A Porsche antecipou as novidades que mostrará no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos., que abre amanhã (19) e vai até 28/11. Começando pela linha Taycan, o GTS vai se posicionar acima do Taycan 4S e abaixo do Taycan Turbo. O novo Porsche Taycan GTS é também o primeiro Taycan a ultrapassar a marca dos 500 km de alcance (ciclo WLTP), com 504 km exatos. O Taycan GTS Sport Turismo fica um pouco abaixo, com 491 km de alcance.
Esse último é a grande novidade. A sigla GTS agora passa a estar disponível em todos os modelos da marca de Stuttgart, surgindo no elétrico Taycan. Com potência de 598 cv e com o controle de largada acionado, os dois motores elétricos, um por eixo, levam o Taycan GTS da imobilidade a 100 km/h em 3,7 s e à velocidade máxima de 250 km/h, números para ambas as carrocerias.
O GTS Sport Turismo tem perfil idêntico ao do Cross Turismo, mas livrou-se de todos os atributos mais aventureiros, aproximando-se do Taycan sedã, inclusive com a altura do solo reduzida, sendo a mesma do Taycan de quatro portas.
Tal como sempre acontece nas versões GTS da Porsche, também o Taycan GTS e o Taycan GTS Sport Turismo vêm acompanhados de vários detalhes escurecidos no para-choque dianteiro, nos retrovisores externos e nos frisos das janelas laterais, como manda a tradição. As rodas também têm acabamento em preto.
Já no interior destacam-se os acabamentos em Race-Tex, um material semelhante à Alcantara, em preto. Mas a grande novidade é mesmo o novo teto panorâmico opcional, que oferece controle de luminosidade. Uma película elétrica de cristal líquido pode alternar o teto de transparente a translúcido. De acordo com a Porsche, esta solução permite proteger os ocupantes do brilho sem escurecer o interior.
As outras novidades são os 718 Cayman GT4 RS e GT4 RS Clubsport e o Panamera da série especial, mais luxuosa, chamada de Platinum Edition, fechando as cinco estreias veiculadas pela marca.
Ambos os 718 Cayman GT4 RS e GT4 RS Clubsport têm o mesmo motor de seis cilindros e 4 litros do 911 GT3 Cup, que desenvolve 500 cv. Dentro da mesma filosofia dos 911 GT3 RS, a aerodinâmica foi revista, novas suspensões, freios e rodas especiais são de série. Opcionalmente o Pacote Weissach traz ainda mais esportividade e desempenho aos 718 Cayman GT4 RS e GT4 RS Clubsport.
AB