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Home AB

PORSCHE 356 PRONTO PARA ENFRENTAR A ANTÁRTIDA

PATINS E LAGARTAS NO LUGAR DAS RODAS E COM MOTOR DO 911

identicon por Augusto Botelho
01/11/2021
em AB, Notícias
Fotos: Porsche AG salvo quando indicado

Fotos: Porsche AG salvo quando indicado





Criado para dar publicidade a uma causa humanitária, este Porsche 356 A de 1956 foi radicalmente transformado para o desafio de atravessar 356 milhas (573 quilômetros) de gelo na Antártida. Na foto de abertura, Renée Brinkerhoff e o Porsche 356 prontos para a aventura.

O Porsche 356 pronto para cruzar 356 milhas com seu inusitado sistema de tração e direção

Nascida em Denver, Colorado, EUA, Renée Brinkerhoff participa de ralis com um Porsche 356A 1956, mesmo ano de seu nascimento. O objetivo dessa expedição para a Antártida é levantar fundos para combater o tráfico de crianças.

No capô dianteiro as indicações das seis corridas do projeto filantrópico

Fruto do trabalho exaustivo da Valkyrie Racing, do Reino Unido, que consumiu mais de 18 meses de serviço, o 356 agora está pronto e testado para o Project 356 World Rally. Como os dias na Antártida terão 24 horas de luz solar durante o verão, não há necessidade de iluminação adicional no 356, ficaram apenas os faróis originais.

Antes da La Carrera Panamericana de 2014 Renée posa ao lado do seu Porsche 356 (Fox News)

“Os esquis que criamos devem fazer de 40% a 50% do trabalho, compactando e preparando a neve para a unidade de lagartas que propulsionam o veículo. A lâmina inferior dos esquis dará a direção, garantindo que as lagartas não se afundarão em condições de neve macia”, afirma Kieron Bradley, engenheiro de chassi responsável pelas alterações. Segundo ele, esta original configuração aumenta a flutuação do carro em 300% comparativamente aos 4×4 equipados com pneus de 42 polegadas que fazem incursões na região.

Esquis dianteiros presos à suspensão, no lugar das rodas

A opção de Renée pelo seu fiel e indestrutível 356 foi fator importante neste projeto de correr na neve. A grande amplitude térmica de utilização dos motores Porsche arrefecidos a ar, entre os 50 ºC negativos e 55 ºC positivos, caiu como uma luva.

O motor boxer de seis cilindros do 911 irá impulsionar o 356 na neve

O painel solar montado na dianteira, na estrutura tubular (crevasse bar), pode gerar 150 kW no pico de exposição ao sol. O vidro traseiro foi adaptado para permitir a saída na eventualidade de quebra do gelo e afundamento do veículo pela dianteira.

O sistema de tração traseira para neve com lagartas

As suspensões são originais, já preparadas para os ralis. Apenas as rodas foram substituídas pelos esquis e lagartas, ambos com seus sistemas de amortecimento próprios. A velocidade máxima recomendada para manter a durabilidade dos componentes é de 40 km/h, embora o 356 possa chegar até 65 km/h nessas condições.

Enfrentando os primeiros testes na neve (NewAtlas)

Quanto a Renée Brinkerhoff, ela é mãe de quatro filhos e, como já citado, tem a mesma idade que seu carro favorito, quase 66 anos. Quando, aos 56 anos, viu o último de quatro filhos ter sua própria vida, o tempo começou a sobrar para os seus afazeres. Na juventude ela tinha um Volkswagen Beetle preparado, e gostava de correr com ele. Juntando tudo, resolveu pilotar um carro de competição.

No East African Safari Classic Rally 2019, o 356 enfrentando a lama. Ao fundo um Land Rover Defender pronto para desatolar quem precisasse (www.porschesport.com)

Em 2011, comprou o Porsche 356 A de 1956 de um membro da família e começou sua nova empreitada. O carro já competiu em ralis para veículos clássicos em todos os continentes. Durante a Carrera Panamericana de 2015 Renée Brinkerhoff destruiu a frente do seu Porsche 356 para não atropelar um grupo de espectadores, sendo este o único acidente que seu carro sofreu.

Aqui o momento exato do choque durante a La Carrera Panamericana de 2015, com cacos de vidro e peças espalhando-se pelo ar (Classic Motorsports)

Empenhada em tornar a sua vida mais emocionante e movida pelos seus impulsos filantrópico, fundou a ONG Valkyrie Gives, de apoio a crianças vítimas de abusos e maus tratos, atividade que podia conciliar com a sua nova paixão pelos motores.

A Valkyrie Gives criou uma plataforma para receber doações, em www.valkyrieracing.com/donate356, sendo que cada pessoa que contribuir terá o seu nome inscrito no interior do capô do carro e receberá uma fotografia e um chapéu da operação “Antarctica Ice 356”.

AB

(Editado por AB em 02/11/2021, às 08:08 hs, acrescentados os créditos das imagens)







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Foto: Heinz Hoffmeister

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