Até onde sei, pesquisas de opinião seguem metodologias confiáveis e em regra têm bom grau de acerto. A ponto, por exemplo, de indicar as preferências dos eleitores nas eleições. Por outro lado, é surpreendente o universo de pessoas pesquisadas, costumo ouvir falar de algo em torno de duas mil.
Convenhamos que 0,00000952% da população brasileira adivinhar quem será eleito presidente soa estranho, mas tais pesquisas têm método, não são feitas de orelhada.
Embora pareça estranho este assunto num site como o AE, o fato é que não é, pois a “pesquisa” em foco é a que diz que o brasileiro não quer mais saber de câmbio manual. Pelo menos é o que dizem as fabricantes quando indagadas por que o câmbio manual está em extinção no Brasil.
Temos uma pesquisa no AE — informal e sobre qualquer assunto — sob a forma de comentários dos leitores e uma delas é justamente sobre câmbio manual. No nosso universo de leitores as opiniões sobre a redução cada vez maior de câmbios manuais indicam cristalinamente que estes não são tão rechaçados como as fabricantes querem fazer crer que sejam.
Portanto, há descompasso entre o que o mercado acha a respeito de câmbio manual e as fabricantes dizem. Há algo falho nessa pesquisa,
Vou até além: é como se houvesse um complô contra o câmbio manual, por mais absurdo que isso possa ou pareça ser. Os novos Honda City hatchback e sedã são dotados exclusivamente de câmbio automático CVT, quando um dos melhores câmbios manuais hoje são da Honda e as cargas dos pedais de embreagem nunca foram tão baixas como atualmente. Incômodo para dirigir carro de câmbio manual pertence ao passado. Inexiste motivo para bani-lo.
A Toyota lançou o Yaris em junho de 2018 e a linha incluía versões XL 1,3 e 1,5 com câmbio manual. Vi agora no site da fabricante que não há mais Yaris de câmbio manual. Nesses pouco mais de três anos pedimos um manual para teste e a Toyota nunca nos atendeu. Dá impressão de terem vergonha de fabricar um modelo de câmbio manual ou de haver um na frota de imprensa.
A Hyundai lançou recentemente o HB20 TGDI (turbo, injeção direta) manual, pedimos um, mas informaram não haver disponibilidade na frota de imprensa. Disserem que vão pedir, mas não vi firmeza em quererem tomar essa providência. Espero estar enganado.
Há poucos dias eu soube que a derrocada inexorável do câmbio manual no mundo (?) ganhou outro motivo: com a popularização da frenagem autônoma de emergência não há mais lugar para o câmbio manual, pois o motor morre quando o carro para. Leu bem, leitor ou leitora? Isso dizer então que se o carro não tiver a funcionalidade da frenagem autônoma de emergência, e sendo o câmbio manual, o carro nunca poderá ser freado com tudo se necessário…
Já disse é repito. Nos anos 1970/80 câmbio automático era nicho, poucos queriam mas tinha. Hoje o manual é que é nicho, muitos querem mas não tem. Há qualquer coisa errada na indústria automobilística brasileira.
É desnecessário nesse contexto falar em vantagens x desvantagens dos dois tipos de câmbio em pauta. Cada um sabe de si, Uma coisa, porém, é líquida e certa: quem na pátria amada prefere câmbio manual — um direito. afinal — está sendo flagrantemente desrespeitado.
Parte do cardume não está gostando nada da isca.
BS