O Porsche Taycan 4 Cross Turismo foi apresentado ao mercado brasileiro no início de outubro e foi submetido a uma longa viagem. O BEV saiu no dia 5 de outubro, de Foz do Iguaçu, PR, rumo a Jericoacoara, no Ceará.
A viagem seguiu para o Nordeste passando pela Serra do Rio do Rastro, uma das serras mais conhecidas de Santa Catarina. O percurso é caracterizado por subidas íngremes e curvas de grampo, em meio à Mata Atlântica.
O Parque Nacional da Serra da Canastra, MG, também recebeu a visita do Taycan 4 Cross Turismo. A próxima etapa foi a Chapada Diamantina, BA, uma região de serras. Finalmente, no dia 29 de outubro, o Porsche chegou a Jericoacoara.
É possível chegar a destinos mais inóspitos dentro de um Porsche elétrico a bateriaA rede de concessionárias Porsche também teve participação ativa, organizando um total de 10 eventos regionais de apresentação do Taycan 4 Cross Turismo. Em 30 de outubro, uma celebração envolvendo convidados especiais marcou o fim da jornada.
Foram utilizados mais de 30 pontos de carregamento em diferentes contextos, de estações rápidas de carregamento em rodovias, estações disponíveis em concessionárias Porsche e carregadores encontrados em diversos pontos de interesse, como hotéis e estabelecimentos comerciais. Desta maneira, a viagem atingiu o seu objetivo, demonstrando já ser possível se deslocar pelas estradas brasileiras a bordo de um veículo totalmente elétrico, embora sabidamente isso requeira planejamento cuidadoso e previsão do tempo parado para recarga da bateria.
Para o diretor de marketing da Porsche Brasil, Dr. Thomas Klein Reesink, “a viagem foi uma prova incontestável do quanto a Porsche acredita na eletrificação automobilística. As opções de abastecimento do modelo em diferentes cenários de utilização mostraram quão prático e conveniente é sua utilização. O Taycan 4 Cross Turismo é um Porsche perfeito para o Brasil. Um carro versátil para pessoas com estilo de vida ativo”, destacou.
Mas não foram divulgadas informações do tempo parado para recarregar a bateria e nem como isso tem relação com estilo de vida “ativo”…
O carro utilizado foi o Taycan 4 Cross Turismo, que tem uma propulsão totalmente elétrica inovadora, com bateria de 800 volts e capacidade total de 93,4 kW·h. No Brasil, o modelo pode ser comprado na versão Taycan 4 Cross Turismo, com potência de 380 cv, e que com a utilização dos recursos de overboost e controle de largada, chega aa 476 cv.
Com quatro rodas motrizes, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 5,1 segundos, tem velocidade máxima de 220 km/h e alcance de 389 km a 456 km (WLTP). O Taycan 4 Cross Turismo tem um estilo único, exclusivo. Sua silhueta é definida pela linha do teto se inclinando em direção à traseira, conhecida como flyline, ou o já conhecido “acupezado”. Os elementos do equipamento fora de estrada incluem revestimento do arco das rodas, proteções inferiores dianteira e traseira e soleiras laterais.
Adicionalmente, o pacote opcional para fora de estrada inclui elementos de proteção nas extremidades dos dois para-choques e das soleiras. Isso torna o exterior marcante, assim como protege contra impactos de pedras.
O Taycan 4 Cross Turismo tem a altura livre do solo 20 mm mais elevada em relação ao modelo sedã correspondente ou 30 mm quando equipado com o pacote opcional para fora de estrada. Isso significa que ele também pode ser dirigido em terrenos mais difíceis. O modo de condução Gravel Mode é indicado para terrenos com baixa aderência.
O Taycan 4 Cross Turismo tem preço público sugerido a partir de R$ 685.000,00, já incluso o serviço de instalação do carregador doméstico, em que a marca executa um projeto específico de acordo com as condições da residência do cliente. O modelo já pode ser encomendado em todos as concessionárias Porsche.
AB