxer arrefecido a ar e o do Dia Mundial do Fusca, renovado. Falarei disto mais adiante.
Desde cedo ela revelou um grande pendor artístico, tanto para as artes gráficas quanto para a música. Ela se formou em Artes Plásticas, deu aula e desenvolveu trabalhos em vários ramos das artes gráficas. Ela era também uma excelente fotógrafa. Na música ele tocava vários instrumentos e chegou a participar de conjuntos musicais tocando teclado; mas ela era muito eclética, pois tocava inclusive violino.
Ela organizava eventos de automóveis antigos e era convidada em muitos outros, nos quais montava a barraquinha de sua empresa, a Motorheads.
Mas uma atividade que a destacou mesmo no meio dos automóveis antigos da África do Sul foi a edição da agenda anual Motorheads, para a qual ela dedicava seus esforços em boa parte do ano. Esta agenda, além de ser uma agenda diária em si, trazia a previsão dos eventos de automóveis antigos e uma grande quantidade de informações. Tinha espaço inclusive para contribuições de terceiros, eu mesmo tenho material eternizado em algumas edições da Motorheads.
Em 2004, no contexto da campanha de despedida do motor boxer, eu resolvi elaborar um logotipo para marcar o momento. Estabeleci o conceito do logotipo — contando com a ajuda de Fernando Pisano, de Buenos Aires, Argentina, e Marcus Valério Lins Barroso, de Jundiaí, SP — definindo o que deveria ser reverenciado e contei com a ajuda da Heide-Marie, que assumiu a execução da parte gráfica resultando num design muito interessante. O contato com a Heide-Marie foi feito através de um amigo da África do Sul, John Lemon — com quem eu também havia discutido a questão da despedida do motor boxer. Quando falei da ideia de fazer um logotipo de despedida ele lembrou da Heide-Marie e nos apresentou.
Este logo apresenta à esquerda uma silhueta da fábrica Volkswagen de Wolfsburg onde o motor VW boxer foi inicialmente fabricado. No centro está o motor em sua versão inicial ainda com saída de escapamento única, modelo que equipou os Fuscas até 1953, primeira série. Na direita está a foto de Ferdinand Porsche, o mentor do desenvolvimento do projeto do Fusca que incluiu o fantástico motor VW boxer arrefecido a ar. Na bandeirola inferior está a era deste motor desde o seu desenvolvimento até a sua despedida das linhas de produção no Brasil, nada menos que 70 anos.
Em 2015 eu estava preparando a comemoração dos 20 anos do lançamento do Dia Mundial do Fusca e veio a ideia de fazer um logo para esta oportunidade. O que eu consegui fazer por meus próprios meios não foi lá muito profissional, usei o Fusca Sorridente desenhado por Lengard Müller Assis em 1988, naquele tempo ele trabalhava na Volkswagen do Brasil:
Aí eu decidi pedir ajuda à Heide-Marie que decidiu reformular o Fusca do logotipo por um mais adulto e com um design mais moderno, e o resultado agora sim era profissional:
O novo Fusca Amarelinho bem mais maduro do que o anterior — com linhas mais retas, com um sorriso mais “maroto” que passou para o para-choque. Seu capô dianteiro tem a forma de um coração e seu “olhar” é mais esperto. Para reforçar o aspecto mundial da data comemorativa, Heide-Marie desenhou os meridianos e paralelos, fazendo do círculo que envolve o Fusca um globo terrestre. A sua logomarca “MOTORHEADS” está sutilmente indicada em azul ao lado do “Y” de “Years”. Comparando com a minha versão caseira este logotipo está bem melhor, trazendo muito mais simbologia. Neste caso foi feito o devido registro à cidade de Bad Camberg onde eu lancei o Dia Mundial do Fusca.
No ano seguinte eu pedi à Heide-Marie que fizesse um logo “permanente” para comemorar os demais Dias Mundiais do Fusca, e este irá perpetuar a participação da Heide-Marie em meu trabalho nas comemorações dos Dias Mundiais do Fusca vindouros.
Tenho em memória as vezes que falei com a Heide-Marie, e a impressão que levo comigo é de uma pessoa gentil, sensível e educada que tinha grande satisfação em ajudar as pessoas.
No sábado dia 13 de novembro de 2021, foi realizada uma celebração fúnebre pela alma da Heide-Marie, na Igreja Cristã Shalom, em Centurion, próximo a Pretória; e disto foi feito um vídeo que apresento abaixo. O pastor era amigo da Heide-Marie e manteve contato com ela até seu último dia.
A celebração foi peculiar pois foram feitas referências às atividades da Heide-Marie com automóveis antigos fazendo uma ligação com passagens da Bíblia, algo que deve ter levado muito tempo para ser preparado, e o resultado foi lindo.
Abaixo o vídeo (01:10:34) da Celebração Fúnebre da Heide-Marie
Terminada a excelente fala do pastor foi apresentado um vídeo com um memorial fotográfico da vida da Heide-Marie. Depois várias pessoas fizeram uso da palavra tendo se destacado a sua prima Teresa Nelson Welthagen que conduziu um emocionante necrológio da Heide-Marie.
Na conclusão da celebração foi apresentado o vídeo que a Volkswagen emitiu para marcar o fim do uso do nome Fusca — a despedida mostrada neste vídeo calhou com o sentido daquela cerimônia. Devido ao Covid a participação na celebração se limitou a poucos convidados.
No domingo seguinte, dia 14, amigos da Heide-Marie fizeram um comboio de carros antigos até o “Piston Ring”, com sede em Modderfontein em Gauteng. Este é o maior clube de automóveis de seu tipo na África do Sul, com mais de 850 membros, e que é afiliado à South African Vintage and Veteran Association. Lá foi feita outra homenagem póstuma para a Heide-Marie.
Exemplos de trabalhos da Heide-Marie em decoração de veículos
Pierre Eksteen era um grande amigo da Heide-Marie e era também seu cliente, já que ela tinha preparado alguns estudos para a decoração de sua Kombi Corujinha picape. Ocorre, porém, que não deu tempo para fazer a decoração, pois a Kombi ainda está na funilaria. Ela preparou várias sugestões, abaixo segue uma delas:
Ela também fazia a decoração de Fusca, como pode ser visto na foto abaixo:
Fica aqui de um lado a saudade, de outro o agradecimento a tudo que ela fez colaborando com as minhas atividades e, finalmente, os votos de que ela descanse em PAZ.
AG
As fotos desta matéria vieram, no caso das fotos ligadas à Heide-Marie do Facebook dela que ainda está ativo. As fotos dos logotipos são de meu acervo. As fotos da celebração fúnebre são fotogramas do vídeo.
As fotos da decoração de carros foram enviadas pelo amigo Pierre Eksteen.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.